Vença Suas Guerras

Versículo: “Enquanto Moisés mantinha os braços erguidos, os israelitas tinham vantagem. Quando abaixava os braços, a vantagem era dos amalequitas”. Êxodo 17:11

Aplicação: Após serem libertos por Deus da escravidão do Egito, os hebreus rumavam, pelo deserto, à Canaã, quando foram atacados pelos amalequitas.

De acordo com as Escrituras, Moisés nomeou Josué líder do exército israelita e ordenou que ele escolhesse homens para lutar contra os guerreiros de Amaleque.

Enquanto Josué guerreava, Moisés, Arão e Hur subiram a uma colina para clamarem ao Senhor: durante o tempo em que Moisés mantinha seus braços erguidos ao céu, seu povo vencia a batalha. Todavia, quando ele os abaixava, ficava em desvantagem.

Então, Arão e Hur colocaram o líder dos hebreus sentado e sustentaram seus braços levantados até o pôr do sol, quando eles derrotaram os amalequitas.

A palavra de hoje nos ensina que existem duas frentes de batalhas com as quais precisamos nos preocupar.

A primeira é a literal. Josué escolheu homens para integrar o exército israelita e, juntos, defenderem o seu povo dos ataques amalequitas.

A segunda e mais importante é a batalha espiritual. O líder do exército hebreu e seus homens faziam sua parte e lutavam, porém, só eram bem sucedidos enquanto Moisés permanecia com seus braços erguidos ao céu.

A Bíblia nos revela que hoje não temos mais que lutar contra carne e sangue (Efésios 6:12), isto é, não precisamos guerrear contra pessoas, ainda que elas nos façam mal.

Pelo contrário, é nosso dever como cristãos vencer o mal com o bem.

Contudo, precisamos guerrear contra os príncipes das trevas deste século e contra as hostes espirituais da maldade (Efésios 6:12). Essa é a nossa verdadeira batalha.

Para tanto, precisamos nos revestir de toda armadura de Deus, para que possamos estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Ou seja, devemos cingir os nossos lombos com a verdade e nos vestir com a couraça da justiça.

Precisamos calçar os nossos pés na preparação do evangelho da paz e, sobretudo, tomarmos o escudo da fé, com o qual poderemos apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Além disso, devemos colocar o capacete da salvação, e a espada do Espírito que é a palavra de Deus; orando em todo tempo. (Efésios 6: 12-18).

Isso significa que a força do nosso braço nessa batalha espiritual não adianta nada. Ela não é capaz de vencer a guerra contra satanás.

No entanto, quando nos revestimos do sangue do Cordeiro, e na força e no poder do Espirito Santo de Deus somos mais do que vencedores em Cristo Jesus.

Dessa forma, paremos agora de guerrear sozinhos pelas nossas causas, antes que morramos. Mas, tomemos posse das armas que o Senhor nos proveu (oração, jejum e Bíblia) e partamos para cima dos nossos inimigos.

Oração: Senhor, obrigada por não nos permitir lutar sozinhos contra o inimigo das nossas almas. Obrigada por deixar a nossa disposição armas eficazes no combate de satanás e de seus dardos. A partir de hoje queremos nos revestir de toda armadura que o senhor nos proporcionou e chamá-Lo para batalha juntamente conosco (apresentar suas guerras para Deus) . Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo