Versículo: “O rei Nabucodonosor tinha ordenado a Nebuzaradã, capitão da guarda, que encontrasse Jeremias. “Cuide que ele não seja ferido”, disse. “Tome conta dele e providencie tudo que ele pedir”. Jeremias 39:11-12
Aplicação: Há mais de 20 anos (pelo menos), o Senhor havia ungido Jeremias para que ele pregasse arrependimento ao povo escolhido de Deus, que tinha se desviado do Seu caminho.
E conforme lhe fora ordenado, o profeta fez, todavia em vão.
Os israelitas não deram ouvidos ao profeta, muito menos à sua mensagem, continuaram a desobedecer ao Senhor, e até acusaram Jeremias de “deserção” lançando-o na prisão causa das suas profecias.
Após tantos anos de misericórdia, finalmente a ira de Deus recaiu sobre Israel. Jeremias estava preso, quando Nabucodonosor e todo o exército babilônico invadiram Jerusalém.
A cidade foi destruída, os muros foram derrubados, o templo e o palácio do rei foram queimados e houve matança por todo lado.
Os que sobreviveram, foram levados como escravos para a Babilônia
Todavia, o profeta do Senhor que estava preso por tê-Lo obedecido, não foi diretamente atingido por toda aquela destruição.
O versículo de hoje afirma que o rei da Babilônia, adversário de Jeremias e de seu povo, tinha dado a seus oficiais ordens exclusivas a respeito dele:
1- para que ele não fosse ferido; 2- para que tudo o que ele precisasse lhe providenciado, 3- bem como para que ele fosse liberto, podendo escolher se ficaria em Judá, se seguiria para a Babilônia, ou se iria para qualquer outro lugar.
Então, o capitão da guarda deu ao profeta um pouco de alimento e de dinheiro e o deixou partir.
Como Deus é maravilhoso e guarda, protege aqueles que O obedecem.
O mesmo instrumento – Nabucodonosor, que Deus usou para fazer cair juízo sobre Judá; usou para exercer misericórdia para com seu servo.
Estava acontecendo uma guerra e a ordem, normalmente, era matar o máximo de pessoas, escravizar os sobreviventes e roubar todos os bens.
Porém, o rei da Babilônia protegeu Jeremias, impedindo que ele sofresse qualquer ferimento; deu a ele liberdade (que ele não tinha antes), comida e dinheiro.
É isso que Deus faz na vida daqueles que O obedecem: transforma o mal, em bem; as maldições, em bençãos.
A mesma circunstância usada como juízo, para os ímpios; é instrumento de bençãos àqueles que obedecem.
Minha oração é que sejamos como Jeremias: obedientes, ainda que zombem de nós, ou até mesmo nos levem para a prisão, porque quando o juízo sobrevier, seremos abençoados até pelos nossos inimigos.
Não desistamos!
Oração: Senhor, obrigada por seu esse Deus misericordioso e justo. Obrigada por guardar aqueles sofrem por te obedecer. Ensina-nos, Pai, a cada dia, a te obedecermos mais, independente das circunstâncias, das zombarias e dos sofrimentos, para que assim demonstremos a todos o nosso amor por Ti. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!