Geração Profana

Versículo: “Estou morrendo de fome, disse Esaú. De que me vale meus direitos de filho mais velho? (…) Esaú vendeu fez um juramento e, desse modo, vendeu todos os direitos de filho mais velho a seu irmão Jacó. (…) Assim, ele desprezou seu direito de filho mais velho.” Gênesis 25:29-34

Aplicação: Esaú era irmão gêmeo de Jacó e ambos eram filhos de Isaque e netos de Abraão.

Havia uma disputa entre os irmãos, desde o ventre de Rebeca, com Jacó segurando o pé de Esaú no seu nascimento, para “sair primeiro”; que perdurou por muitos e muitos anos.

Apesar de gêmeos, Esaú havia nascido primeiro, portanto, tinha os direitos de filho mais velho que abrangia liderança no relacionamento de sua família/povo com Deus, chefia familiar em todos os aspectos e porção dobrada da herança paterna.

Esaú não se importava com aqueles seus direitos. Jacó, por outro lado, os queria de qualquer forma…

Certo dia, Esaú chegou faminto de uma caçada e Jacó havia preparado um guisado. Então, pediu ao irmão uma porção para se saciar.

Jacó se aproveitou da oportunidade para vender o alimento a Esaú: “vende-me primeiro o teu direito de primogenitura”, que aceitou a troca, desprezando assim seus direitos.

De acordo com o livro de Hebreus, com aquela atitude Esaú profanou/desprezou algo que era santo, sagrado.

O filho de Isaque permitiu que um (breve) momento de fome, “roubasse” as melhores bençãos de Deus para sua vida, as quais foram derramadas sobre Jacó!

Ainda hoje, nós podemos ser profanos… quando tiramos os nossos olhos do que é verdadeiro e eterno para vivermos prazeres momentâneos.

Jesus humilhou a si mesmo, fazendo-se homem, morreu no nosso lugar, para perdão dos nossos pecados, a fim de nos fazer herdeiros de Deus.

Quando pecamos, erramos o alvo e nos desviamos do Caminho, estamos desprezando um direito que nos foi conquistado a preço de sangue, para satisfazer, temporariamente, a nossa carne. Estamos nos comportando como Esaú.

Profanar os nossos direitos de herdeiros significa abrir mão das melhores bençãos que o Senhor tem para as nossas vidas, significa abrir mão da comunhão com o Pai e da eternidade ao Seu lado.

A única forma de impedirmos que aquilo aconteça nas nossas vidas é vivendo no altar do Senhor, na presença do Espírito Santo, com os olhos fitos em Cristo. Cientes de que nenhum dos prazeres terrenos se comparam com a glória que nos há de ser revelada.

Oração: Pai, sabemos que como Esaú, não estamos imunes de sermos profanos. Não queremos Senhor desprezar a tua vontade e as bençãos que tens reservadas para nós. Por isso, te pedimos escreva eternidade nos nossos olhos para que não percamos o nosso foco: a eternidade ao Seu lado. Envia o teu Espírito sobre cada um de nós para que sempre nos aponte o Caminho. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo