Orgulhe-se Somente No Senhor

Versículo: “Quem quiser orgulhar-se, orgulhe-se somente no Senhor.” 1 Coríntios 1:31

Aplicação:  Orgulho é um sentimento de grande satisfação com o próprio valor, admiração excessiva pelo próprio mérito, arrogância, soberba.

É um sentimento que nos faz acreditar que somos melhores do que as outras pessoas e, por essa razão, temos dificuldades de nos submetermos a elas.

Os orgulhosos não se subordinam a ninguém, nem mesmo a Deus, porque creem que seus caminhos, suas escolhas são melhores do que qualquer outra.

A Bíblia está recheada de versículos que condenam esse sentimento humano e trazem severas penalidades aos seus portadores, o que nos faz presumir que Deus não o tolera.

Aliás, o livro de Tiago diz que Ele se opõe aos orgulhosos.

Lúcifer (satanás) era um anjo do Senhor, mas permitiu que o orgulho entrasse em seu coração e quis colocar o seu trono acima do Trono de Deus, então ele, e 1/3 dos anjos do céu que o seguiram, caíram e foram destituídos de seus “cargos”.

O livro de Provérbios nos ensina que o “orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo (elevado) antes da queda”.

Eva e Adão foram a obra prima de Deus, mas deram brecha ao orgulho e ansiando serem iguais a Deus, ignoraram a única regra que tinham e optaram por desobedecer ao Senhor, porque acreditaram que as próprias escolhas eram melhores. Caíram.

Como consequência foram expulsos da presença de Deus, do paraíso e da vida eterna.

Esses são apenas alguns exemplos, mas as Escrituras estão fartas deles para nos deixar claro que Deus não tolera esse sentimento em nós!!!

A verdade é que nós não temos do que nos orgulhar, isso porque todos – do mais rico ao mais pobre; do mais bonito ao mais feio – somos pó e ao pó voltaremos.

Isso porque não temos o controle de absolutamente nada – a pandemia desses tempos nos comprovou isso – e não podemos mudar os decretos de Deus.

Isso porque somente o Senhor é onipotente e pode fazer o que Lhe apraz com um simples sopro e nós não podemos acrescentar um dia sequer nas nossas vidas, e nem prover o próprio ar que respiramos……

COMO NOS ORGULHARMOS???

Dos nossos bens? Dos nossos talentos?? Da nossa posição social???

Nada do que temos, nada do que somos é nosso…

Isto é, se temos bens materiais, eles são de Deus e devemos cuidá-los de uma forma que glorifique o Seu nome, porque da mesma forma que Ele deu, Ele pode tomar, e quem fará algo contra isso??? Basta lembrar do que aconteceu com Jó!!!!

Se temos talentos, eles devem ser utilizados para servir ao Senhor, porque da mesma forma que Ele deu, Ele pode tirá-lo. Basta analisar a vida de Sansão.

Se temos uma boa posição social, também foi Ele quem nos garantiu isso, não para nos orgulharmos, mas para testemunharmos o Seu nome e cumprirmos a Sua vontade.

A Palavra relata que Deus ungiu Saul como o primeiro rei de Israel, mas depois o REJEITOU E LEVANTOU OUTRO REI PARA OCUPAR O SEU LUGAR, porque Saul permitiu que o orgulho tomasse conta do seu coração e passou a desobedecer aos preceitos do Pai.

Não somos nada e não temos nada para nos orgulharmos. Por isso, que o versículo afirma que devemos nos orgulhar em Deus, porque somente Ele é o Criador e o Sustentador de todo universo; somente Ele tem o controle de tudo em suas mãos!!!

“Você (…) constrói sua morada no mais alto dos montes; que diz a você mesmo: “Quem pode me derrubar?” Ainda que você suba tão alto como a águia e faça o seu ninho entre as estrelas, dali eu o derrubarei, declara o Senhor”. Obadias 1:3-4 

Oração: Senhor, sabemos que o Senhor não tolera o orgulho, e que ele é um sentimento que precede a queda, a separação, a apostasia. Por isso, Te pedimos, Tu que sonda os corações, sonda o nosso coração e nos mostra se existe em nós algum orgulho, nós queremos nos arrepender, queremos nos quebrantar e nos humilhar diante da Tua poderosa mãos, porque entendemos que não somos e nem temos nada que não venha de Ti. Porque, entendemos que até para respirarmos, Pai, dependemos do Senhor, por isso, não temos razão para nos orgulharmos de nada, senão do Senhor. Arrependemo-nos desse pecado e Te pedimos: nos de um coração humilde, como o Teu. Oramos e, desde já Te agradecemos, em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo