A Multiplicação De Pães E Peixes
Texto Para Leitura: João 6:1-15

Estudo 11/2021

Por, Pastora Lucineia Pacheco de Macedo Fernandes

Introdução

O milagre da multiplicação de pães e peixes é um dos feitos mais impressionantes no ministério de Jesus.

Esse milagre foi narrado por todos os quatro evangelistas, podendo ser lido também em Mateus 14.13-21, Marcos 6.30-44 e Lucas 9.10-17.

Muito embora o Evangelho de João narre apenas uma única vez esse tipo de milagre, os evangelistas Mateus e Marcos informam que houve duas multiplicações de pães e peixes feitas por Jesus. Compare Marcos 6.30-44 com Marcos 8.1-10 e Mateus 14.13-21 com Mateus 15.32-39.

Estava próxima a festa da páscoa, Jesus havia subido em um monte com os seus discípulos e uma numerosa multidão de pessoas o estavam seguindo em razão dos muitos milagres que Ele estava realizando.

-Diante desse cenário, Jesus provoca um diálogo com os seus discípulos sobre a necessidade de alimentar aquela multidão.

Como disse o evangelista João, esse diálogo foi provocado por Jesus para experimentar os seus discípulos, pois Ele bem sabia o que estava para fazer – vs. 5.

No estudo de hoje vamos procurar analisar os principais pontos abordados pelo texto de João, comparando-o com as demais narrativas apresentadas pelos outros três evangelhos.

A COMPAIXÃO DE JESUS PELA MULTIDÃO ERA REVELADA ATRAVÉS DE MUITAS CURAS

Jesus realizava muitas curas e a multidão o acompanhava extasiada.

Mateus 14.14 diz “Jesus viu grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos”.

O ministério de curar os enfermos era tão intenso que Jesus não tinha tempo nem mesmo para comer, conforme narra Marcos 6.31

Jesus atendia as pessoas individualmente e isso levava muito tempo.

Quantas pessoas Jesus curou naquele dia? A Bíblia não descreve, mas podemos crer que foram centenas de pessoas, considerando o tamanho da multidão que estava presente.

Como é bom saber que temos um Senhor que se compadece da aflição da humanidade e cura-lhe as suas enfermidades.

Podemos crer que Jesus tem compaixão de cada um de nós e grande poder para curar as nossas doenças e enfermidades.

A COMPAIXÃO DE JESUS PELA MULTIDÃO QUE ESTAVA FAMINTA

Antes mesmo dos discípulos perceberem que havia uma multidão faminta, pois ela estava o dia todo sem comer, Jesus já tinha o propósito em realizar esse grande milagre para lhes saciar a fome.

Para os discípulos, era mais fácil Jesus despedir a multidão para que elas fossem pelas aldeias em busca de comida ou voltassem para suas casas com fome.

Para Jesus, a multidão deveria ser alimentada, pois estava faminta.

É maravilhoso saber que Jesus abençoou a multidão em todas as suas necessidades, tanto espirituais como físicas. Jesus ensinou a vontade de Deus, curou os enfermos e alimentou a multidão.

O MILAGRE DEMONSTRA QUE NADA É IMPOSSÍVEL PARA DEUS

O diálogo entre Jesus e os seus discípulos evidenciou a impossibilidade humana naquela situação.

Haviam presentes aproximadamente cinco mil homens. Não foram contadas as mulheres e as crianças. Com toda certeza estavam naquele lugar aproximadamente vinte mil pessoas.

O único alimento encontrado pelos discípulos foram cinco pães e dois peixinhos que estavam com um rapaz. Era o lanche daquele garoto.

Eram cinco pães de cevada. A cevada era utilizada pelas pessoas mais pobres para se fazer pães. Quanto aos peixes eram dois “peixinhos” o que significa que eram bem pequenos.

O que seria esse lanche para uma tão grande multidão faminta?

O pouco nas mãos de Deus se torna muito, o suficiente para suprir todas as nossas necessidades.

Jesus abençoou aqueles pães e peixes e o milagre começou a acontecer. Conforme distribuíam, os pães e peixes iam se multiplicando e todos foram alimentados até se saciarem.

A multidão comeu até se fartar, o que se comprova pelo fato que sobraram doze cestos cheios.

Nada é impossível para Deus! Glória a Deus!

O CORAÇÃO GENEROSO DO RAPAZ

O rapaz que possuía os pães e peixes, era um pouco mais precavido ou privilegiado em relação ao restante da multidão.

Ele poderia ter pensado assim: “porque eu vou abrir mão do meu lanche e ficar com fome?”

O rapaz não sabia o que Jesus estava para fazer. Ele entregou o seu lanche sem esperar nenhuma recompensa ou retribuição. Apenas entregou nas mãos de Jesus.

Isso demonstra que o rapaz tinha um coração generoso, provavelmente tenha aprendido com Jesus a se doar pelos demais.

Aquele rapaz tinha passado o dia todo vendo Jesus atender a multidão, se doar por ela. Ele deve ter sido impactado pelas palavras de Jesus e por suas atitudes.

Uma pessoa que conhece o coração de Deus se torna uma pessoa generosa.

Uma pessoa generosa nas mãos de Deus, se torna um instrumento de grandes milagres.

A CARÊNCIA DAQUELA MULTIDÃO

A multidão buscava Jesus pois tinha uma imensa necessidade, tanto física como espiritual.

Eles se saciavam com as palavras do Mestre, pois lhes traziam esperança em um tempo tão difícil.

Muitos deles necessitavam de curas físicas. Não haviam médicos e medicamentos disponíveis. Era um tempo muito difícil e o sofrimento era muito grande.

A multidão era muito pobre. Não tinham condições de carregar nem ao menos um lanche para passar o dia em local distante.

Mesmo faminta, a multidão se deliciava aos pés de Jesus, ouvindo seus ensinamentos e vendo as manifestações de sua misericórdia.

Eles recebiam a atenção do Senhor e o coração deles se alegravam ao saber que Deus se importava com cada um.

A ORDEM DE JESUS: RECOLHEI OS PEDAÇOS QUE SOBRARAM, PARA QUE NADA SE PERCA

É interessante que Jesus não transformou a pedra em pão para se alimentar quando esteve com fome no deserto, depois de quarenta dias em jejum, conforme lhe sugeriu satanás.

Porém, para saciar a fome da multidão faminta, Jesus operou o milagre da multiplicação. Ele não fez o milagre em seu favor, mas o fez em favor do próximo.

Para saciar aquela multidão, Jesus nem mesmo precisaria do lanche do rapaz. Ele poderia ter feito o milagre a partir de pedras ou apenas da sua própria Palavra. Ele poderia do “nada” fazer o alimento.

Jesus poderia repetir o milagre quantas vezes quisesse, mas mesmo assim, Ele determina aos seus discípulos para recolher as sobras. Nada deveria ser perdido.

Jesus está estabelecendo um princípio, muito importante, no sentido de que não deve haver desperdício das provisões recebidas por Deus.

CONCLUSÃO

O milagre da multiplicação de pães e peixes mostrou quem verdadeiramente Jesus é. Ele é o Filho de Deus, o verdadeiro Rei.

A multidão compreendeu que Jesus era o Rei que havia de vir e até tentaram proclamá-lo, todavia, não era o tempo oportuno para isso, de maneira que Jesus não o permitiu.

Podemos ver também o poder da multiplicação, onde o nosso pouco poderá se tornar em muito nas mãos do Senhor.

Todos podem experimentar o poder de Jesus em suas vidas, recebendo curas, milagres e todos os tipos de bençãos materiais, mas a maior de todas os milagres que Jesus tem feito, é a salvação do perdido pecador, através de Seu precioso sangue.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. Qual a maior necessidade das pessoas nos dias atuais?
  2. Existem ainda hoje multidões famintas por Jesus, dispostas a passar o dia inteiro somente se alimentando da sua Palavra?
  3. Diante da necessidade da multidão, o que temos feito?
  4. Se fossemos o rapaz dessa história, ofertaríamos o nosso pão?
  5. O que você acha sobre o princípio de não desperdiçar os alimentos?
Desafio

Orar pelos enfermos e socorrer os necessitados.

Tirar uma foto e compartilhar nas suas redes sociais, marcando a Igreja @iprvotuporanga.

Deus abençoe a sua vida.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo