Tempo de Qualidade

Posso te assegurar que estar próximos, estar juntos, não significa, necessariamente, estar presente!!

Estar presente vai muito além da mera proximidade física.

Está relacionado ao tempo de qualidade que você dedica ao seu cônjuge/filho.

Quem entende essa linguagem do amor quer tempo com o parceiro, quer a sua atenção, quer que atividades sejam realizadas juntas…

Tempo de qualidade não significa sentar no sofá ao lado do seu esposo e ficar com o celular, ou de olho na televisão.

Quando o tempo é gasto dessa forma, sua atenção esta dividia. Ela não é inteiramente de seu companheiro, e o seu tanque do amor, não é abastecido.

Investir tempo de qualidade significa separar momentos para que o casal tenha conversas de qualidade, olhando-se nos olhos; é separar momentos passeios e/ou jantares a dois.

O estar juntos tem a ver com focalizar a atenção.

Quando um pai está sentado no chão e brinca de bola com seu filho de 2 anos, sua atenção está focalizada na criança e não na bola. Naquele momento, por mais breve que seja, enquanto durar, eles estão juntos. Se, no entanto, o pai fala ao telefone, enquanto chuta a bola para o filho, sua atenção está dividida.

Quando realmente investimos tempo de qualidade nos nossos relacionamentos, a atividade com a qual nos envolvemos é secundária. A importância é emocional e refere-se à atenção total que concedemos e recebemos.

Assim como na linguagem palavras de afirmação, a Qualidade de Tempo também envolve uma conversa de qualidade, em que o casal compartilha suas experiências, pensamentos, emoções e desejos, de forma amigável e sem interrupções.

Essa conversa, todavia, está mais relacionada no ouvir, do que no falar e/ou apresentar uma solução aos problemas apresentados por seu companheiro…

A esposa de Patrick esperava que ele lhe desse ouvidos ao ouvir sua dor e frustração. Ele, porém, escutava o suficiente para perceber o problema e formular uma saída. Ele não ouvia o tempo necessário para compreender a súplica dela por apoio e compreensão.

Além de uma boa conversa, a linguagem de amor Tempo de Qualidade espera atividades de qualidade entre o casal. Pode ser qualquer coisa de interesse comum, isso porque, a ênfase não está no que se faz, mas nos motivos pelos quais se faz.

Um dos pontos positivos das atividades de qualidade é que elas possibilitam o armazenamento de um bando de memórias ao qual podemos nos reportar pelos anos futuros.

É, na minha opinião, a linguagem mais “custosa”, porque demanda tempo… e, como o próprio nome diz, tempo de qualidade, no qual você deve dedicar sua atenção, com exclusividade, a seu cônjuge/filho.

Só há uma solução para isso Bill, e o preço é alto. Você terá que arrumar um tempo para gastar com Betty Jo. Você precisa amá-la na linguagem dela (…) tal projeto, Bill, não significa na diminuição de seus alvos. Significa que, quando você chegar ao topo, Betty Jo e seus filhos estarão lá com você.

O aspecto central da “Qualidade de Tempo” é estar próximo. Não quero dizer simples proximidade. O estar junto tem a ver com o focalizar a atenção.

E você, sabe qual a sua principal linguagem do amor???

Amanhã postarei a próxima linguagem, não perde, compartilhe com seus amigos. Aprender a linguagem do amor do seu marido/ mulher/ filho é uma manifestação de amor!!!

Fonte: As Cinco Linguagens do Amor, Gary Champman.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo