Os Frutos da Desobediência

Versículo: “E todo Israel o apedrejou (Acã) e depois apedrejou também os seus, e queimou tudo e todos eles no fogo.” Josué 7:25

Aplicação: Jericó era a primeira cidade para além do Jordão que os israelitas tinham que conquistar. Para tanto, Deus deu-lhes uma estratégia que, obedecida, entregou seus inimigos em suas mãos.

Todavia, orientou-lhes a destruir a cidade, bem como tudo que havia nela. Além disso, ordenou-lhes que separassem a prata, o ouro, os utensílios de bronze e de ferro, pois pertenciam ao Senhor e deveriam ser levados para o seu tesouro. Do contrário, trariam destruição e desgraça ao acampamento de Israel.

Os israelitas obedeceram a tudo quanto Deus lhes havia ordenado e Jericó foi totalmente destruída, de acordo com a Sua Palavra.

No entanto, eles não foram fieis quanto as coisas consagradas. Acã, sem que ninguém soubesse, apossou-se de algumas delas, atraindo, com isso, a ira do Senhor contra Israel, motivo pelo qual foram derrotados em Ai.

Quando todo Israel soube o que Acã havia feito, Josué deu-lhe a oportunidade de confessar seus pecados e, em seguida, eles o apedrejaram até a morte e também aos seus familiares.

Depois, tudo e todos foram queimados no fogo.

Podemos extrair algumas lições a partir do versículo de hoje, as quais nos são fundamentais.

Deus nos alerta a respeito das consequências dos nossos pecados nas Escrituras. Assim, quando transgredimos a sua lei, sabemos os resultados que atraímos para as nossas vidas.

Acã e toda comunidade de Israel tinham ciência de que os despojos da guerra contra Jericó deveriam ser destruídos, bem como a prata, o ouro, os utensílios de bronze e ferro consagrados ao Senhor.

Apesar disso, ele escolheu desobedecer e atraiu a ira de Deus não apenas contra sua vida, mas em desfavor de todo seu povo.

Igualmente, somos alertados na Bíblia das consequências das nossas iniquidades. Ela nos ensina que colheremos exatamente o que nós plantarmos, por isso, advertidos, não podemos chorar quando a destruição nos alcançar, se estamos semeando desobediência e imoralidade.

O Senhor nos permite sim nos arrependermos dos nossos pecados, sejam eles quais forem, porém, suas consequências recairão sobre as nossas vidas, mesmo que perdoados, porque são frutos das nossas escolhas.

Davi, o homem segundo o coração de Deus, é o maior exemplo dessa verdade, porque ele adulterou com Bate-Seba e assassinou Urias, a espada não se apartou da sua família.

A maior advertência que encontramos no Livro Santo consiste no lugar onde passaremos a nossa ETERNIDADE e, ao contrário do que muitos dizem, fazemos essa escolha hoje, e não quando fecharmos os nossos olhos.

Se quisermos passar a eternidade com Deus, no céu, precisamos confessar Jesus como o Senhor das nossas vidas, bem como vivermos conforme essa confissão. Do contrário, já estamos condenados ao inferno.

Por fim, aprendemos que as consequências dos nossos pecados não recaem apenas sobre as nossas vidas, mas também daqueles que cercam.

Não só Acã foi condenado, mas também seus familiares e todos os seus bens. Tudo e todos foram queimados.

Situação semelhante verificamos quando Jonas, o profeta fujão, desobedeceu a Deus indo a um destino contrário ao de Nínive, onde ele deveria pregar o arrependimento para salvação.

De acordo com as Escrituras, uma tempestade quase naufragou a embarcação, onde ele estava, prejudicando não apenas a ele, mas aos marinheiros e toda a tripulação, que perderam toda sua carga.

Se, verdadeiramente, amamos os nossos e os queremos abençoados, devemos guardar a Palavra de Deus e obedecê-la, assim não atrairemos a ira do Senhor contra nós e os nossos.

Portanto, arrependamo-nos dos nossos pecados, bem como escolhamos viver em santidade e obediência a Deus, assim atrairemos Suas bençãos sobre nós e nossos amados.  

Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrepender e confessar os nossos pecados diante de ti. Sabemos que colheremos as consequências de cada um deles, mas não queremos mais transgredir contra o Senhor. Encha-nos, Deus, com o teu Espírito para que sejamos capacitados a nos santificarmos e a obedecermos a tua Palavra, conforme a tua vontade. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo