Versículo: “Assim diz o Senhor: Eu lhe darei o que você merece, pois não levou a sério seus votos solenes e quebrou sua aliança. Contudo, me lembrarei da aliança que fiz com você em sua juventude e estabelecerei com você uma aliança permanente.” Ezequiel 16:59-60
Aplicação: Após a queda de Adão, notamos, ao longo das Escrituras, que Deus se relaciona com o homem através de alianças.
De acordo com o dicionário, aliança é um pacto efetuado entre dois indivíduos com objetivo determinado. Por ser um tratado, ambas as partes possuem direitos e deveres a serem cumpridos, o que lhes denominaram de alianças das obras.
São exemplos: a aliança que Deus fez com Adão – fazendo vestes para ele (Gn. 3:21); com Noé – arco-íris (Gn. 9:8-17); com Abraão – circuncisão (Gn. 15: 1-21); e com Moisés – tábuas da Lei (Êx. 19:24).
Ocorre que todas elas foram corrompidas pelo homem.
No versículo de hoje notamos a ira do Senhor sendo derramada sobre a nação de Israel, por causa da corrupção do homem que é incapaz de cumprir o seu dever na aliança: de amor incondicional a Deus e de fidelidade.
Tendo em vista essa inaptidão, Deus prometeu uma nova aliança, agora permanente!
Essa nova aliança não tem participação humana, mas tão-somente divina, por isso chamada de aliança da graça, porque essa é a ÚNICA maneira dela não ser quebrada (novamente). É quase que um “contrato de adesão”.
O nome dessa nova aliança é JESUS, e ela é representada pela cruz!
No calvário, o Filho de Deus entregou Sua vida para que nós pudéssemos ser, de novo, povo do Senhor, para que nós pudéssemos viver (eternamente).
Na cruz, Jesus se fez maldito por nós, levando sobre si todos os nossos pecados (dureza de coração, idolatria, afastamento de Deus, prostituição, bebedice, fornicação, adultério, dentre outros) e suportando a ira do Pai.
Ele obedeceu ao Pai até a morte e é a Nova Aliança de Deus conosco.
Para sermos participantes dela, é essencial que creiamos no sacrifício de Cristo realizado por causa um de nós e que O confessemos como Senhor e Salvador das nossas vidas.
Ao fazermos isso, tornamo-nos partes desse “contrato” que nos garante a eternidade ao lado do nosso Criador!!
Oração: Senhor, somos gratos a Ti porque és um Deus tardio em se irar e paciente para conosco. Queremos, hoje, tornarmo-nos participantes dessa Nova Aliança que, por amor, fizestes conosco. Queremos, hoje, corresponder a esse amor tão grande que não olhou para os nossos erros, falhas e defeitos. Por isso, declaramos que cremos no sacrifício de Jesus efetuado por casa um de nós e O confessamos como Senhor das nossas vidas. Oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Amém.