Exilados na Assíria

Versículo: “Assim, o povo de Israel foi tirado de sua terra e levado para o exílio na Assíria, onde ainda permanecem.” 2 Reis 17:23

Aplicação: Inaugurado por Jeroboão, Israel teve inúmeros reis que fizeram o que o Senhor reprovava, levando, com isso, toda nação a se desviar dos Seus caminhos.

Eles construíram altares a outros deuses e lhes prestaram culto, rejeitaram os decretos de Deus e a sua aliança, preferindo seguir ídolos inúteis. Prestaram culto a baal, queimaram seus filhos em sacrifício a ele, praticaram adivinhações e feitiçarias; enfim, fizeram o que desagradava ao Senhor.

Apesar das inúmeras advertências que Deus fez a Israel, por intermédio de seus profetas, eles continuaram obstinados, por isso foram entregues nas mãos de seus inimigos, assírios, que conquistou Samaria e deportou os israelitas para a Assíria.

O povo de Deus perdeu a terra prometida. Foram estrangeiros em outras terras, escravizados por inimigos impiedosos. Essas foram as consequências dos pecados dos hebreus.

Nós, como povo do Senhor, precisamos nos atentar aos seus estatutos e mandamentos e obedecê-los, a fim de não fazermos o que Ele reprova.

A Bíblia é clara ao nos ensinar que, da mesma maneira que a nossa obediência atrai as bençãos de Deus sobre as nossas vidas, a desobediência atrai maldições.

A lei da semeadura – colhemos o que plantamos, também é evidente nas Escrituras; por isso, se quisermos receber o favor do Senhor sobre nós e tê-Lo como aliado nas nossas lutas, precisamos obedecer a Sua Palavra e, sempre que tropeçarmos, nos arrependermos e voltarmos aos seus caminhos. Então, tudo nos correrá bem.

Todavia, se formos infiéis, rejeitarmos a sua aliança e nos desviarmos dos seus trilhos, O teremos como adversário – sempre que sairmos à batalha, sua mão será contra nós e atrairemos a sua ira sobre as nossas vidas, como fizeram os israelitas.

Isso acontece; primeiro, porque Deus é Santo e não compartilha das nossas iniquidades. Então, se estamos em pecado, nos afastamos Dele e caminhamos à nossa própria sorte.

Segundo, porque Ele é Justo, e a sua resposta às nossas transgressões é o derramar da sua ira sobre as nossas vidas.

Dessa forma, se quisermos viver na terra prometida, onde desfrutamos da presença e das bençãos do Pai, devemos caminhar como Ele nos ensinou: em obediência à sua Palavra e em santidade; se não, seremos, novamente, escravizados pelos nossos inimigos impiedosos.

Andemos no Caminho do Senhor. Afastemo-nos do pecado, do mundo e dos seus prazeres. Assim, viveremos, eternamente, em Canaã.

Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrepender, porque temos, a exemplo dos israelitas, nos desviado dos seus caminhos, desobedecido aos seus mandamentos e nos amoldado aos padrões desse mundo. Queremos ser, novamente, aliançados contigo e obedientes aos teus decretos, por isso pedimos auxílio ao seu Espírito, para que nos direcione, sempre, ao centro da tua vontade. Assim, viveremos, eternamente, na terra prometida. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo