Toque Físico
A última linguagem, o toque físico…

Inúmeras pesquisas na área do desenvolvimento infantil concluíram que os bebês que são tomados nos braços, beijados e abraçados desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que os que são deixados durante um longo período de tempo sem contato físico.

O toque físico é também um poderoso veículo para transmitir o amor conjugal.

Andar de mãos dadas, abraçar, beijar e manter relações sexuais são formas de se comunicar o amor emocional para o cônjuge.

O toque físico pode iniciar ou terminar um relacionamento. Pode comunicar amor ou ódio.

Aqueles que entendem o amor por meio dessa linguagem receberá o toque como uma mensagem de: “eu amo você” ou “eu odeio você”.

Isto é, um tapa é algo muito difícil para qualquer pessoa enfrentar, mas para os que possuem o toque físico como a primeira linguagem de amor, ele será ainda mais devastador.

Já um abraço carinhoso comunica amor para qualquer pessoa, entretanto, para os que entendem o amor através dessa linguagem, significará muito além do que um simples abraço, ela se sentirá amada e protegida.

Nem todos os toques são iguais.

Seu companheiro apreciará alguns mais do que a outros. Ele mesmo será seu melhor professor, te conduzindo aos toques que mais lhe agrada e aos que nem tanto.

Lembre-se de que alguns toques podem ser considerados desconfortáveis e/ou irritantes. A insistência em praticá-los pode comunicar o oposto ao amor.

Toques amorosos podem ser explícitos, como afago nas costas e jogos sexuais que terminam em uma relação de amor. Mas também podem ser implícitos e breves, como um toque nos ombros ao encher uma xícara de café.

Pequenos toques ao passar por seu cônjuge, abraços e beijos ligeiros ao sair ou ao chegar em casa levam frações de segundos, todavia falarão muito ao seu companheiro, se essa for sua principal linguagem do amor.

 A falta do toque físico para quem comunica amor dessa forma gera insegurança, baixa autoestima, afastamento e esfriamento do relacionamento.

Senti-me como se ela não me achasse mais atraente. Então, decidi que não tomaria mais a iniciativa para não me sentir mais rejeitado…”

Uma vez que você descubra que o toque físico é a primeira linguagem do amor de seu cônjuge, sua única limitação é a sua própria imaginação, quanto as formas de expressar seu amor por ele, enchendo assim o tanque de amor dele.

Se desejamos desenvolver um relacionamento saudável precisamos saber qual a principal linguagem de amor do nosso cônjuge e nos expressar por meio dele, só assim haverá efetividade nas nossas manifestações e ele terá seu tanque abastecido!

Se queremos amar o outro, precisamos saber como fazê-lo.
Você, sabe qual a sua principal linguagem do amor???

Se você ainda não leu, leia os posts anteriores e descubra.

São dicas fundamentais que, se colocadas em práticas, mudará seu casamento!!

Se você aprendeu, compartilhe e abençoe outras pessoas.

Fonte: As Cinco Linguagens do Amor, Gary Chapman

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo