Retribuindo o Mal com o Bem

Versículo: “José, porém respondeu: não tenham medo de mim. Por acaso sou Deus para castigá-los? Vocês pretendiam me fazer o mal, mas Deus planejou tudo para o bem. Colocou-me nesse cargo para que eu pudesse salvar a vida de muitos”. Gênesis 50:19-21

Aplicação: José era o filho preferido de Jacó. Essa preferência por parte do seu pai atraiu a ira dos seus irmãos sobre sua vida. Eles o venderam como escravo aos ismaelitas, afastando-o de seu lar.

Por mais de 50 anos José viveu no Egito, longe de sua família, como escravo, chegando até a ser preso.

Os primogênitos de Jacó traçaram planos ruins ao próprio irmão por ciúme e inveja.

Deus, porém, transformou toda maldade dos irmãos de José em bençãos para sua vida, fazendo dele governador de todo Egito, responsável por salvar muitos da fome que assolou todo o mundo, inclusive seus irmãos malfeitores.

Essa deve ser a nossa postura como cristãos: vencer o mal com o bem (Romanos 12:21).

Somos e seremos perseguidos por causa da nossa fé, por causa das nossas escolhas e serviços … e são essas perseguições que certificam a nossa fé.

John Wesley se entristecia quando não estava sofrendo ataques dos incrédulos, porque, de alguma forma, era como se ele estivesse se amoldando ao mundo, e não mais “confrontando” as pessoas com sua maneira de viver.

Todavia, diante delas não podemos retribuir o mal com o mal. Os xingamentos com xingamentos. As oportunidades de difamação com difamações.

Pelo contrário, devemos retribuir o mal com o bem. Jesus ensinou que se alguém nos ferir em um lado da face, devemos dar-lhe o outro; se alguém nos tirar a capa, não devemos impedir-lhe de tirar a túnica também… Ele mesmo retribuiu humilhação, açoites, tortura e crucificação, com perdão. Ele deve ser o nosso exemplo.

Quando agimos dessa maneira, ou seja, retribuímos o mal com o bem estamos testificando a nossa qualidade de cristãos verdadeiros, cópias de Jesus.

Quando nos posicionamos daquela forma somos recompensados pelo próprio Deus: Ele transforma toda maldade que fizeram contra nós em bençãos para as nossas vidas, como Ele fez com José.

Oração: Pai, obrigada por retribuir toda nossa maldade com perdão. Hoje queremos pedir para que o Senhor nos ajude a agir dessa maneira também: retribuindo o mal com o bem, amando e orando pelos nossos inimigos. Ciente que a vingança e a justiça pertencem apenas a ti. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo