Responsabilidade Nossa

Versículo: “Filho do homem, eu o nomeei vigia de Israel. Sempre que receber uma mensagem minha, advirta o povo (…) mas, se você não lhes transmitir a advertência, para que mudem sua conduta perversa e salvem a vida, eles morrerão em seus pecados. E eu o considerarei responsável pela morte deles. Se você os advertir, mas eles não quiserem se arrepender e continuarem a pecar, eles morrerão em seus pecados. Você, porém, salvará sua vida”. Ezequiel 3:17-19

Aplicação: Ezequiel foi escolhido por Deus para ser seu profeta em meio aos exilados na Babilônia. Ele é contemporâneo de Jeremias; enquanto este profetizava em Judá; aquele exercia o ministério no país estrangeiro.

Ele foi usado pelo Senhor para advertir o povo sobre a condenação que estavam vivendo, em razão de sua desobediência; bem como para consolá-los por servirem a um Deus misericordioso e gracioso.

No versículo de hoje notamos o comissionamento de Ezequiel e as responsabilidades decorrentes dele.

De acordo com as Escrituras, o profeta deveria, sem medo, alertar os judeus de seus pecados e da necessidade de arrependimento; voltando-se para os caminhos de Deus, em humilhação e obediência; do contrário eles morreriam.

Morrer em seus pecados abrange não apenas a morte física, mas principalmente a morte espiritual, eterna.

A Bíblia nos ensina que somos e que quando morremos, nosso corpo volta a terra; e o nosso espírito volta a Deus, que o deu. Assim, se morremos com Cristo, perdoados dos nossos pecados, somos diretamente conduzidos ao céu, à presença do Pai.

Da mesma forma, se morremos sem Jesus, seremos condenados por todos os nossos pecados e, consequentemente, conduzidos ao inferno, isto é, longe do nosso Criador.

Preocupado com o destino do seu povo, Deus, ao longo da história, levantou seus profetas para que pregassem arrependimento e conversão.

Aqui, o Senhor adverte Ezequiel a SEMPRE profetizar com fidelidade e sem medo as Suas Palavras aos israelitas; do contrário, eles morreriam em seus pecados (inferno), e o profeta seria responsabilizado por aquelas almas perdidas, por ter sido negligente em seu chamado.

Nos dias de hoje, nós, a Igreja do Senhor, é que fomos comissionados a pregar sobre a necessidade de nos arrependermos, para não sermos mortos em nossos pecados.

Antes de ser assunto ao céu Jesus encarregou seus discípulos para irem e fazerem discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Portanto, assim como Ezequiel, precisamos cumprir nossa missão sem medo e/ou vergonha, alertados de que, se falharmos, prestaremos contas a Deus das almas que foram perdidas, em razão da nossa negligência.

Com isso em mente, sejamos sal, luz e testemunha no lugar onde o Senhor nos colocou; isto é: na nossa família, no nosso bairro, no nosso trabalho, nas nossas cidades, nas nossas redes sociais, enfim até os confins da terra!!!

Oração: Senhor, somos gratos a Ti por temos sido escolhidos Seus profetas, pessoas as quais comissionastes a pregar arrependimento do pecado e conversão aos Teus caminhos. Hoje, pedimos para que nos de força e coragem para que cumpramos, com excelência, nossa missão, porque não queremos ser responsabilizados pela perda de ninguém. Pelo contrário, queremos ser Tua boca no lugar onde o Senhor nos colocou e, ao final, comemorarmos no céus com cada um que ouviu o Seu apelo. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo