A Missão Do Filho De Deus
Texto Para Leitura: João 5:19-47

Estudo 10/2021

Por, Pastor Marcos Valério Fernandes

Introdução

 No capítulo 5, o evangelho de João narra que Jesus havia curado um paralítico, junto ao tanque de Betesda e era aquele dia sábado, por isso, houve uma perseguição por partes dos judeus contra Jesus sob a acusação de que Ele estaria violando as regras do dia de sábado.

Jesus respondeu aos judeus que Deus trabalhava até agora e Ele trabalhava também (vs. 17) e com isso, aumentou ainda mais a ira dos judeus, porque segundo eles, Jesus não só violava o sábado, mas se fazia igual a Deus e para eles isso era uma blasfêmia, razão pela qual procuravam matá-lo.

Nesse contexto, Jesus se defende passando a explicar a sua MISSÃO, demonstrando, o que Ele fazia estava ligado ao Pai.

Jesus explica que faz tudo em conformidade com a vontade do Pai.

Além disso, Jesus demonstra que a sua missão é verdadeira e apresenta as provas de que foi enviado por Deus.

O estudo de hoje procura analisar a missão de Jesus e as provas que indicam a autenticidade de seu ministério.

A MISSÃO DE JESUS

Como já explicamos, Jesus falou sobre a sua missão, detalhando vários pontos muito importantes para a nossa fé.

A MISSÃO DE VIVIFICAR AQUELES A QUEM QUER

Versículo 21 – “pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer”.

Jesus disse que aqueles que ouvem a sua palavra e crê naquele que o enviou tem a vida eterna (vs. 24).

A missão de Jesus é levar a palavra aos perdidos para que estes creiam em Deus e sejam salvos.

Quando o pecador perdido se encontra com Jesus e se arrepende de seus pecados, recebe a vida eterna.

A mensagem do evangelho de João foi escrita para que as pessoas creiam em Jesus e crendo tenham a vida eterna – João 20.31

Dessa maneira, há um trabalho conjunto entre o Pai e o Filho para que os homens sejam agraciados com a vida eterna e essa vida está tanto no Pai como no Filho (vs. 26).

A MISSÃO DE RESSUSCITAR OS MORTOS

Versículo 25 – “em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão”.

A missão de Jesus é ressuscitar os mortos.

Demonstrando o cumprindo essa missão, o evangelho de João narra a ressurreição de Lázaro. Antes de fazer o milagre Jesus disse a Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11.25).

Sabemos que no decorrer de seu ministério terreno, Jesus ressuscitou algumas pessoas, sendo narrado nos evangelhos a ressurreição do filho da viúva de Naim, da filha de Jairo e de Lázaro, além da ressurreição do próprio Jesus.

Entretanto, a missão de Jesus transcende ao seu ministério terreno. Jesus ensina que chegará o tempo em que os mortos serão ressuscitados.

Os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e ressuscitarão, uns para a vida e outros para o juízo.

No versículo 28, Jesus esclareceu que vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão, o que indica que a ressurreição será de forma universal.

Entretanto, haverá uma divisão entre os que ressuscitarão para a vida e os que ressuscitarão para o juízo.

Quando estudamos a Bíblia, buscando nos mais diversos textos que explicam o processo da ressurreição, aprendemos que haverá um intervalo de mil anos entre a ressurreição para a vida (chamada de primeira ressurreição) e a ressurreição para o juízo (chamada de segunda ressurreição).

A ressurreição para a vida acontecerá por ocasião do arrebatamento da igreja, quando vivos e mortos ressuscitados, que constituem a igreja de Cristo, receberão um corpo incorruptível e em um breve instante, serão levados para os ares para o encontro com o Senhor (1 Tessalonicenses 4.13-17).

A ressurreição para o juízo acontecerá após o milênio, quando os mortos serão levados perante ao grande Trono Branco, onde serão julgados segundo as suas obras (Apocalipse 20.11-15).

A MISSÃO DE JULGAR

Versículo 22 – “E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento

Jesus recebeu autoridade do Pai para julgar aos homens (vs. 27).

O julgamento que será exercido por Jesus buscará aplicar a justiça e realizar a vontade de Deus.

Quando Jesus foi crucificado a Justiça de Deus foi satisfeita através da morte de Jesus.

Quando o pecador crê no ato consumado na cruz, ele recebe a justificação pela fé e sobre si já não recai nenhuma condenação.

Romanos 8.1 diz claramente “já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.

A base do julgamento está na posição que cada pessoa assume em relação a missão de Jesus.

João 3.19 diz: “o julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas que a luz; porque as suas obras eram más”.

A vontade de Deus é que os homens sejam justificados através de seu Filho. Deus não tem prazer em condenar a ninguém, por isso ele enviou Jesus ao mundo com a missão de oportunizar a salvação, em um ato de graça, através da fé.

João 3.16 – “… Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Em João 3.18 assevera que o fato de crer em Jesus libera desse julgamento – “Quem nele crê não é julgado…”

Entretanto, quem não crê em Jesus será julgado, conforme João 3.36 – “…todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira (julgamento) de Deus”.

AS PROVAS DA AUTENTICIDADE DO MINISTÉRIO DE JESUS

Alguns talvez perguntem: como poderemos saber que o ensino de Jesus é verdadeiro?

Jesus mesmo apresentou as provas.

O TESTEMUNHO DE JOÃO BATISTA

João Batista testemunhou a respeito de Jesus dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado o mundo!” (João 1.29).

João Batista disse: João 1.34 – “pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus”.

O ministério de João Batista foi preparatório para o ministério de Jesus. João apontou que Jesus era maior do que ele.

Os judeus entenderam que João Batista era uma lâmpada que ardia e alumiava e muitos se alegraram com a sua luz.

Se os judeus criam no ministério de João Batista, teriam que aceitar o ministério de Jesus, pois João tinha apontado Jesus como o Messias.

O TESTEMUNHO DO PAI

Jesus disse que o Pai que me enviou tem dado testemunho de mim (vs. 37).

O fato de Deus Pai ter concedido a Jesus o poder e a autoridade para realizar milagres, testemunham que Deus era com Ele.

João 8.18 – “eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim.”

O testemunho do Pai foi ouvido por João Batista no momento do batismo de Jesus (Marcos 1.11) e pelos discípulos no monte da transfiguração (Lucas 9.35).

O TESTEMUNHO DAS OBRAS FEITAS POR JESUS

Os milagres realizados por Jesus eram contundentes. Ninguém teria o poder e a autoridade para realizar tais sinais se Deus não estivesse com ele.

Nicodemos ao procurar Jesus expressou que reconhecia que Deus era com Jesus em razão dos milagres que estavam sendo realizados (João 3.2).

O cego de nascença, após ser curado por Jesus compreendeu que o milagre demonstrava que Deus era com Jesus (João 9.32-33).

A quantidade e variedade de milagres que aconteciam pelo ministério de Jesus autenticavam seus ensinos e o seu ministério.

O TESTEMUNHO DAS ESCRITURAS SAGRADAS

As Escrituras Sagradas testificam a respeito de Jesus.

Os judeus alegavam que criam em Moisés, mas Jesus os repreendeu dizendo que se eles realmente cressem em Moisés, creriam também nele, porque Moisés escreveu a respeito de Jesus.

-O estudo das Escrituras demonstra que Jesus cumpriu as profecias bíblicas a respeito do Messias.

Tudo o que Jesus fez foi em cumprimento ao que já estava escrito a seu respeito.

As Escrituras são testemunhas de que o ministério de Jesus é verdadeiro

CONCLUSÃO

Jesus veio ao mundo com uma missão, que o levou a cruz para morrer pelos nossos pecados, com o objetivo de nos trazer a vida eterna.

Verificamos que a missão de Jesus ainda não está concluída, pois ele futuramente ressuscitará aos mortos e julgará a humanidade.

A veracidade das palavras de Jesus é autenticada por vários testemunhos de maneira que não há razão para deixarmos de nele crer e depositar a nossa esperança.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. – Você tem alguma missão? Qual é a sua missão?
  2. – Jesus recebeu a sua missão diretamente do Pai. Quem comissionou você?
  3. – Jesus tem cumprido cabalmente a sua missão. A missão que recebemos tem sido cumprida?
DESAFIO DA SEMANA

Pense na missão que você recebeu e estabeleça um plano para exercer o seu chamado, colocando-o em prática.

Não se esqueça de tirar uma foto e compartilhar em suas redes sociais marcando a @iprvotuporanga

Deus abençoe a sua vida.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo