A vaidade é definida como o valor que alguém dá à própria aparência física. Normalmente, as pessoas vaidosas querem ser reconhecidas e admiradas por seus atributos, achando-se, inclusive, superiores às outras. Nesse aspecto, ela está estritamente relacionada com o orgulho e, então, sim é pecado!!!
Nota-se, entretanto, que sua definição não está relacionada com o embelezamento da mulher, o que por muitos anos se acreditou, resultando em doutrinas infundadas; mas com o valor que se atribui a esse embelezamento, e com a sua intenção.
Se o objetivo dos adornos for causar inveja, cobiça ou provocar sexualmente o homem, com certeza a vaidade é pecado. Todavia, o aformoseamento modesto, sem más intenções, NÃO É PECADO.
A Palavra fala que Sara, esposa de Abraão, era muito bonita, ao ponto de ele mentir a Abimeleque a respeito do seu relacionamento com ela.
Rebeca, mulher de Isaque, também era muito bonita, aliás o seu próprio nome significa: mulher que prende os homens com sua grande beleza. Raquel é descrita como bonita de forma e de aparência. Ester era muito bonita e atraente, ao ponto que conquistar o coração do rei Xerxes.
A mulher virtuosa de Provérbios 31 veste-se de seda e púrpura… ou seja, ela se arruma, se embeleza, e não há nada de errado nisso. Pelo contrário, o seu marido é reconhecido na cidade e, juntamente com seus filhos, a chamam de bem aventurada.
O livro de Ester relata que, antes dela ser apresentada ao rei, submeteu-se a tratamentos estéticos com óleos de mirra e aromas. Além disso, verifica-se que as mulheres do Antigo Testamento se adornavam com braceletes e pulseiras de ouro puro.
Concluir-se que não há pecado em as mulheres cuidarem de suas aparências. Aliás, elas devem fazer isso, porque são templos, habitação do Espírito Santo.
Elas devem cuidar de seus corpos, alimentando-se de forma saudável, praticando exercícios físicos diários e se mantendo atraentes para seus maridos.
Elas devem cuidar dos seus rostos aplicando constantemente protetor solar.
Notem que não é só questão de beleza, mas de saúde também, são formas de prevenir doenças.
Elas devem manter seus cabelos penteados e com aparência de corte, numa tonalidade que combine com sua pele e possível de manter financeiramente.
Elas devem maquiar-se, basicamente, no dia-a-dia, mantendo sempre aparência saudável.
E devem vestir-se digna e elegantemente. Quero dizer, sem sensualidade e/ou provocações.
Quando uma mulher cuida de si mesma, ela passa a se achar mais bonita e a se amar mais… sua autoestima é elevada, ela fica mais feliz, o que reflete positivamente em tudo que ela faz!!!
Portanto, separe um tempo na correria do seu dia-a-dia, separe uma parcela das suas finanças (claro, não as comprometa – muitas coisas podem ser feitas por nós mesmas) para cuidar de você!!! É sua responsabilidade cuidar de si mesma, para poder cuidar da sua família.