Uma Fé Racional

No capítulo 12, versículo 1 da Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, o Senhor nos revela que o culto que O agrada e que Ele recebe é um culto racional, que consiste em oferecermos a Ele os nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, este é o culto racional de vocês.  

Sacrificar é o ato de oferecermos, em prejuízo próprio, algo a alguém. É uma oferta, uma entrega de algo que nos custe.

Na Antiga Aliança, o povo de Deus O cultuava através da oferta de sacrifícios, os quais eram determinados pelo Senhor em circunstâncias diversas, tais como: de gratidão, de paz, de reconciliação, de purificação e até de perdão de pecados, os chamados holocaustos.

Na Nova Aliança, porém, os sacrifícios de animais foram substituídos pelo sacrifício das nossas próprias vidas, não mortas literalmente, mas totalmente separadas para o Senhor.

Ou seja, Deus espera que sacrifiquemos no Seu altar a nossa carne, as nossas vontades, as nossas paixões, os nossos planos, os nossos sonhos e o nosso tempo. Isto é, seu desejo é que vivamos a vida de Jesus, que se sacrificou morrendo em nosso lugar.

Jesus corroborou a vontade do Pai declarando que aqueles que quisessem ir após Ele deveriam, diariamente, negar a si mesmo, tomar a sua cruz segui-Lo… para crucificação, para a morte.

À semelhança de Davi, nós não podemos oferecer ao Senhor algo que não nos custe, pelo contrário, precisamos nos sacrificar para cultuá-Lo de maneira que O agrade.

Além de entregar os nossos corpos vivos como sacrifício, oferecer um culto racional a Deus é também apresentar a Ele os nossos corpos santificados, separados do mundo e de tudo que atente contra a santidade do nosso Senhor.

As Escrituras nos ensinam que devemos ser santos, porque o nosso Deus é santo e que sem santidade ninguém verá ao Senhor.

Dessa forma, uma vez que recebemos Jesus como o Senhor das nossas vidas, o seu Espírito passou a habitar em nós e é Ele quem nos leva ao caminho de santidade. É Ele quem nos ajuda a, diariamente, nos purificarmos, renunciando o mundo e seus prazeres, a fim de exaltarmos a Deus.

Esse é o culto que o Senhor recebe. Esse é o culto que O agrada.

Assim, todos os domingos, quando chegamos à Casa de Deus, Ele espera encontrar corpos sacrificados que gostariam que estar em casa descansando, dormindo, churrasqueando, assistindo a um jogo de futebol, passeando, desfrutando dos inúmeros entretenimentos que estão a nossa disposição, mas que escolheu sacrificar a própria vontade para adorar ao Senhor, se santificando na Sua Presença, juntamente com os demais santos.

Ocorre que sacrificar a nossa carne e nos santificarmos não é tarefa fácil, principalmente no mundo em que vivemos, onde tudo é relativo e não existe mais verdades absolutas. Por isso, quando decidimos nos posicionar a favor dos valores do Reino travamos uma verdadeira batalha contra o diabo e contra nós mesmos, em razão da nossa natureza pecaminosa.

Logo, se quisermos sair vitoriosos nessa luta e cultuarmos ao nosso Deus racionalmente, agradando-O, precisamos ter uma fé racional.

Ou seja, termos capacidade para entregar um culto racional ao Senhor requer que tenhamos uma fé igualmente racional, fundamentada na nossa razão, no nosso intelecto e não decorrente das nossas experiências e/ou emoções.

Uma fé que compreende o Evangelho de Cristo, ou seja o fato de que Ele era o próprio Deus que abriu mão de sua glória, se fez carne para morrer, em humilhação, numa cruz, por cada um de nós, seres indignos e pecadores, por amor; é capaz de renunciar e entregar a própria vida por amor a Jesus.

Uma fé que compreende o amor de Deus é capaz de viver como estrangeiro nessa terra, a fim de passar a eternidade ao lado do Pai.

Contudo, uma fé baseada em emoções e/ou experiências sobrenaturais com o Senhor falhará diante do primeiro NÃO que ouvir da boca de Deus e se entregará às concupiscências do mundo.

Uma fé racional é explicada.

Uma fé racional é compartilhada.

Uma fé racional não se apega aos padrões desse mundo, porque compreende que há uma eternidade que pode ser ou não na presença de Deus.

Uma fé racional responde aos questionamentos dos incrédulos.

Uma fé racional permanece inabalável, porque está alicerçada na Verdade que é a Palavra de Deus e não oscila conforme as adversidades e/ou circunstâncias contrárias.

Uma fé racional está apoiada no caráter de Deus, por isso prevalece até o fim, sem desfalecer.

Um exemplo disso são os Israelitas.

A Bíblia narra que Deus os livrou com mãos poderosas da escravidão a qual estavam sujeitos no Egito.

Eles experimentaram o sobrenatural do Senhor: viram os livramentos das pragas que assolaram os egípcios, viram o mar vermelho se abrir só para que eles passassem e, logo em seguida, se fechar matando todos seus perseguidores.

Eles viram cair pão do céu (maná) durante os 40 anos que peregrinaram no deserto. Viram brotar água de uma Rocha no deserto… mas, ainda assim eles não criam no Senhor.

Pelo contrário, durante todo esse período os vemos murmurar contra Deus e duvidar da sua intervenção: “será que Deus nos tirou do Egito para morrermos no deserto?” “Será que no Egito não tinha túmulos suficientes para todos?”.

E, por causa dessa falta de fé, toda uma geração morreu no deserto sem desfrutar da terra que o Senhor tinha separado para eles, com exceção de Josué e Calebe.

Isso nos ensina que, apesar de maravilhosas, as nossas experiências com Deus não são capazes de firmar a nossa fé e muito menos de nos fazer prevalecer até o fim.

A única coisa que nos possibilita isso é termos uma fé racional alicerçada no caráter do Deus a quem servimos.

Se os israelitas que viveram o extraordinário do Senhor não conseguiram desenvolver essa fé, como nós, que nunca vimos o mar se abrir diante de nós, conseguiríamos?

E só existe uma maneira de termos essa fé racional: através do conhecimento de Deus.

Quando conhecemos o caráter do nosso Senhor e nos apoiamos Nele, independente das circunstâncias e adversidades, conseguimos prevalecer até o fim, sem desfalecermos, a exemplo de Josué e Calebe.

Quando conhecemos verdadeiramente o nosso Deus, declaramos, independente das tribulações, “EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO”.

Com isso, nada e nem ninguém pode abalar a nossa fé, porque entendemos que o Senhor é absolutamente confiável, que Ele está acima de qualquer suspeita, que Ele não muda e que de eternidade em eternidade, de geração em geração, Ele permanece o mesmo. Aleluia!!!

O problema é que fazemos parte de uma geração que não conhece a Deus, que crê em um deus que não é o das Escrituras e por isso temos fracassado em explicar e compartilhar a nossa fé e ao responder os questionamentos dos incrédulos.

Temos fracassado no deserto murmurando contra o Senhor e duvidando do seu poder.

Temos fracassado na luta contra o mundo e contra o pecado, porque não compreendemos a nossa fé e muito menos o nosso Deus.

Se alguém te pedisse hoje para explicar sua fé, você saberia?

Você sabe compartilhar Aquele em quem você tem crido?

Você sabe porque Jesus precisou se encarnar?

Porque Jesus é o nosso Remidor?

E o nosso justificador?

E redentor?

Todos esses termos possuem significados distintos e nós precisamos conhecê-los, bem como entendê-los para que compreendamos plenamente o que Jesus fez por nós na cruz e assim conseguiremos responder aos questionamentos dos ímpios, mudando os conceitos que eles possuem a nosso respeito.

Os incrédulos pensam que os crentes em geral são pessoas irracionais, movidas e controladas por pastores corruptos que querem nos extorquir. Eles pensam que somos fantoches nas mãos desses homens, em razão de uma fé irracional.

Esses conceitos errados que muitos possuem ao nosso respeito decorre do fato de que muitos de nós não compreendemos a nossa fé e muito menos somos capazes de compartilhá-la.

Mas, a verdade é que somos pessoas inteligentes que escolheram a melhor parte: eternidade ao lado de Jesus, ao invés dos prazeres passageiros desse mundo caído.

Ter uma fé racional faz com que a compartilhemos de maneira inteligível.

No entanto, como supramencionado, nós temos falhado porque temos um conceito errado de fé e isso nos leva a cultuar a um Deus que não é o da Bíblia, mas criado por nós mesmo, conforme os nossos próprios interesses.

Temos falhado em nos santificarmos, porque cremos em um Deus que é amor e, no final, salvará a todos (hiper graça).

Temos falhado no nosso trabalho, porque cremos num Deus provedor, que garante o nosso sustento.

Temos falhado nos nossos estudos, porque cremos em um Deus que nos da sabedoria, basta que peçamos.

Temos falhado no ministério, porque cremos em um Deus que capacita aqueles a quem chama.

Deus é amor, é misericordioso, gracioso, provedor, capacitador e muito mais. Mas, também é santo, justo, se ira com o pecado e com ele não compartilha de forma alguma. Tudo simultaneamente. Portanto, não nega um aspecto do seu caráter em prol de outro.

Prova disso é a cruz de Cristo.

Quando Jesus estava pregado no madeiro, os pecados de toda humanidade recaíram sobre Ele, que se fez maldito no nosso lugar. Mesmo amando seu Filho, Deus não o poupou de sua Justiça e nem de sua Ira.

Mesmo ouvindo o Filho clamar: “Meu Deus, Meu Deus, porque me desamparastes?”, Deus não o livrou da cruz. Deus não O livrou da morte.

Na cruz conhecemos o Deus a quem servimos. A cruz revela seu caráter para nós. Na cruz os atributos do Senhor são manifestos simultaneamente: santidade, justiça, o amor e a misericórdia.

Deus é amor, mas não nos poupa dos processos que nos leva a crer no nome de Jesus. Ele é amor, mas não nos livra os processos que nos leva ter maturidade Nele. Isso porque sua maior preocupação não é com a nossa felicidade momentânea dessa terra; mas sim com a nossa eternidade.

Posto isto, conhecer verdadeiramente a Deus é imprescindível para que tenhamos uma fé racional, inabalável, alicerçada no caráter de Deus e que por isso prevalece até o fim. E ter uma fé racional é fundamental para que consigamos oferecer ao Senhor um culto racional, que o agrada, que consiste no sacrifício do nosso corpo vivo e santificado a Ele.

Por isso, minha oração é para que você leia, examine, estude e se encha da Palavra de Deus (Bíblia), a fim de conhecer verdadeiramente em A PESSOA em QUEM você tem crido!

Pare de crer num Deus apresentado apenas pelo seu pastor e pelos pregadores do youtube e creia no Deus que se revela a cada um de nós, por intermédio de sua Palavra.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo