O Lugar Mais Difícil De Chegar: O Lugar Do Outro

O Lugar Mais Difícil De Chegar: O Lugar Do Outro

Versículo: “Em todas as coisas façam aos outros o que vocês desejam que eles lhes façam.” Mateus 7:12

Aplicação: O nome disso é empatia.

A minha versão da Bíblia (NVT) classifica esse versículo como sendo a regra de ouro, e essa é a mais pura verdade, porque se todos se comportassem dessa forma, o mundo não estaria como está hoje.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de se identificar com a outra pessoa e/ou sentir o que ela sente. É o que mais está em falta nos dias de hoje.

É fácil, quando estamos empregados, temos um salário estável e irredutível e com a geladeira cheia, defendermos #ficaemcasa.

É fácil quando nem nós, nem nossos familiares e amigos foram contaminados pela COVID19, ou todos se recuperaram bem e não perdemos ninguém para a doença defendermos que tudo fique aberto normalmente.

É fácil julgarmos as prostitutas, os governantes, os traficantes, os furtadores, as mães solteiras, enfim é fácil julgarmos as pessoas do lugar confortável onde estamos…

O que é difícil mesmo é nós nos colocarmos no lugar dos nossos irmãos e, ao invés de julgá-los, auxiliá-los, independentes dos seus erros e/ou pecados.

O difícil mesmo é nós calçarmos os seus sapatos e caminharmos pelas estradas que eles andam… talvez, se fizéssemos isso, um estenderia a mão para o outro e o mundo não estaria como está.

Se os governantes tivessem empatia por seus governados, se contentariam com seus salários e não deixaria o povo na miséria…

Se os ladrões e furtadores tivessem empatia por suas vítimas, não lhes causariam mal…

Se os traficantes tivessem empatia por seus consumidores, não lhes venderiam substâncias prejudiciais à saúde …

Enfim, se tivéssemos empatia uns pelos outros o mundo estaria muito melhor.

Jesus tinha compaixão de todos que se achegavam a Ele, independente, dos seus pecados e de toda maldade que Ele sabia que aquele mesmo povo Lhe faria futuramente.

Por ser compassivo, o Filho de Deus curou os enfermos, libertou os cativos, alimentou os famintos, perdoou os pecadores … apesar de ser Senhor não julgou ninguém, mas mudou a vida de todos aqueles que O procuraram em busca de salvação.

Nós devemos nos inspirar em Jesus, o homem perfeito, e nos colocarmos no lugar dos nossos irmãos, ajudando a todos quantos precisarem, ao invés de condená-los.

E podemos começar a fazer isso nas nossas casas, pelos nossos familiares. Muito provavelmente não mudaremos o mundo, mas podemos mudar os ambientes onde estamos inseridos, que já é um ótimo começo.

Oração: Senhor, o versículo de hoje nos ensinou que Jesus, apesar de ser Senhor, não nos julgou, pelo contrário, Ele se colocou no nosso lugar e nos curou, nos libertou e nos salvou dando, inclusive, Sua vida por nós. Essa noite queremos te pedir dê-nos empatia e compaixão por nossos irmãos, não para concordarmos com seus erros/pecados, mas para não os julgarmos, porque somos pecadores como eles.

Dê-nos empatia para auxiliarmos o nosso próximo em tudo que precisem. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo