A Ressurreição de Lázaro
Texto Para Leitura: João 11:1-57

Estudo 20/2021

Por, Wesley Fernandes

Introdução

No texto de João 11 vamos aprender mais sobre o sinal operado por Jesus na vida de Lázaro.

Lázaro tinha duas irmãs, Marta e Maria. Essa família era muito próxima e amada por Jesus, e quando Lázaro adoece suas irmãs mandam avisa-Lo. Ao receber a notícia que Lázaro estava doente, Jesus afirma que o propósito da doença não era para a morte, mas sim para a glória de Deus.

Jesus aguarda dois dias, e mesmo sabendo que Lázaro já havia morrido, vai até Betânia ao encontro da família. Chegando lá, Jesus se encontra com Marta e Maria e elas enfatizam dizendo que, se Ele tivesse chegado antes, Lázaro não teria morrido.

Jesus então, se apresenta como a Ressurreição e a Vida! Aquele que tem o poder para ressuscitar e dar vida aos mortos.

Diante do túmulo, Jesus pede para que se remova a pedra. Mesmo já fazendo quatro dias que Lázaro havia morrido, Jesus chama-o para fora. Lázaro ressuscita e Jesus ordena que se retirem as ataduras e lenços que envolviam seu corpo.

Após esse milagre, muitos judeus que estava ali creram nEle. Outros, porém foram contar o feito realizado por Jesus aos fariseus. A preocupação dos fariseus era sobre o poder que tinham. Eles não queriam que os romanos tomassem o lugar deles.

Um dos papéis dos fariseus era confirmar se alguém que aparecesse seria ou não o messias. Eles conheciam a lei, as profecias, estudavam este assunto e eram os responsáveis por responder se Jesus era ou não o Messias que os judeus esperavam.

Porém, quando mais nenhuma evidência faltava, o coração deles se endureceu. Estavam mais preocupados com sua posição do que com entender se Jesus era ou não o Messias.

Vemos então que convocaram uma reunião do Sinédrio, e Deus usa o sumo sacerdote Caifás para profetizar a morte de expiatória de Jesus.

Nesse dia, ficou resolvido que Jesus deveria morrer.

A CIDADE DE BETÂNIA

O significado de Betânia é “casa da pobreza”. É muito interessante que Jesus tem uma grande relação com essa cidade. E utiliza dessa pobre cidade para nos trazer ricos ensinamentos.

Em Betânia os discípulos encontram Jesus encarnado pela última vez, pois foi o lugar em que Jesus ascendeu ao céu.

Podemos ver também Betânia como um local que possui uma igreja bem edificada. Vemos na família de Lázaro esse exemplo:

– Lázaro tinha um coração disposto a ser amado, seu coração era receptivo ao amor de Deus; o texto nos mostra que Jesus amava Lázaro (v. 3);

– Maria tem joelhos que se prostram diante de Deus. Em três oportunidades que lemos sobre Maria, ela tem uma postura de adoração e total submissão à Jesus (Lucas 10.29, João 11.32 e João 12.3);

– Marta tem as mãos dispostas ao serviço. Embora muitas vezes temos a visão de Marta como uma mulher que desperdiçava oportunidades, ela também tinha o lado prestativo que realizava o serviço necessário para o ministério de Jesus.

De igual modo, a igreja precisa ter as três características dos irmãos. Precisa ser receptiva em receber o amor de Deus, ser uma verdadeira adoradora e realizar os serviços na obra de Deus.

A DEMORA DE JESUS

No verso 6, vemos Jesus aguardando propositalmente para ir até Betânia. No verso 4, Jesus diz que a enfermidade era para a glória de Deus.

Podemos entender que Jesus permite a morte de Lázaro para usá-la posteriormente como um sinal, para que as pessoas pudessem crer que Jesus é o Messias.

Jesus chega em Betânia após 4 dias em que Lázaro havia morrido. Existia uma crença antiga que em até 3 dias a pessoa ainda poderia ser “ressuscitada” e que a alma ainda estaria no corpo. Jesus aguarda o 4º dia para realizar o milagre, para que não houvesse dúvidas da presença do poder de Deus.

O ENCONTRO DE JESUS

Ao se encontrar com Marta, ela afirma: “Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão”. Jesus então diz que Lázaro iria ressuscitar. Marta acredita que o irmão iria ressuscitar no último dia (Daniel 12.2).

Mas Jesus se apresenta como a Ressurreição e a Vida. Ele revela à Marta que a Ressurreição não é uma data, mas é uma pessoa, o próprio Deus!

Quando Jesus se encontra com Maria, ela tem a mesma fala da irmã. Mas nesse momento vemos Jesus tratando com Maria de forma diferente.

Podemos notar que as duas falaram a mesma coisa, mas com comportamento diferente. Maria quando se achega à Jesus, vai até os seus pés. Nós temos um Deus que mais vê a nossa oração do que ouve (Mateus 6.6).

Jesus se apresenta como o Deus todo poderoso com Marta; Para Maria Jesus mostra a empatia. Marta precisava de poder; Maria só precisava de conforto.

Ao se achegar até o túmulo de Lázaro, Jesus chora. Ele chora mesmo sabendo o que ia acontecer.  Mesmo sabendo que o milagre iria ser realizado.

Jesus chora porque se preocupa com as pessoas e entende cada aflição que passamos.

A PEDRA REMOVIDA

Jesus ordena que os homens retirem a pedra do túmulo. Jesus tinha o poder para remover a pedra simplesmente com sua fala. Mas ele pede para que as pessoas participem, exercendo , naquele momento de milagre.

Podemos entender que, muitas vezes a pedra que o homem colocou, o homem deve tirar. Deus opera o milagre, mas em muitos momentos precisamos exercer nossa fé. Deus quer que tenhamos uma participação no milagre que Ele faz.

Jesus então chama Lázaro pelo nome. Como um Leão, em alta voz Ele diz: “Lázaro, vem para fora!”.

Lázaro é ressuscitado, e Jesus ordena para que as pessoas retirem as ataduras de seu corpo.

Quando a pessoa é ressuscitada de sua vida de pecado, precisa romper com todo ligamento que possui com a antiga vida. Tudo o que liga ao mundo precisa ser removido, para que haja enfim a liberdade.

O papel da igreja não é prender em amarras religiosas, mas é de proclamar que não somos mais escravos do pecado (próprias vontades). Porque aquele que faz tudo o que quer não é livre, mas é escravo das próprias vontades.

O estopim para que os judeus quisessem matar Jesus foi a ressureição de Lázaro. Jesus livra Lázaro da morte, trazendo a morte para ele.

A PROFECIA DE CAIFÁS

No verso 49, podemos ver que quando Deus ordena até o diabo obedece. Deus usa Caifás, sumo sacerdote, inimigo de Jesus, para profetizar a Sua morte expiatória.

Os membros do Sinédrio tinham medo de perder seus cargos, então, a partir daquele dia resolveram matar Jesus

VAMOS PENSAR UM POUCO

– Temos julgado que Deus está demorando para realizar algo em nossas vidas?

– Possuímos as características de Lázaro, Marta e Maria? De qual forma podemos aprimorar as características dos irmãos em nossas vidas?

– Temos nos esforçado em remover as pedras de nossas vidas? Ou apenas aguardamos o milagre de Deus sem nossa participação de fé?

DESAFIO

– Compartilhe a resposta no grupo da igreja: quem nasce uma vez morre quantas vezes? E quem nasce duas vezes morre quantas?

– Compartilhe a foto de sua célula nas redes sociais, marcando @iprvotuporanga.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo