Vasos de Honra e de Desonra

Versículo: “Fui à casa do oleiro e o encontrei trabalhando na roda. Mas, o vaso de barro que ele estava fazendo não saiu como desejava, por isso, ele amassou o barro e começou novamente.”. Jeremias 18:4

Aplicação:  O primeiro passo para se fazer um vaso é escolher o material a ser utilizado. No caso, o oleiro escolheu o barro.

Escolhido o material, ele deve ser bem amassado e depois transformado em uma esfera. Na sequência, a esfera é colocada na roda do oleiro e novamente amassada, para, então, começar ganhar sua forma.

O processo é demorado. O oleiro fica o tempo todo com suas fortes mãos no barro (que se tornará um vaso), para que ele não deforme.

Constantemente, ele molha suas mãos para amolecer o barro e amoldá-lo.

O Senhor é o Oleiro e nós somos o barro nas Suas mãos, a Bíblia diz que fomos criados do pó da terra, para sermos feitos vasos de honra para Deus.

Ocorre que o processo para nos tornarmos vasos de honra é demorado e doloroso.

Somos esmagados pelas dificuldades e atribulações do dia-a-dia. Frequentemente, as coisas não saem como planejamos e somos decepcionados.

Somos quebrados pelas adversidades que nos fazem aceitar as coisas como elas são, que nos ensinam lições e, no final, nos fortalecem.

Somos lançados na roda do Oleiro, que, de novo, nos amassa, para conseguir nos dar a forma que Ele deseja.

Quando o barro é mais amolecido/quebrantado, o processo é mais rápido e menos dolorido.

Porém, se o barro tem dura cerviz, o procedimento é mais trabalhoso e sofrido, porque precisa ser mais molhado e amassado, até ficar pronto para adquirir a forma do vaso desejado pelo Oleiro.

O versículo de hoje nos ensina que o vaso feito por aquele oleiro não ficou como ele queria, então, ele o amassou e começou tudo novamente.

O versículo 5 desse texto nos revela que como o barro está nas mãos do oleiro, nós estamos nas mãos do Senhor, e Ele anseia fazer de nós vasos de honra nas Suas mãos, ainda que, para isso, Ele precise nos amassar e recomeçar todo processo.

Que nós sejamos, nas mãos do Senhor, barro amolecido/quebrantado, prontos para sermos amoldados de acordo com a vontade Dele. Assim, seremos poupados de muitos processos dolorosos de reconstrução.

Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 2 Timóteo 2:20

Qual vaso você quer ser?

Oração: Senhor, queremos ser barro quebrantados e amolecidos nas Tuas mãos, prontos para tomarmos o formato que Tu desejas.

Por isso, essa noite, nos colocamos em Tuas mãos e pedimos para que nos amasse e recomece tudo outra vez, arrancado tudo o que Te entristece e Te afasta de nós, e nos fazendo vasos de honra que glorifique o Teu nome. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Um comentário em “Vasos de Honra e de Desonra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo