Sofrimentos Desnecessários

Versículo: “Os senhores deveriam ter me dado ouvidos no princípio e não ter deixado Bons Portos. Teriam evitado todo este prejuízo e esta perda.” Atos 27:21-22

Aplicação: No versículo de hoje, vemos Deus usando o Apóstolo Paulo para conduzir em segurança uma embarcação que levava 276 pessoas a Roma.

O Senhor, através de seu servo, os orientou a não seguir viagem, por conta dos fortes ventos de inverno que se aproximavam.

Ocorre que os marinheiros preferiram seguir conselhos de outros homens, aos do Apóstolo; continuando seu trajeto.

Aconteceu que, uma forte tempestade os alcançou e lhes “tomou” a direção do navio castigando todos que estavam a bordo. Essa situação perdurou duas semanas.

Durante aquele período, aqueles homens, amedrontados, não comeram nada. Além disso, para deixarem o navio mais leve, passaram a se livrar das bagagens e cargas que levavam.

A Bíblia releva que houve grande prejuízo material.

Depois de um período de sofrimento, Deus usa Paulo para confortar aquelas pessoas: “os senhores deveriam ter me dado ouvidos no princípio e não ter deixado Bons Portos. Teriam evitado todo este prejuízo e esta perda.

Mas, tenham bom ânimo! O navio afundará, mas nenhum de vocês perderá a vida. Pois, ontem à noite, um anjo do Deus a quem pertenço e sirvo se pôs ao meu lado e disse: não tenha medo, Paulo! (…) Deus, em sua bondade, concedeu proteção a todos que navegam com você. Portanto, tenham bom ânimo”.

O mesmo acontece nas nossas vidas.

Muitas vezes enfrentamos lutas e dificuldades, porque ouvidos homens, ao invés do Senhor.

A Bíblia revela que Abrão e Ló deixaram Ur dos Caldeus rumo à terra que o Senhor havia prometido ao pai da . Certo tempo depois, os dois não podiam mais caminhar juntos.

Abraão, então, fala com seu sobrinho e permite que ele escolha o lado para o qual prosseguiria.

Ló olhou em volta e viu que o vale do Jordão, até chegar à cidade de Zoar, tinha bastante água – era como o jardim do Senhor- e escolheu, pelos olhos, o leste.

As Escrituras relatam que tais cidades eram Sodoma e Gomorra, lugares habitados por pessoas más, que cometiam pecados terríveis contra Deus.

Não muito tempo depois, Ló sofreu as consequências dessa escolha precipitada: aquelas cidades lindas foram destruídas pelo Senhor, sua esposa foi transformada numa estátua de sal e seus genros morreram.

Tiago, em sua carta, nos ensina que devemos declarar: se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.

Salomão, no Livro da Sabedoria, afirma que que o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor.

Assim, devemos submeter a Deus todos os nossos planos, sonhos e escolhas, para que, orientados por Ele tomemos as decisões corretas. Agindo assim, evitaremos sofrimentos e perdas que podem ser irreparáveis, como ocorreu com aqueles homens.

Oração: Senhor, hoje queremos render nossos sonhos e escolhas a Ti (nomear cada um) para que faças a Tua e não a nossa vontade. Sabemos que és Senhor onisciente, que tens o melhor para as nossas vidas, por isso, clamamos o teu auxílio. Direciona-nos, Pai, para que, em todas as áreas das nossas vidas, ouçamos ao Senhor e não a homens. Oramos e te agradecemos em nome de Jesus.  Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo