Versículo: “Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor (…) Então, a palavra do Senhor veio a Isaías: Vá dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor: (…) Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida”. Isaías 38:2-5
Aplicação: Ezequias era filho de Acaz e se tornou rei de Judá aos 25 anos. Ao contrário do seu pai, Ezequias confiava no Senhor, obedecia a Seus mandamentos e fazia o que Ele aprovava.
As Escrituras revelam que, logo após ter vivido um milagre ao vencer o rei da Assíria, sem que tivesse que lutar; Deus enviou o seu profeta para entregar uma palavra a Ezequias: ponha sua casa em ordem, porque você vai morrer.
O rei, que conhecia e confiava no Senhor, não aceitou aquele decreto sobre a sua vida, virou-se para a parede e clamou a Deus.
De acordo com o texto de 2 Reis 20:5, Isaías ainda não tinha saído do palácio, quando Deus alterou Seu decreto: Ouvi suas orações e vi suas lágrimas; acrescentarei 15 anos à sua vida.
O versículo de hoje nos ensina que podemos alcançar o coração do Pai, por meio das nossas orações e súplicas, e por meio das nossas lágrimas de contrição.
Aflições, dificuldades, adversidades e doenças atingem a vida de todos, mas nós, que cremos em um Deus que é Soberano, não podemos nos comportar pacificamente diante desses decretos.
Devemos, assim como Ezequias, entrar no nosso lugar secreto e apresentar a nossa causa ao Senhor por intermédio das nossas orações e súplicas.
Devemos também, assim como o rei, derramar as nossas lágrimas aos pés do nosso Pai em sinal de humilhação, de arrependimento, de contrição, de dependência, porque Ele não rejeita um coração quebrantado que se abre na Sua presença.
Deus é onipotente, Ele é poderoso para fazer o que Lhe apraz, afinal, quem O pode impedir?
Diante de um diagnóstico médico ruim, da luta por seu casamento, da batalha pela salvação da sua família, em frente ao desemprego, diante do seu pecado, enfim, de tudo o que é impossível para nós, não podemos nos comportar pacificamente. Mas, devemos batalhar em oração, porque servimos a um Deus que muda QUALQUER DECRETO, inclusive de morte.
Imediatamente, ao receber aquela sentença sobre sua vida, Ezequias clamou a Deus, chorou na Sua presença e foi atendido. Três dias depois, ele estava curado e viveu mais 15 anos.
O livro de Tiago 5:16 ensina que a oração do justo pode muito em seus efeitos. Nós somos justos, porque fomos justificados por Jesus Cristo na cruz, portanto devemos orar, clamar, suplicar a Deus para que Ele aja milagrosamente nas nossas vidas e altere os decretos proferidos contra nós.
Oração: Pai, viemos a ao Senhor essa noite, com coração contrito e quebrantado, para Lhe apresentar a nossa causa (apresenta-las). Reconhecemos que nossa dependência de Ti, reconhecemos que nada podemos fazer. Mas, reconhecemos também que Tu tens poder para fazer qualquer coisa, que és especialista nas causas impossíveis, por isso clamamos pela Tua intervenção, por isso clamamos por um milagre.
Aja, Senhor, nas nossas vidas, como agiu na vida de Ezequias, e mude essas sentenças (citá-las). Oramos em nome de Jesus. Amém.