O Tabernáculo Sou Eu

 Versículo: “Então a nuvem cobriu a tenda do encontro e a glória do Senhor invadiu o tabernáculo”. Êxodo 40:34

Aplicação: O Livro de Êxodo nos revela que Deus queria habitar no meio do seu povo. Para tanto, Ele ordenou a construção de um Tabernáculo.

De acordo com o versículo de hoje, quando tudo ficou pronto, conforme Suas instruções, a presença do Senhor encheu a Tenda.

A Bíblia revela ainda que, durante o dia, a nuvem do Senhor pairava no ar acima do Tabernáculo e, à noite, fogo ardia dentro da nuvem, de modo que os hebreus podiam vê-la.

E isso aconteceu ao longo de toda a jornada dos israelitas no deserto, conforme a aliança que Deus havia feito com eles.

Deus, então, tabernaculou (habitou) no meio do seu povo.

Na Nova Aliança vemos a narrativa acima descrita se repetir: ou seja:

Deus, através de seu Filho Jesus, volta a habitar no meio do seu povo.

O Evangelista Mateus relata que o anjo, o qual revelou a Maria que ela ficaria grávida, disse que a criança deveria se chamar Emanuel, que significa Deus conosco. (Mateus 1:23).

João, por sua vez, afirma que “o Verbo se fez carne e tabernaculou (habitou) entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito Pai, cheio de graça e verdade”. João 1:14

Jesus habitou no meio do seu povo, cumpriu a missão que Lhe fora atribuída: morrer para nos salvar; e voltou para o Pai.

Porém, há nas Escrituras uma promessa de, mais uma vez, e agora para toda eternidade, Deus tabernacular entre os homens: na Nova Jerusalém.

“Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais Ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus”.

Essa é a vontade do nosso Pai: viver entre nós.

Ocorre que da mesma maneira como ninguém, exceto o sumo-sacerdote, podia entrar no Tabernáculo (no lugar Santo e no Santo dos Santos); só entrarão na Nova Jerusalém, onde o tabernáculo de Deus estará para toda eternidade, aqueles cujo nome forem escritos no livro da vida; aqueles que tiverem lavado suas vestes no sangue do Cordeiro.

Em outras palavras: Aqueles que tiverem recebido Jesus como o Senhor de suas vidas, e tiverem o Seu selo, o Espírito Santo.

Hoje ainda é tempo do Espírito de Deus tabernacular em você, selando-o para o grande dia que se aproxima, basta que reconheça Jesus como sendo o Filho de Deus que morreu para que os seus pecados pudessem ser perdoados; mas que ao terceiro dia ressuscitou, e está vivo e reinando ao lado de Deus Pai.

Oração: Senhor, obrigada por tão grande amor que te faz querer habitar no nosso meio. Obrigada por tornar isso possível por intermédio de Jesus. Hoje, queremos confessar Jesus como Senhor das nossas vidas e que Seu Espírito habite em nós, selando-nos para o grande dia, quando seu tabernáculo estará por toda eternidade no meio do teu povo. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo