A Cura do Leproso

Estudo 19/2022

Por, Pastor Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: Evangelho de Marcos 1:40-45
Introdução

Conforme estudamos na semana anterior, Jesus está no inicio de seu ministério. O evangelista Mateus narra essa cura, descrevendo-a como tendo acontecido logo após o Sermão do Monte.

O local onde Jesus ministrou o Sermão do Monte fica na região de Cafarnaum e, portanto, a cura do leproso aconteceu naquela mesma região.

Logo no início de seu ministério, Jesus impactou as multidões com os inúmeros milagres que iam acontecendo todos os dias, resultando no fato de que muitas pessoas passaram a procura-lo.

Antes de falar do milagre realizado por Jesus, é preciso falar um pouco sobre a “lepra”.

A lepra era uma doença extremamente contagiosa e incurável naqueles dias, razão pela qual, quando uma pessoa se tornava leprosa era obrigada a viver um isolamento social permanente.

Para amenizar o isolamento social, geralmente os leprosos viviam em pequenos grupos. Encontramos na narrativa bíblica que Jesus encontrou um grupo com dez leprosos e os curou.

Uma vez que a pessoa se tornava leprosa, o seu corpo começava a se deformar, perdia-se a sensibilidade ao calor, ao frio, a dor, resultando na perda de importante proteção que temos para não se ferir. Os nervos passavam a serem atingidos e a pessoa ia se atrofiando aos poucos. Muitas das vezes, o leproso perdia até partes de seu corpo, era algo terrível.

A exclusão social era a única maneira de se conter a transmissão daquela enfermidade, de maneira que o leproso perdia também o contato com os seus familiares. Havia uma obrigatoriedade do leproso usar alguns sinos em sua roupa para fazer certo barulho e assim ninguém dele se aproximar. Todavia, se algum despercebido se aproximava, o leproso tinha que logo gritar “leproso”.

Por ser uma doença terrível, a lepra tem sido utilizada como símbolo do pecado do homem. O pecado, assim como a lepra, faz com que o homem fique isolado de Deus. Impede que nos aproximemos dEle, pois Deus é Santo e nós somos pecadores. Não há como conciliar o pecado com a santidade ao mesmo tempo.

A única oportunidade que aquele leproso tinha de se ver livre daquela enfermidade era Jesus. Da mesma maneira, a única maneira de nos vermos livres do pecado é através de Jesus Cristo.

Neste estudo veremos algumas das atitudes do leproso e atitudes de Jesus Cristo.

Atitudes Do Leproso

Ao ver Jesus, o homem leproso não ficou inerte, mas tomou algumas decisões que mudaram o rumo de sua vida.

– Aproximou-se de Jesus

Vs. 40 – “Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me”.

Ninguém em sã consciência permitiria que um leproso se aproximasse. Geralmente quando isso acontecia, as pessoas jogavam pedras para o afastar.

Entretanto, por alguma razão, aquele leproso sentiu que poderia se aproximar de Jesus e assim o fez. O que é surpreendente, é que Jesus permitiu que o leproso se aproximasse dele.

Com essa atitude do leproso, aprendemos uma lição muito importante. Se queremos experimentar da maravilhosa graça de Jesus sobre nossas vidas, precisamos nos aproximar dele.

O próprio Senhor Jesus nos faz um convite especial nesse sentido. Em Mateus 11.28 está escrito: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

Em Tiago 4.8 há a mesma orientação: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros…”.

A atitude humana de se aproximar de Jesus, resulta na colheita de bençãos divinas. Deus está esperando que haja uma atitude do homem em busca-lo, em deseja-lo, em invoca-lo.

Jesus disse que todo aquele que pede, recebe, o que busca, encontra, e ao que bate, será aberto (Mateus 7.8).

– Adorou a Jesus

Vs. 40 – “Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me”.

A segunda atitude do leproso foi adorar a Jesus, colocando-se de joelhos.

O texto de Mateus 8.2 diz claramente: “E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me”.

O evangelista Lucas diz que o leproso se prostrou diante de Jesus com o rosto em terra (Lucas 5.12), o que evidencia um ato de adoração.

Isso é muito significativo, pois demonstra que o leproso logo de início, antes mesmo de ser curado, havia reconhecido a divindade de Jesus, entendendo o que quase todos ainda não haviam entendido.

Um judeu não adoraria ninguém a não ser o próprio Deus. Antes que outras pessoas pudessem reconhecer a divindade de Jesus, esse leproso reconheceu e aproveitou a oportunidade para adorá-lo.

Extraímos desse ato duas preciosas lições para nossas vidas:

Jesus é o próprio Deus e digno de ser adorado. Reconhecer a divindade de Jesus não é opcional, mas essencial para a nossa vida espiritual. 

A adoração traz a benção de Deus sobre o seu povo. Após adorar a Jesus, o leproso foi curado. A adoração é como o ciclo da chuva, que envolve evaporação da água dos rios e mares e depois como consequência vem a chuva. Semelhantemente, adoramos a Deus e logo em seguida cai sobre nós chuvas de bençãos.

– Suplicou a Jesus: Se quiser podes me purificar

Vs. 40 – “Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me”.

A terceira atitude daquele homem doente foi uma atitude de fé. Ele suplicou, clamou, pediu. Todavia, ele não exigiu. Ele disse a Jesus: se quiseres. Então, ele deixou Jesus decidir o que era a sua vontade.

O leproso creu no Poder de Jesus. Ele tinha plena convicção de que Jesus tinha o poder de curá-lo, bastava o seu desejo nesse sentido.

O evangelista Lucas (Lucas 5.12) descreve que esse homem estava “coberto de lepra”. Não era o caso de uma mancha leprosa no corpo. O estágio da doença já era muito avançado.

Muito embora a sua situação fosse irreversível aos olhos humanos, o leproso tinha fé suficiente para entender que para Jesus tudo era possível.

Aprendemos com esse episódio, que devemos também ter uma fé viva e verdadeira em Jesus, se queremos experimentar os seus milagres.

Por outro lado, aprendemos também que devemos confiar na decisão de Jesus, assim como fez aquele homem, que nada exigiu, apenas confiou que receberia o melhor.

Importante observar, que quando o leproso disse “se quiseres”, significa que ele estava pronto para ouvir tanto uma resposta positiva, quanto uma resposta negativa de Jesus.

E, quanto a isso, entendemos que por mais que desejamos alguma coisa, sempre a vontade de Deus é a melhor e deve prevalecer, assim como devemos confiar nela.

Atitudes De Jesus

Diante desse homem necessitado, Jesus também se moveu e tomou algumas atitudes que lhe mudaram a sua sorte.

– Estendeu a mão e o tocou

 Vs. 41 – “E Jesus profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou nele e disse: – quero, sim. Fique limpo”.

Quando Jesus viu a condição daquele homem enfermo, ficou profundamente compadecido com a sua situação.

Jesus o olhou com compaixão, sentiu a dor de seu sofrimento. A isso chamamos de EMPATIA.

O leproso talvez estivesse acostumado com o descaso e a rejeição de tantas pessoas, no decorrer de sua vida, mas agora ele estava sendo acolhido com amor pelo próprio Jesus.

Importante esclarecer, que Deus nunca age com indiferença para conosco diante dos nossos sofrimentos. Ele sempre está presente e pronto a nos abençoar. Algumas das vezes não entendemos o agir divino, mas isso não significa que Ele não esteja trabalhando em nosso favor. Significa apenas, que o agir de Deus é de maneira diferente daquela que esperávamos.

Aprendemos que Deus sente EMPATIA para conosco também. Diante do sofrimento humano, Deus nunca age com indiferença. Ele sempre se manifesta em nosso favor. Ele conhece as nossas lutas, nossos problemas, nossas necessidades.

Jesus poderia apenas ter falado para o leproso ser curado e pronto, mas Ele não se conteve e o tocou com a sua mão.

Durante o ministério de Jesus, muitas pessoas o tocaram e foram curadas, mas nesse milagre, foi Jesus quem tocou no enfermo.

Estender a mão e tocá-lo não era um ato essencial para que a cura acontecesse, mas tinha outro propósito. Ao tocá-lo, Jesus transmitia uma cura que alcançava além do corpo enfermo, atingia-lhe também a sua alma, que certamente ferida durante tantos anos de rejeição, agora era acolhida de forma amorosa pelo próprio Senhor.

Jesus continua a tocar a vida humana, trazendo cura, libertação, perdão e refrigério para a alma aflita.

– Jesus disse: Quero!

Vs. 41 – “E Jesus profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou nele e disse: – quero, sim. Fique limpo”.

Quando o leproso disse a Jesus, se quiseres podes me purificar, havia uma grande dúvida em seu coração, qual seria a decisão do Mestre.

Será que seria aceito? Será que Jesus iria curá-lo?

Então Jesus manifestou a sua vontade dizendo: quero!

Com essa resposta de Jesus, aprendemos uma outra lição: Deus quer o melhor para nós.

O profeta Isaias escreveu (Isaias 59.1) – “eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, e o seu ouvido não está surdo, para não poder ouvir”.

O evangelista João escreveu (João 3.16) – “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Muitas pessoas talvez se perguntem: será que Deus me ama? Será que Deus me aceita como eu sou? Será que Deus quer me abençoar? A resposta é sim: Deus ama você.

– Jesus disse: Fique limpo!

Vs. 41 – “E Jesus profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou nele e disse: – quero, sim. Fique limpo”.

A doença daquele homem era de muito tempo, pois ele estava coberto de lepra. Era coisa antiga, doença avançada. Todo o corpo estava atingido.

A ordem de Jesus foi: fique limpo e o homem ficou curado. Que poder! Que milagre! Que coisa maravilhosa!

Uma vez curado, aquele homem não se conteve e contou para todo o mundo. Multidões de pessoas vieram se encontrar com Jesus e queriam serem tocados pelo Senhor.

Aprendemos que Jesus também nos aceita como estamos, então nos limpa e nos purifica para que sejamos da maneira que precisamos ser.

Hoje, também, podemos reconhecer a nossa necessidade, o nosso pecado, a nossa carência e buscar a Jesus de todo o nosso coração e seremos aceitos, tocados por ele e curados.

Vamos Pensar Um Pouco
  1. Faça uma comparação entre a lepra e o pecado. Qual deles é pior?
  2. Em sua opinião, qual era a maior dificuldade que um leproso enfrentava?
  3. Vamos lembrar relatos na Bíblia de leprosos que foram curados. Cite alguns que você lembrar.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo