Vida a Ossos Ressequidos

Versículo: “Anunciei a mensagem, como ele me havia ordenado, e o espírito entrou nos corpos. Todos eles voltaram à vida e se levantaram, e formaram um grande exército.” Ezequiel 37:10
Aplicação: O Senhor levou o profeta a um vale que estava cheio de ossos ressequidos. Então o questionou: filho do homem, porventura viverão estes ossos?
A resposta de Ezequiel foi: Senhor Deus, tu o sabes. Ele ordenou que Seu servo profetizasse aos ossos para que vivessem.
Ezequiel obedeceu fielmente à instrução de Deus e aqueles ossos voltaram a vida, formando um grande exército.
De acordo com as Escrituras, aqueles ossos secos representavam a nação de Israel cativa e escravizada na Babilônia, sem qualquer esperança de mudança.
Mas, eles também podem nos representar… muitas vezes vivemos adversidades que nos derrubam em vales dos quais não conseguimos sair.
Ficamos abandonados lá por muito tempo. Morremos e nos tornamos ossos ressequidos: sem qualquer esperança de socorro.
Entretanto, Ezequiel nos ensina várias lições nesse capítulo.
A primeira é que não devemos olhar para as adversidades, mas para Aquele que nos levou/permitiu chegarmos ao vale.
O profeta viu ossos ressequidos, por isso diante da pergunta de Deus, se eles poderiam viver novamente, deveria ter respondido NÃO, sem qualquer dúvida.
Porém, seu foco estava no Soberano (e não nas adversidades). Ele confiava que para o Senhor nada é impossível, por isso respondeu: Tu o sabes.
Ezequiel cria que bastava uma palavra de Deus e todos ossos tornariam a viver.
A segunda lição é que a Palavra do Senhor traz vida aos mortos, por isso precisamos examinar as Escrituras diariamente, só assim seremos cheios e alimentados pelo Espírito da Vida.
A Bíblia nos ensina a maneira correta de vivermos, fortalece a nossa fé e nos arranca dos vales de ossos secos que o mundo nos enterra.
Assim, para vivermos em pé, cheios de esperança temos que nos encher da Palavra de Deus.
Depois de transbordar, é nossa missão profetizar Palavras de vida sobre os que nos cercam que, muitas vezes, também estão nos vales.
Quando cumprimos a ordem do Senhor, temos o privilégio de vermos, como Ezequiel: então o espírito entrou neles, e viveram, e se puderam de pé, um exército grande em extremo.
Oração: Senhor, hoje queremos pedir para que abra os nossos olhos nesse vale de ossos secos que estamos vivendo (você pode citar suas dificuldades) para que não enxerguemos apenas nossas adversidades, mas, principalmente, para vermos a Ti, o Soberano que tem poder para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. Derrama, Pai, do teu Espírito sobre nós e nos dê vida novamente. Fortaleça a nossa fé e esperança, só assim creremos que basta uma Palavra tua e viveremos.
Ajuda-nos também Deus, a profetizarmos a tua Palavra de Vida aos que nos rodeiam, para que sejam curados, libertos e salvos. Oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo