Renovação Da Mente

Versículo: “Não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2

Aplicação: Quando Deus criou todas as coisas, deu ao homem a responsabilidade de “administrar”, “de cuidar” do mundo, dos animais e das vegetações que existiam.

Assim que o homem pecou, entregou aquele poder que o Senhor lhe havia confiado a satanás. A partir de então as suas leis, os seus princípios passam a vigorar no mundo.

É por isso que a Palavra afirma que o mundo jaz do maligno.

Aqui impera o ódio, a maldade, a discórdia, a ira, o egoísmo, a inveja, a embriaguez, o assassinato, o estupro, os crimes de todas as espécies, a imoralidade sexual, o adultério, a sensualidade, dentre outras coisas.

E nós, que aqui vivemos, ao contrário do que a Palavra nos orienta, estamos nos amoldando àquelas coisas, estamos nos acostumando com elas…

Contudo, devemos nos lembrar que somos estrangeiros aqui.

Os estrangeiros não se adequam às leis, aos comportamentos e à cultura de um país, porque sabem que estão ali de passagem. Pelo contrário, eles estranham hábitos que divergem dos seus.

Por exemplo, na Tailândia, não se deve colocar o garfo na boca, ele é usado para colocar o alimento na colher, e ela é levada à boca. Nos países árabes, a mão esquerda é considerada impura e é usada apenas para higiene pessoal. É comum, na Austrália, as pessoas andarem descalças; dentre outros.

Nós, cidadãos do céu, devemos estranhar as práticas desse mundo também, e, de maneira nenhuma, podemos nos amoldar a elas.

De acordo com o versículo de hoje, nós devemos ser transformados pela renovação das nossas mentes.

Essa transformação só é possível a partir da leitura da Palavra de Deus e da atuação do Espírito do Senhor para renovar as nossas mentes.

Quando lemos, constantemente, as Sagradas Escrituras nos são inculcados os princípios e as leis celestiais. Ou seja, aprendemos como deve ser o comportamento dos cidadãos que irão morar no céu: amáveis, alegres, pacientes, bondosos, fiéis, enfim agem como Jesus.

Quando permitimos a ação do Espírito, somos efetivamente transformados. Isto é, Ele nos capacita a por em prática aquilo que nos foi inculcado.

Por exemplo: Uma pessoa costumava mentir. Por meio da Palavra de Deus, ela aprendeu que aquela era uma prática do diabo, porque ele é o pai da mentira. De tanto ela ler essa verdade nas Escrituras, ela o foi inculcada.

Uma oportunidade daquela pessoa mentir surge. Mas, o Espírito Santo a capacita falar a verdade, independente das consequências, porque esse deve ser o comportamento de um cidadão celestial.

O versículo de hoje nos confronta a olharmos para nós, interior e exteriormente, e refletimos:

estamos nos amoldando ao mundo ou o transformando???

Oração: Senhor, obrigada por nos deixar o padrão que devemos seguir para sermos, um dia, cidadãos celestiais. Atua em nós, Pai, com o Teu Espírito para que nos comportemos como estrangeiros nessa terra, para que não nos amoldemos a ela. Queremos ser pessoas diferentes, que refletem a imagem de Jesus, que se preocupam com o bem estar do próximo e não apenas de nós mesmos. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo