A Mulher do Fluxo de Sangue

Sua história é narrada por três dos quatro Evangelistas: Mateus 9:20-22; Marcos 5:25-34 e Lucas 8:43-48.

De acordo com as Escrituras, Jesus desembarcou em Cafarnaum, onde uma multidão lhe esperava, após Ele ter libertado um homem endemoniado por uma legião de demônios em gadara.

Certamente, àquela altura, o Filho de Deus já estava famoso por seus milagres e grandes feitos.

Tão logo Ele desceu do barco, Jairo, chefe da sinagoga, O abordou, intercedendo por sua filha que estava à beira da morte.

Compadecido daquele pai desesperado, Jesus se dirigia à casa de Jairo, a fim de orar pela menina, quando sentiu sair virtude (poder) do seu corpo (Lucas 8:46); então parou e questionou à multidão quem O havia tocado.

A resposta de Pedro, discípulo de Jesus, foi rápida e lógica, como de quem diz, Mestre, há uma multidão aqui e perguntas quem o tocou? Para ele, era óbvio que todos se apertavam com a finalidade de se aproximarem de Jesus.

Entretanto, o Filho de Deus afirma que alguém O havia tocado de maneira diferente, fazendo com que seu corpo se compadecesse e poder fosse liberado.

É nesse contexto que conhecemos a mulher do fluxo de sangue.

A Bíblia não nos dá muitas informações dessa mulher; a não ser a que há 12 anos ininterruptos ela sofria de uma hemorragia, porém, pelo contexto da época, podemos presumir algumas verdades acerca dela.

Com certeza, além da enfermidade física, aquela mulher estava profundamente ferida em suas emoções.

Temos certeza disso porque, naquela época, as mulheres, quando estavam menstruadas, eram consideradas impuras, segundo a lei mosaica, assim como tudo que elas tocassem, por isso viviam “à margem da sociedade”, por aquele período.

Essa mulher, no entanto, há 12 anos era considerada por todos, inclusive por seus familiares, imunda. Ninguém lhe podia acariciar e nem mesmo cuidar das fraquezas que, muito provavelmente a hemorragia lhe causava, “sem se sujar”.

Podemos até mesmo imaginar que seu marido havia se casado novamente, a fim de suprir suas necessidades sexuais, bem como que ela havia perdido eventos importantes na vida de seus familiares. Tudo isso porque ela não podia se misturar na sociedade.

Uma característica que NÃO podemos atribuir à mulher do fluxo sanguíneo é o desânimo. Muito pelo contrário, verificamos que, apesar das circunstâncias, ela não havia perdido sua fé.

Por anos, aquela mulher havia buscado sua cura na melhor medicina disponível na época, pois a Bíblia afirma que ela já havia gastado todo dinheiro que possuía tentando melhor, mas sua piora era constatada dia após dia.

Mesmo com o diagnóstico desfavorável, ela não perdeu suas esperanças. Ao ouvir falar de Jesus e de todos os milagres e maravilhas que Ele vinha fazendo, ela não teve dúvidas, Ele podia lhe curar.

Firme em sua , aquela mulher reuniu (talvez) suas últimas forças, transgrediu as leis da época para se ENCONTRAR COM JESUS. Ela havia proposto em seu coração que se tão-somente tocasse no manto de Cristo, seria curada.

A mulher do fluxo de sangue não se prostrou às circunstâncias, às leis e nem mesmo às pessoas que lhes eram contrárias; ela lutou contra todas as adversidades para tocar no Filho de Deus. Assim que ela o fez, imediatamente sua hemorragia cessou e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento.

Assim como aquela mulher, todos nós precisamos de curas e libertações nas nossas vidas, sejam elas físicas e/ou emocionais.

Eu tenho certeza que diante da notícia de que Jesus está hoje na cidade X curando os enfermos, livrando os cativos, operando milagres e maravilhas, nós deixaríamos tudo a fim de encontrá-Lo. Então, porque não estamos fazendo isso se Ele vive em nós?

Antes, o Filho de Deus, como homem, era limitado a um corpo e a um lugar. Hoje, Ele é onipresente, ou seja, tem o poder de estar simultaneamente em todos os lugares.

Ao morrer na Cruz, Jesus não nos abandonou, pelo contrário, Ele passou a habitar em nós, através do seu Espírito Santo. Então, porque não estamos sendo sarados??

Ele não mudou. Ele continua sendo o mesmo.

Aquele que curou a mulher do fluxo de sangue; que, na sequência, ressuscitou a filha de Jairo; que ressuscitou Lázaro; que fez cegos enxergarem; surdos ouvirem; mudos falarem e coxos andarem continua em nosso meio com o coração compadecido em nosso favor.

Nós precisamos, assim como aquela mulher, reunir as nossas últimas forças, enfrentar as multidões, lutar contra as adversidades e irmos ao encontro com o nosso Senhor, porque onde Ele é invocado, ali Ele se faz presente.

Nós precisamos parar de apenas olhar para os milagres da Bíblia, para os testemunhos dos nossos irmãos para experimentarmos tão grande poder nas nossas vidas.

Deus precisa parar de ser o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó e ser o nosso Deus. Assim, desfrutaremos das suas bençãos sobre as nossas vidas também.

Ao contrário do que muitos pensam, Deus não age em resposta às nossas necessidades, mas em resposta a nossa . Basta olharmos a resposta de Jesus para a mulher de fluxo de sangue: “Filha, sua fé te curou. Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”.

Basta notarmos para a verdade de que todos necessitam de salvação, todavia só são salvos os que creem, os que manifestam sua fé no Filho de Deus!

Não desperdicemos mais o nosso tempo. Jesus quer nos curar e nos livrar dos nossos sofrimentos.

Portanto, reunamos o que sobrou das nossas forças e vamos ao nosso lugar secreto encontrar com Jesus!!

Compartilhe:

3 comentários sobre “A Mulher do Fluxo de Sangue

  1. Muito lindo essa passagem da Mulher do fluxo de sangue …se eu somente tocar nas vestes de Jesus serei curada …tinha gastado tô seu dinheiro com os médicos não foi curada …os médicos foi deixado por Deus mais eles através da medicina tem um.limete quando acaba o limite da medicina …Ai entra o médico dos Médicos Jesus Cristo….ele cura ,liberta ,Ressusita faz grande Milagres …Ele uma pessoa ele está vivo a direita Deus …ele faz Milagres ainda…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo