Ação e Reação

Versículo: “O senhor me disse: vá, compre um cinto de linho e vista-o, mas não o lave. Comprei o cinto de linho, como o Senhor me havia instruído, e o vesti. Então, recebi outra mensagem do Senhor: pegue o cinto que está vestindo e o esconda junto ao rio Eufrates. Fui e o escondi como o Senhor me havia ordenado. Depois de muito tempo, o Senhor me disse (…)”. Jeremias 13:1-12

Aplicação:  O versículo de hoje nos ensina como se dá os processos de Deus nas nossas vidas.

Oramos ao Senhor pedindo respostas sobre determinadas circunstâncias que estamos vivendo, sobre os planos que Ele tem para nós, a respeito de qual escolha fazer em certa situação, e não raras vezes, não temos respostas ou pensamos que não as obtemos.

Nesse texto completo verificamos que Deus queria entregar uma Palavra para que o profeta alertasse aquela nação. Notamos também, que Ele não o faz diretamente.

Ao contrário, primeiro o Senhor instrui Jeremias a comprar um cinto de linho e vesti-lo. Somente depois que o profeta obedeceu à risca às primeiras ordenanças, outra mensagem lhe fora dada – nova instrução a ser obedecida.

Mais uma vez, Jeremias cumpriu as solicitações de Deus e, agora, Ele se silenciou. A narrativa afirma que demorou muito tempo para que o Senhor o revelasse a mensagem final.

Da mesma forma o Pai faz nas nossas vidas, Ele, raramente, nos dá a mensagem/missão completa, porque, antes, vai nos testar: testar a nossa obediência, nossa persistência e excelência em cumprir à risca todas as instruções.

Jeremias podia ter pensado: porque preciso de um cinto? Depois, porque enterrar o cinto? Racionalmente, essas orientações do Senhor não faziam nenhum sentido, mas o profeta não questionou, ele simplesmente obedeceu.

A Bíblia diz, ainda, que depois do homem de Deus ter cumprido todas Suas exigências, Ele se silenciou, por muito tempo. Nesse tempo, Jeremias poderia ter desistido, porque, definitivamente, aquelas ordens eram incoerentes. Mas, ele persistiu.

Então, finalmente, Deus entregou a mensagem completa a Jeremias, a qual deveria ser pronunciada ao povo como alerta da ira que estava para ser derramada sobre ele, em razão dos seus pecados.

Precisamos entender que o Senhor sempre responde às nossas orações, talvez não da maneira que gostaríamos, mas Ele sempre nos responde. Todavia, para que Ele nos revele o próximo passo, é necessário que reajamos e obedeçamos à orientação inicial. Do contrário, Ele se calará.

Ademais, é fundamental que compreendamos que todas as coisas acontecem no tempo que o Senhor estabeleceu. O versículo afirma que demorou muito para que o profeta recebesse a próxima orientação do Senhor, mas ele não desistiu.

Assim como Jeremias, precisamos perseverar e não desistir dos planos e missões que Deus tem para as nossas vidas, porque, no Seu tempo, eles se cumprirão e as nossas bocas se encherão de júbilos.

Não desista. Obedeça e persevere, porque quando somos fiéis no pouco, Ele nos coloca sobre o muito.

Oração: Senhor, Te agradecemos porque és um Deus que interage conosco e responde todas as nossas orações. Nessa noite, queremos pedir para que revele a nós os planos que tens a nosso respeito, a missão que precisamos cumprir para o Senhor. Pedimos também para que nos ajude a ouvir às Tuas orientações e a cumpri-las, em obediência e perseverança, e sem questionamentos, como o fez Jeremias. Ajude-nos, Pai, a entender que devemos reagir às Tuas ações, para que o próximo passo seja revelado. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo