O “deus” Que Não Responde

Versículo: “Os deuses não podem proteger o povo e o povo não pode proteger os deuses e vão juntos para o cativeiro(…) alguns gastam seu ouro e sua prata para e contratam um artesão para lhes fazer um deus; então se curvam diante dele e o adoram! Levam-no consigo e, quando o põem no lugar, ali ele fica; não pode nem mesmo se mexer. Quando alguém faz uma oração, ele não responde; não pode livrar as pessoas de suas aflições.” Isaías 46:2-7

Aplicação: A Palavra de Deus nos deixa claro no Novo e no Antigo Testamento que o Senhor não tolera a idolatria, tanto é assim que o Livro de Apocalipse garante que os idólatras não herdarão o Reino de Deus. Apocalipse 22:15.

O Senhor nos criou e cuidou de cada um nós, Ele nos amou desde a eternidade e, por isso, tem ciúmes de nós, não tolerando que adoremos outro que não seja Ele.

Inclusive, esse foi o primeiro mandamento estabelecido: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra (êxodo 20:1-4), o qual continua em vigor no Novo Testamento: por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria (1 Coríntios 10:14).

O grande problema é que muitos de nós não sabemos o que é ao certo ser idólatra e, por essa razão, pensamos (talvez erroneamente) que não o somos.

Associamos a idolatra à adoração de imagens de deuses, santos e anjos quando não é só isso.

Idolatria é tudo – coisas e/ou pessoas, que ocupa o lugar de Deus nas nossas vidas.

Ela nos leva a adorar tais coisas e é exatamente isso que o Senhor nos proíbe fazer, porque Ele não divide Sua glória com ninguém: Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura (Isaías 42:8).

Podemos adorar a esculturas de deuses, anjos e santos e seremos idólatras por causa disso.

Como também, podemos adorar ao nosso trabalho, o nosso dinheiro, os nossos cônjuges e filhos, a nossa casa, enfim, qualquer outra coisa e seremos idólatras também.

Absolutamente tudo que ocupa o lugar do Senhor nas nossas vidas é o que estamos adorando

O versículo de hoje nos ensina que esses deuses que fazemos para nós mesmos não podem nos proteger, não respondem às nossas orações e sequer podem se mover.

Eles têm boca, mas não podem falar. Têm olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; têm nariz, mas não podem sentir o cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; têm pés, mas não podem andar. Eles não podem fazer nada por nós.

Aliás, a única coisa que esses deuses fazem é irem para o cativeiro (inferno) juntamente conosco!!!

Deus é o único Deus, não há outro além Dele.

O Senhor é o único a quem devemos adorar, glorificar e exaltar.

Somente diante Dele devemos nos prostrar e nos render.

Ele é o Grande EU SOU; isto é, aquele que simplesmente existe desde a eternidade, que não foi criado, mas que criou todas as coisas; e somente a Ele deve ser a nossa adoração.

Essa Palavra nos faz olhar para as nossas vidas para analisarmos:

o que temos colocado no lugar de Deus???

Se existe algo, devemos nos arrependermos, porque a nossa adoração deve ser somente do Senhor!

Oração: Senhor colocamo-nos, mais uma vez, diante de Ti, confrontados por Tua Palavra, para nos arrependermos de toda idolatria que tem ocupado o Teu lugar nas nossas vidas (confessar suas idolatrias – imagens, santos, marido, filhos, trabalho, dinheiro, qualquer coisa). Renunciamos a tudo isso agora.

Ajude-nos a adorar somente a Ti. Ajude-nos a fazermos de Ti a nossa prioridade. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo