Uma Família Especial Para Jesus

ESTUDO 01/2021, por, Marcos Valerio

TEXTO PARA LEITURA: LUCAS 10.38-42
INTRODUÇÃO

A Leitura desse texto fala-nos sobre duas irmãs, Marta e Maria, as quais hospedaram a Jesus quando ele passou pelo seu povoado.

O Novo Testamento fala sobre essa família por diversas vezes e descobrimos pela leitura da narrativa no Evangelho de João, que essa família era composta também por um irmão, chamado Lázaro.

Portanto, era uma família de três irmãos: Marta, Maria e Lázaro.

Eles moravam na aldeia de Betânia, um pequeno povoado bem próximo de Jerusalém. Assim, quando Jesus se dirigia a Jerusalém ele passava por Betânia e certamente muitas vezes esteve hospedado na casa de Marta, Maria e Lázaro.

Sabemos que Jesus ama a todas as pessoas de uma forma geral, mas no Evangelho de João, a Bíblia diz que Jesus amava de forma específica a Marta, Maria e Lázaro (João 11.5).

Havia algo muito especial nessa família e é isso que queremos estudar nessa noite.

JESUS ERA CONVIDADO DE HONRA

O texto lido nos mostra que havia uma disposição muito grande por parte de Marta em receber Jesus em sua casa, lembrando que com Jesus estavam os seus 12 (doze) apóstolos e talvez muitos outros discípulos, o que tornava essa missão bem trabalhosa.

Marta era, possivelmente, a irmã mais velha e responsável pela família.

Ela se revela como uma pessoa muito comprometida em servir a Jesus e lhe oferecer o melhor do que possuía. Sua agitação nos afazeres domésticos, certamente no preparo da alimentação que iria servir, demonstram seu grande desejo de agradar o Mestre.

A presença de Jesus era muito importante para aquela família, de maneira que receberam Jesus como convidado de honra.

A acolhida era tão especial que Jesus não tinha dúvidas, quando passava por aquela região, já tinha um lugar para ficar com os seus discípulos.

HAVIA FOME E SEDE DE CONHECER A JESUS

Maria parece ser a irmã mais jovem, menos preocupada com as responsabilidades domésticas, mas com um ardente desejo em conhecer os ensinamentos de Jesus e, por isso, amava ficar sentada aos pés de Jesus ouvindo-o atentamente.

Os temperamentos de Marta e Maria são diferentes, mas as duas são inteiramente dedicadas em conhecer a Jesus.

Maria buscava conhecer o Mestre, tinha uma paixão pela sua mensagem, de maneira que se sentou no chão para ficar bem próxima de Jesus e assim poder ouvir suas mensagens.

Aquele era um momento tão especial para Maria que ela se esqueceu de todas as demais coisas e até de ajudar a sua irmã.

Naquela família havia fome da Palavra de Deus!

A FAMÍLIA ERA CHEIA DE FÉ

João 11.27 relata a declaração de fé proferida por Marta: “Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.

Perceba que Marta declara que cria na divindade de Jesus e que Ele era o Messias (Cristo), algo que Israel como nação rejeitou. Ela compreendeu a missão salvadora de Jesus e declarou crer nEle.

Quando Jesus chegou na aldeia, estando Lázaro já morto, tanto Maria como Marta disseram para Jesus: “Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão” (João 11.21,32). Elas criam nos milagres de Jesus e não tinham dúvidas de que Jesus era poderoso para curar o seu irmão.

Essa fé foi manifestada antes da morte de Lázaro, pois a suas irmãs enviaram uma pessoa para avisar Jesus que Lázaro estava doente, certamente solicitando a vinda de Jesus para curá-lo da enfermidade mortal.

A fé dessa família sempre esteve evidenciada pelas suas atitudes e suas palavras.

JESUS ERA AMADO E ADORADO PELA FAMÍLIA

Em João 12.1-3 traz a narrativa de um momento especial em que Jesus esteve naquela família, sendo-lhe servido uma Ceia.

Durante aquela refeição, Maria pegou um caríssimo perfume (custava um ano de serviço de uma pessoa) e ungiu os pés de Jesus e enxugou com os seus cabelos.

Era um ato de adoração. Uma oferta de gratidão a Deus. Uma das mais lindas atitudes humana em relação a Jesus, em pura adoração e reconhecimento do que Ele fez.

A VIDA DE LAZARO TESTEMUNHAVA JESUS

Jesus ressuscitou a Lázaro depois que o mesmo havia falecido há quatro dias e já cheirava mal.

Foi tão tremendo este milagre que repercutiu nos mais altos escalões religiosos daquela época e por isso resolveram matar a Jesus.

Na Ceia oferecida a Jesus pela família de Lázaro, havia muita gente que havia vindo de Jerusalém, pois tinham ouvido falar do milagre da ressurreição.

As pessoas creram em Jesus, pois viram Lázaro ressuscitado. Certamente, muitos deles tinham participado do funeral de Lázaro e agora o viam cheio de vida.

A vida de Lázaro era um testemunho do poder do Senhor Jesus. Era tão impactante esse testemunho que os opositores de Jesus pretenderam matar Lázaro para esconder a evidência da ressurreição – João 12.9-11.

CONCLUSÃO:

A família de Marta, Maria e Lázaro é um exemplo para nós.

Eles se tornaram pessoas especiais no coração de Jesus pela atitude amorosa que tiveram para com o Mestre, honrando-o, servindo-o, adorando-o e testemunhando com suas vidas a fé que tinham nEle.

VAMOS PENSAR UM POUCO:
  1. – Quais das seguintes atitudes se sobressai em sua vida em relação ao Senhor Jesus? (honra, fome em conhece-lo, adoração, fé, testemunho);
  2. – Agora pense bem, qual das atitudes acima você acha que precisa urgentemente melhorar para agradar a Cristo?
  3. – Como poderemos hoje honrar a Jesus perante as pessoas?
  4. – O nosso testemunho de vida tem alcançado pessoas em nosso redor? Você tem alguma experiência para contar?
DESAFIO:

Escolher um nome para sua célula;

Compartilhar uma foto de sua célula nas redes sociais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo