O Espírito Santo

Estudo 27/2021

Por, Thaisa Fernandes

Texto Para Leitura: João 16:1-15
Introdução

Jesus inicia o capítulo encorajando seus discípulos, a fim de eles não se desanimem da fé após Sua partida, porque não ficarão sozinhos:

“Mas, Eu enviarei a vocês o Encorajador, o Espírito da Verdade. Ele virá do Pai e testemunhará a meu respeito”.

Dessa forma, o estudo de hoje busca estudar um pouco mais a fundo a terceira Pessoa da Trindade: o Espírito Santo.

A Trindade

O cristianismo é uma religião monoteísta, isto é, crê na existência de UM ÚNICO DEUS, o qual, apesar de ser UM é formado por três pessoas: Deus-Pai, Deus- Filho e Deus- Espírito Santo.

É UM em essência, mas três pessoas. Como a água em seus estados líquido, sólido e gasoso – independente da forma em que ela se apresenta, não deixa de ser H2O. O elemento é o mesmo.

Deus- Pai, o Criador, é Deus.

Deus- Filho, o Redentor, é Deus.

Deus- Espírito Santo, o Consolador, é Deus.

Todos são 100% o DEUS ÚNICO, porém possuem atribuições distintas, sem hierarquia entre eles.

Deus- Pai é o Senhor Soberano, Criador de tudo que existe e fonte de todo o amor.

Deus- Filho é o Agente da Criação, é a encarnação do amor do Pai, é Aquele que nos deu vida, pela 2ª vez – a saber: vida eterna. É o nosso Redentor, o nosso Remidor e o nosso Justificador.

Deus- Espírito Santo é o nosso PARÁKLETOSAquele que veio para ficar/andar ao nosso lado até a consumação dos tempos.

Apesar de a Bíblia não usar o termo Trindade, ela é manifestada tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento, portanto bíblico.

“No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Gênesis 1:1-2

“Então disse Deus: Façamos (Pai, Filho e Espírito Santo) o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Gênesis 1:26.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo (Jesus) estava com Deus, e o Verbo (Jesus) era Deus”. João 1:1

”E, sendo Jesus batizado, saiu logo da ´´agua, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre Ele (Jesus). Em seguida, uma voz (de Deus) dos céus disse: Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado”. Mateus 3:16-17

A Pessoa do Espírito Santo

A Bíblia nos ensina que o Espírito Santo é uma Pessoa (uma das três que formam a Trindade), apesar de não possuir uma forma física, atribuindo a Ele características exclusivas dela, tais como:

Ele pensa – “E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”. Romanos 8:27

Ele deseja – “Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e Ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”. 1 Coríntios 12:11

Ele ama – “Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor”. Romanos 15:30

Ele se alegra e nos alegra– “Mas, o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Gálatas 5:22

Ele nos consola- “Assim, pois, as igrejas em toda Judéia, e Galiléia, e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.” Atos 9:31

Ele nos ensina – “Mas, quando o Espírito vier, Ele nos guiará a toda verdade.” João 16:13

Ele fala – “Portanto, como diz o Espírito Santo: se ouvirdes hoje sua voz, não endureçais os vossos corações”. Hebreus 3:7

Ele se entristece“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”. Efésios 4:30

Ele pode ser resistido- “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos. Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo”. Atos 7:51

Ele pode ser insultado – “Por esse motivo eu digo a vocês: todo pecado e blasfêmia serão perdoados, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada”. Mateus 12:31

Concluímos que o Espírito Santo (apesar de possuir) não é o poder de Deus, não é uma força, uma fumaça, um fogo ou um pombo, como muitos pensam. Ele é uma das Pessoas da Trindade, portanto o próprio Deus que habita em nosso interior.

A Função do Espírito Santo

As funções do Espírito Santo estão relacionadas aos seus outros nomes atribuídos pela própria Escritura.

“Mas, Eu enviarei a vocês o Encorajador, o Espírito da Verdade, Ele virá do Pai e testemunhará a meu respeito”. João 15:26

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto tenho vos dito”. João 14:26

Portanto, o Espírito Santo é o nosso

Encorajador – Aquele nos encoraja, nos estimula, nos da ânimo para lutar e não desistir da caminha da cristã, porque os nossos sofrimentos do presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. Romanos 8:18.

Consolador – Aquele que nos consola os nossos corações, que nos conforta e nos da alívio nas adversidades e tribulações da vida: Eu pedirei ao Pai, e Ele dará a vocês outro Consolador para estar com vocês para sempre. João 14:16.

Conselheiro – Aquele que nos ensina o que fazer e o que não fazer, como agir e reagir; que nos aconselha a respeito da melhor maneira de viver: é Ele quem nos ensina todas as coisas (João 14:26) e nos faz lembrar de tudo que aprendemos.

Parákleto – Aquele que caminha sempre ao nosso lado, o nosso melhor amigo que não diz o que queremos ouvir, mas o que precisamos. Ele nos confronta acerca dos nossos pecados, gera arrependimento aos nossos corações e nos transforma.

É Dele a voz que ouvimos: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita, nem para a esquerda. Isaías 30:21.

O Espírito Santo não fala de si mesmo, e nem atrai a glória para si. Pelo contrário, Ele sempre aponta pra Jesus.

É Ele quem testemunha a respeito do Filho de Deus: “No entanto, quando o Espírito da Verdade vier, Ele vos guiará em toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir”. João 16:13.

Por fim, é papel do Espírito Santo convencer-nos do pecado, do juízo e da justiça.

Pela carne não somos capazes de reconhecer as nossas iniquidades. Todavia, quando o Espírito do Senhor está em nós, Ele nos aponta os nossos pecados não para nos condenar, mas para levar-nos ao arrependimento e à confissão para sermos perdoados.

O Pecado contra o Espírito Santo

“Por esse motivo eu digo a vocês: todo pecado e blasfêmia serão perdoados, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. E, se qualquer um disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espirito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século e nem no futuro”. Mateus 12:31-32

Resumidamente, blasfemar contra o Espírito Santo é atribuir a outro – por exemplo ao diabo- uma obra de Deus. E vice-versa.

Quem comete blasfêmia não o faz na ignorância, mas opta por rejeitar ao Senhor.  Os fariseus fizeram isso ao afirmarem que Jesus expulsava demônios pelo poder de satanás.

Se é o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, do juízo e da justiça, não há mais nada que se possa fazer por quem não O reconhece e nem a suas obras. Ele não pode mais ser persuadido e, com isso, não se arrependerá.

Dessa forma, não será perdoado, porque o arrependimento é pressuposto do perdão!

Conclusão

Não podemos prosseguir a nossa caminhada cristã sem o Espírito Santo de Deus. Jesus sabia disso e, por essa razão, O enviou a nós.

É Ele quem nos convence do pecado, que gera arrependimento aos nossos corações, para sermos perdoados.

Ele é o nosso Agente de transformação. Ninguém é capaz de, sozinho, matar a carne, abandonar as iniquidades e mudar de vida, precisamos do Espírito Santo a fim de sermos santos e constantes na nossa peregrinação.

Para Pensar

Você conhece o papel de cada um na Trindade?

Você viver em comunhão com o Espírito Santo?

Você sabe ouvir a voz do Espírito Santo?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo