De Geração a Geração

Versículo: “Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que Ele havia feito em favor de Israel. Então, os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e prestaram culto aos baalins. Abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os havia tirado do Egito, e seguiram e adoraram vários deuses dos povos ao seu redor, provocando a ira do Senhor” Juízes 2:10-12

Aplicação: As Escrituras nos revelam que aquela geração que viveu os milagres do Senhor e entrou na terra prometida, prestou culto ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos líderes que lhe sobrevieram, visto que tinham visto todos os grandes feitos de Deus em favor de Israel.

Por muitos anos, eles viveram em paz e tiveram descanso dos seus inimigos.

Apesar disso, não transmitiram a seus filhos a sua fé, nem lhes contaram os milagres e maravilhas que viveram por causa do Senhor e, resultado disso foi uma nova geração que não conhecia a Deus e nem o seu poder.

O desconhecimento do Todo Poderoso fez com que essa geração O abandonasse e seguisse outros deuses atraindo, com isso, Sua ira.

Por essa razão, notamos não apenas no livro de Juízes, mas ao longo de todo Antigo Testamento, o sofrimento dos israelitas por causa do castigo de Deus, por terem corrompido a aliança que, com Ele, firmaram, de obediência e fidelidade.

Como consequência dessa corrupção, Israel foi dividida, o suntuoso templo de Salomão foi destruído e toda sua riqueza roubada, e os hebreus foram levados cativos; primeiro, pela Assíria, depois pela Babilônia.

Ou seja, os israelitas não viveram a plenitude dos planos que o Senhor tinha para eles, porque não O conheceram verdadeiramente e, por isso, tiveram atitudes as quais Ele reprova, atraindo maldições sobre suas vidas.

Apenas quando conhecemos verdadeiramente a Deus podemos cultuá-Lo de maneira agradável, a qual Ele aprova. O nosso desconhecimento da Sua Pessoa, pelo contrário, faz com que atraiamos maldições sobre as nossas vidas.

Ele nos exige fidelidade, adoração exclusiva, não tolera idolatria. Ele nos requer santidade e obediência. Quando O adoramos dessa maneira, vivemos a plenitude da sua vontade para as nossas vidas, a qual é boa, perfeita e agradável, muito melhor e maior do que pedimos ou pensamos.

Mas, só isso não é suficiente. Além de conhecermos verdadeiramente ao Senhor, devemos apresentá-Lo aos nossos descendentes. Testemunhar a eles os milagres e maravilhas que Ele já realizou nas nossas vidas. Contar a respeito do cuidado de Deus junto a nossa família. Ensinar sobre Seu sustento, sobre a sua misericórdia e graça.

Só assim eles verdadeiramente conhecerão a Deus e viverão a plenitude das suas promessas.

Do contrário, criaremos uma nova geração que não conhece ao Senhor e, por isso, faz o que Ele desaprova, atraindo maldições às suas vidas e às futuras gerações.

Oração: Senhor, hoje, queremos firmar um compromisso contigo para te conhecermos mais, para isso, nos comprometemos a mantermos um relacionamento diário com o Senhor, bem como a examinarmos a tua Palavra. Queremos, Pai, conhecermos mais o Senhor para te servirmos corretamente, de modo que te agrade. Além disso, queremos te conhecer mais a fim de O apresentarmos aos nossos descendentes. Não queremos ser pais de uma geração que não conhece a Deus e nem os seus grandes feitos. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo