Face a Face

Versículo: “Ali o Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala a um amigo”. Êxodo 33:11

Aplicação: O livro de Êxodo é muito mais do que as tábuas da lei, os dez mandamentos e a construção do Tabernáculo.

Para mim, ele narra a história de um relacionamento de amizade e intimidade.

Nele, verificamos o nascimento de Moisés, seu chamado, o início do seu relacionamento com o Senhor até uma intimidade tão profunda que o fez ser chamado amigo de Deus.

Na Antiga Aliança essa amizade com o Todo Poderoso era rara. Geralmente, ela acontecia com alguns escolhidos de Deus, como no caso de Moisés, o qual era usado para intermediá-Lo com o povo.

Na Nova Aliança, porém, essa intimidade é para todos. Na verdade, essa é a vontade soberana de Deus: relacionar-se com sua criatura.

Para tanto, não poupou a vida do próprio Filho, por amor de nós; antes, O entregou como Cordeiro para morrer no nosso lugar. Agora, por intermédio de Jesus, podemos ser amigos de Deus.

A principal característica de uma amizade é o relacionamento, isto é, a convivência, as conversas o entrosamento. São essas coisas que criam vínculo, intimidade e confiança entre as pessoas, e com Deus não é diferente.

Para sermos amigo de Deus temos que nos relacionar com Ele.

A Bíblia nos mostra Moisés se relacionando diariamente com o Senhor, escalando montes para estar na Sua presença e lá permanecendo por até 40 dias.

Nós, se quisermos ser amigos de Deus e falar com Ele face a face, precisamos nos relacionar diariamente.

Outra característica de uma amizade verdadeira é que os amigos se conhecem; muitas vezes, apenas com um olhar sabe o que o outro está pensando.

Não temos dúvidas de que o Senhor nos conhece, afinal foi Ele quem nos criou. Ele nos sonda e esquadrinha os nossos corações, sabe todos os nossos pensamentos e os nossos caminhos. A palavra ainda não chegou a nossa língua, e ele já sabe o que iremos falar. (Salmos 139)

Mas, e nós conhecemos a Deus?

Nas Escrituras Sagradas Ele se revela para nós, assim para O conhecermos verdadeiramente precisamos examiná-las.

Não raras vezes, pensamos algo a respeito do Senhor que não é totalmente verdadeiro, e assim fazemos por não O conhecer direito.

Por exemplo, muito se fala que Deus é amor, mas se esquece que Ele é santo e justo simultaneamente.

Dessa forma, se quisermos ser amigos de Deus e falar com Ele face a face, precisamos, diariamente, examinar as Escrituras.

Por fim, os amigos sabem o que o outro irá fazer. Jesus disse aos seus discípulos: “já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi do meu Pai vos dei a conhecer”. (João 15:15).

E ai, você é amigo de Deus?

Oração: Senhor, obrigada pela oportunidade que nos dá de sermos seus amigos. Obrigada por possibilitar esse relacionamento e intimidade que, por tanto tempo, ficou impossibilitado por causa dos nossos pecados. Realmente somos privilegiados. Sabemos que, como amigos, podemos contar com o Senhor para todas as situações das nossas vidas. agora queremos que saiba que também podes contar conosco para tudo quanto “precisar”. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo