Uma Geração Abandonada por Deus

Versículo: “Diga-lhes: Esta é a nação que não obedece ao Senhor, seu Deus, e não quer ser ensinada. A verdade já não existe no meio deles; desapareceu dos seus lábios. Raspem a cabeça em sinal de luto e chorem nos montes. Pois, o Senhor rejeitou e abandonou esta geração que provocou sua ira”. Jeremias 7:28-29

Aplicação:  O versículo de hoje deve provocar profundo temor em nossos corações. Deus nos livres de sermos uma geração que provoque tanto Sua ira, ao ponto de sermos abandonados por Ele.

Ao Examinarmos as Escrituras notamos que desde o falecimento de Josué, aquele povo, que havia sido escolhido pelo Senhor como sendo de Sua propriedade, já não obedecia mais aos decretos e leis divinas.

A Palavra revela que aquela nova geração não conhecia a Deus e nem o que Ele havia feito por Israel, então, faziam o que o Senhor reprovava e prestavam culto a outros deuses, provocando, com isso, a ira de Deus. (Juízes 2:10-12).

Sempre que o povo era derrotado e oprimido por seus inimigos, clamavam ao Senhor que, por misericórdia, intervinha. Porém, depois voltavam para caminhos ainda piores.

Esse vício se repetiu ao longo da história dos israelitas, até que, finalmente, Deus decidiu abandoná-los e derramar Sua ira sobre eles. O reino norte foi invadido pela Assíria. O reino Sul, pela Babilônia. Seu povo foi levado cativo e, por 70 anos, ficou escravo em terra estrangeira.

Deus é misericordioso e tardio em se irar. No entanto, Ele também não tem comunhão com as trevas, em razão de Sua pureza e santidade. Antes de abandonar aquela geração e derramar seu juízo sobre ela, Ele enviou inúmeros profetas, a fim de eles se arrependessem.

Tudo em vão. Humilharam e mataram os profetas. Zombaram de Deus. Abusaram de sua longanimidade. Resultado: sofreram o juízo do Senhor.

Deus continua o mesmo: bondoso, gracioso, longânime e tardio em se irar. Ele não muda. Porém, Ele continua sendo santo, sem qualquer comunhão com o pecado.

Ele continua enviando Seus profetas, Seus servos e Sua igreja com uma mensagem de arrependimento, sob pena de sermos também abandonados e sofrermos o peso da sua ira.

Qual tem sido a nossa resposta??

Devemos sempre nos lembrar que de Deus não se zomba!! Hoje, temos junto Dele, um advogado que pleiteia a nosso favor, impedindo o completo derramar do Seu furor. Hoje, temos em nós o Seu Espírito que não nos abandona.

Entretanto, está chegando o dia que Aquele advogado será o nosso Juiz. O tempo da graça se findará e compareceremos diante do Seu Tribunal para uma condenação eterna.

Minha oração é que sejamos uma geração arrependida e obediente, para que nosso Pai esteja pra sempre ao nosso lado.

Oração: Senhor, queremos nos arrepender essa noite por nossos pecados (dar nome a cada pecado e se arrepender) e pelos pecados da nossa nação, que tem atraído Sua ira sobre nós. Pai não queremos ser uma geração abandonada por Ti, muito menos sofrer o peso de Sua ira. Oramos para que gere em nós, por meio do Teu Espírito, um coração quebrantado e arrependido, sempre disposto a te obedecer. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo