Cuidem de Si Mesmos

Versículo: “Portanto, cuidem de si mesmos e do rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, a fim de pastorearem sua Igreja, comprada com seu próprio sangue.” Atos 20:28

Aplicação: No versículo de hoje, Paulo não veria mais seus irmãos de Éfeso, ciente disso, os convocou a fim de responsabilizá-los a continuarem no Caminho: “portanto, cuidem de si mesmos(…)”

Esse texto se aplica a cada um de nós.

Quando somos apresentados ao Evangelho precisamos de alguém que nos ensine os princípios fundamentais da fé cristã, bem como de alguém que nos discipule.

Entretanto, quando nos tornamos conhecedores da Palavra da Verdade, quando aprendemos a nos relacionar com o Espírito Santo, precisamos cuidar de nós mesmos e seguir em frente, até completarmos a nossa jornada.

Isso não significa que não precisaremos mais dos nossos irmãos, até porque a Bíblia nos ensina a vivermos em comunhão.

Entretanto, somos nós mesmos os responsáveis por mantermos acesa a chama da nossa fé, o nosso fervor espiritual, o nosso relacionamento com o Espírito Santo e o nosso aprofundamento nas Sagradas Escrituras.

Do contrário, ou seja, se não formarmos nossas próprias convicções, conforme a Palavra de Deus, nos sujeitaremos a qualquer vento de doutrina. Estaremos suscetível a nos desviarmos “como nosso discipulador, por exemplo”.

No Antigo Testamento, o homem, em razão do seu pecado, não tinha acesso a Deus.

Para se relacionar com o Senhor era necessário um intermediário entre ele e o Soberano: o sacerdote.

Com a morte e ressurreição de Jesus, cada um de nós, que recebemos Jesus como Senhor das nossas vidas, fomos constituídos sacerdotes de Deus, para servi-Lo.

Assim, podemos, por intermédio do sangue de Jesus, entrar na presença do Pai livremente, sem necessidade de uma terceira pessoa (exceto Jesus).

Era isso que o Apostolo Paulo queria que os efésios entendessem.

Além de sermos incumbidos de nós mesmos, também o somos daqueles que o Senhor nos confiou.

Isto é, somos responsáveis pelas pessoas que temos evangelizado e discipulado, porque elas fazem parte da Igreja do Senhor, que Cristo comprou com o próprio sangue.

Assim, precisamos investir tempo de qualidade na vida delas, como um dia investiram no nosso, para que elas também aprendam a caminhar “sozinhas” até alcançarem seus Alvos.

Oração: Senhor, hoje queremos te agradecer pela vida daqueles que nos evangelizou e nos discipulou, investindo tempo e sabedoria nas nossas vidas.

Pedimos os recompensem e os abençoem cada dia mais. Sabemos que Tua vontade é que vivamos em comunhão, mas não dependentes de homens, mas apenas do Senhor.

Por isso, te pedimos dê-nos sabedoria para entendermos a Tua Palavras, os Teus princípios e os fundamentos básicos da fé cristã, assim não seremos abalados pelos erros e tropeços do outros, nem pelos ventos da falsa doutrina.

Oramos e te agradecemos em nome de Jesus.  Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo