Ventos Contrários

Estudo 28/2022

Por, Pastor Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 4:35-41
Introdução

O nosso estudo de hoje se refere a um acontecimento que ocorreu no Mar da Galileia.

O Mar da Galileia é um grande lago de água doce, com aproximadamente 13 km de comprimento e 21 km de largura. Sua maior profundidade é de 45 metros. Fica 212 metros abaixo do nível do mar (oceanos) e por essa razão, são comuns as tempestades, as quais se formam repentinamente.

Grande parte do ministério de Jesus e grandes milagres, como a pesca milagrosa, foram realizados às margens do Mar da Galileia. Dessa maneira, esse local tem grande destaque nos evangelhos.

No texto escolhido, há o relato que Jesus estava atravessando o Mar da Galileia, da parte ocidental onde fica a Galileia, para a parte oriental onde ficava Gadara.

Gadara era uma região, onde ficava Gerasa, uma pequena cidade à beira mar. Essa região estava incluída em um território conhecido como Decápolis (dez cidades gentias de costumes gregos).

Jesus muitas vezes atravessou o Mar da Galileia, mas nessa oportunidade ele e seus discípulos enfrentaram uma grande tempestade.

Nosso propósito ao estudar este texto é conhecer como Jesus lidou com a tempestade e extrair algumas lições para as nossas vidas.

O Temporal

Vs. 37 – “Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava se enchendo de água”.

Tendo o dia terminado, Jesus chamou os seus discípulos para passar para a outra margem do Mar. Para isso, entraram em um barco e navegaram durante a noite.

Alguns dos discípulos de Jesus eram pescadores e estavam acostumados com as tempestades no mar, mas o que aconteceu naquela noite foi algo incomum.

A Bíblia relata grandes ondas e vento forte, de maneira que o barco já estava se enchendo de água e consequentemente estava prestes a afundar.

A situação era muito terrível a ponto de os discípulos terem ficado com muito medo.

Enquanto tudo isso acontecia, Jesus dormia profundamente na popa (parte trazeira) do barco, deitado sobre um travesseiro.

O fato de Jesus estar dormindo durante essa grande tempestade, indica que: a) Jesus estava muito cansado, depois de um dia de muitos atendimentos, o que demonstra a sua humanidade; b) Jesus não estava com medo, pois sabia que nada lhes poderia acontecer.

O evangelista Marcos narra que Jesus estava deitado sobre um travesseiro, isso indica um detalhe que somente uma testemunha ocular poderia perceber. O evangelista deve ter ouvido sobre o milagre diretamente do apóstolo Pedro, o qual estava presente dentro do barco.

Jesus foi despertado pelos discípulos que lhe perguntaram se não se importava em que todos perecessem na tempestade.

De um lado, os discípulos estavam desesperados com a tempestade; de outro lado, Jesus dormia. Isso incomodou os discípulos. Eles não entendiam como alguém poderia dormir numa situação como aquela. Você dormiria?

Sabemos que Jesus conhecia até os pensamentos das pessoas, então, será que Ele já sabia que iria acontecer aquela tempestade no mar? O que acha?

Estando Jesus naquele barco, seria possível o barco afundar?

Tendo sido despertado do sono, Jesus repreendeu o vento e ordenou ao mar que ficasse calmo, o que de imediato aconteceu.

Quem És Este?

Vs. 41 – “E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: — Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem”?

Com a realização do milagre, o sentimento de medo que os discípulos sentiram, foi transformado em um sentimento de temor. Então eles diziam uns aos outros: Quem é este?

Os discípulos já tinham visto Jesus realizar muitas curas, libertar muitas pessoas oprimidas e seus ensinos eram maravilhosos. Entretanto, eles não imaginavam que Jesus tivesse poder sobre os elementos da natureza, como o vento e o mar.

Jesus já tinha provado que tinha poder sobre as enfermidades, poder sobre os demônios e agora demonstra o seu poder também sobre a natureza. Tais comprovações vinham deixar bem claro a divindade de Jesus. O temor tomara conta dos discípulos pois, o que acontecera era algo sobrenatural, ou seja, nenhum ser humano poderia realizar.

O que os discípulos não sabiam, era que eles ainda iriam contemplar coisas maiores que Jesus iria realizar. Jesus andaria sobre o mar, mortos ressuscitariam, contemplariam Jesus subir aos céus.

Esse milagre deve ter aumentado muito a confiança dos discípulos em Jesus. Se estavam com o Mestre nada havia a temer. Jesus tinha todo o Poder. Poderia resolver qualquer situação.

Quando atravessassem o Mar da Galileia, eles somente precisavam da companhia de Jesus,

Aprendemos que necessitamos ter Jesus no barco das nossas vidas. Se Jesus está presente, nada haverá a temer.

Por Que Vocês São Tão Medrosos?

Vs. 40 – “Então Jesus lhes perguntou: — Por que vocês são tão medrosos? Como ainda não tem fé?”

Jesus esperava que a reação dos discípulos diante da tempestade fora diferente.

Enquanto Jesus dormia, os discípulos estavam sendo testados em sua fé.

O medo paralisante que sentiram, demostrou a pequenez da fé que possuíam.

Eu fico a pensar como reagiríamos diante de uma situação semelhante. Acredito que quase a totalidade de todos nós teríamos agido da mesma maneira que os discípulos, não é mesmo?

Entretanto, Jesus esperava que os discípulos resolvessem aquela situação com uma atitude de fé, por isso, Ele os repreendeu amorosamente. Eles precisavam pensar sobre como fariam numa próxima ocasião.

Isso nos leva a pensar em como temos enfrentado os ventos contrários que sopram contra as nossas vidas?

Qual tem sido a nossa atitude diante de um problema ou mesmo diante de uma circunstância de risco de vida?

Nossas atitudes tem revelado uma fé viva no Poder de Deus? Temos confiado na provisão do Senhor? Ou, temos apenas nos desesperados diante das circunstâncias?

Ventos Contrários

Vs. 37 – “Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava se enchendo de água”.

Quando os discípulos estavam na margem ocidental do Mar da Galileia, tudo estava calmo. Por isso, entraram no barco com o propósito de atravessá-lo até a outra margem.

Nesse percurso, um grande temporal de vento, repentinamente se formou. Eram ventos contrários que fizeram com que as ondas do mar arremessassem o barco de um lado para outro.

Quantas vezes algo parecido acontece. Tudo parece ir bem e de repente algo inesperado surge e tudo muda. Isso já aconteceu como você? Como você reagiu

Geralmente perguntamos, por que isso aconteceu?

Qual seria a origem desses ventos contrários?

Encontramos na Bíblia, pelo menos três circunstâncias que demonstram a origem de ventos contrários.

  1. Ventos contrários que possuem origem em eventos naturais ou de decisões humanas

No livro de Mateus encontramos o relato de duas tempestades no Mar da Galileia, enquanto os discípulos o atravessavam. A primeira está relatada em Mateus 8.23-27 e é texto paralelo a Marcos 4.35-41 (texto de hoje) e a segunda, está descrita em Mateus 14.22-33.

Logo após Jesus realizar o milagre da multiplicação de pães e peixes, próximo a Betsaida, eles decidiram atravessar o Mar da Galileia de volta para o lado ocidental, uma travessia de aproximadamente 6 a 7 quilômetros, para a região de Genesaré, entre Cafarnaum e Magdala.

Enquanto os discípulos atravessam o lago, Jesus ficou em um monte orando durante a noite.

Nessa travessia, ocorreu uma tempestade no Mar, de maneira que os discípulos lutaram contra os ventos contrários por várias horas.

Essa tempestade era de origem natural, como costumeiramente ocorria no Mar da Galileia, por ser um local que fica muito abaixo do nível do mar.

Muitos dos problemas que enfrentamos possui origem em fatores naturais ou provenientes de decisões humanas, ou seja, está relacionado a eventos comuns do dia a dia, advindos da natureza, ou de alterações na economia do país, de decisões políticas, da falta de segurança, etc. e pode acontecer com qualquer pessoa ou atingir várias pessoas ao mesmo tempo.

Todos estão sujeitos a esses tipos de problemas e sabemos que não são fáceis de serem enfrentados. Entretanto, precisamos saber que não estamos sozinhos nessa luta.

Enquanto os discípulos enfrentavam a tempestade, Jesus orava por eles. Depois, no momento certo, Jesus veio ao encontro dos discípulos andando por sobre as ondas do mar. Quando entrou no barco o mar se acalmou. Jesus não repreendeu a tempestade, não foi preciso.

Aprendemos que quando os ventos contrários, de origem natural, sopram contra as nossas vidas, precisamos clamar para que Jesus venha ao nosso encontro e entre no nosso barco.

Enquanto a tempestade sopra, poderemos fazer como Jesus e Pedro fizeram: andar sobre as ondas.

O que não podemos fazer é tirar os nossos olhos de Jesus e olhar para os ventos, por nesse caso iremos afundar. Nossa confiança deve ser integral em Jesus, nosso Senhor.

  1. Ventos contrários de origem demoníaca

A tempestade relatada no evangelho de Marcos tinha uma origem demoníaca. O texto seguinte mostra que ao chegar ao destino, Jesus iria expulsar uma legião de demônios que estavam na vida de um homem gadareno.

Aqueles ventos foram provocados de forma sobrenatural por uma ação de satanás, com o objetivo de impedir Jesus de chegar a margem oriental do Mar, onde se encontrava o endemoninhado.

Talvez você pergunte: ele pode fazer isso? Sim, ele consegue. Veja o texto: Jó 1.12,16,18,19

Muitos dos problemas que surgem possui origem demoníaca. São provocados por satanás e possuem o objetivo de nos destruir ou nos impedir de realizar os nossos projetos.

Aprendemos com Jesus que devemos agir com fé e repreender esses ventos contrários e eles irão cessar pelo Poder do Nome do Senhor Jesus! Aleluia!

Não adianta ficar remando ou lutando com as nossas forças. Esses ventos contrários são vencidos através da oração, jejum e da autoridade do Nome de Jesus.

  1. Ventos contrários enviados por Deus:

Talvez você fique assustado com essa afirmação. Deus envia ventos contrários?

O profeta Jonas enfrentou uma tempestade no Mar Mediterrâneo e ela teve origem em Deus. Os ventos que sopravam naquele Mar tinham sido enviados por Deus, pois Jonas estava se dirigindo para um destino diferente do que Deus lhe havia proposto.

Jonas estava fora da vontade de Deus e aqueles ventos não tinham o propósito de lhe destruir, mas de trazê-lo de volta ao centro da vontade de Deus.

Muitos dos ventos contrários que sopram contra a nossa vida possuem a origem em Deus e o propósito de nos restaurar, impedindo que sejamos destruídos pelas nossas decisões erradas.

São ventos contrários advindos da misericórdia de Deus em nosso favor.

Quando eles sopram, não adianta lutar contra eles, não devemos resisti-los, pelo contrário, devemos nos render a vontade de Deus, então os ventos irão cessar e seremos abençoados.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. – Como você entende o fato de Jesus chamar a atenção dos discípulos pelo medo e falta de fé, quando enfrentaram a grande tempestade no Mar? Por que Jesus esperava mais deles?
  2. – Quando os discípulos indagavam entre si, quem és este, qual conclusão você entende que eles chegaram?
  3. –  Você já enfrentou ventos contrários? Como foi?
  4. – Do ponto de vista de nosso estudo, qual foi a origem dos ventos contrários que você enfrentou?
  5. – É possível resistir os ventos contrários enviados por Deus? Qual seria a consequência?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo