Perdoados Para Perdoar

Versículo: “Acaso não devia ter misericórdia de seu companheiro como tive misericórdia de você?” Mateus 18:33

Aplicação:  O versículo de hoje foi retirado de uma parábola que Jesus contou aos seus discípulos para lhes ensinar a respeito do perdão.

O texto diz que um senhor resolveu cobrar as dívidas de seus servos. Um deles lhe devia 10 mil talentos e não tinha como pagar, por isso, o senhor mandou que ele, sua mulher, filhos e bens fossem vendidos para que sua dívida fosse quitada.

Aquele servo suplicou pela misericórdia de seu senhor que, cheio de compaixão, perdoou a sua dívida e lhe devolveu a liberdade.

O servo perdoado saiu da presença do seu senhor, encontrou seu conservo, o qual lhe devia 100 dinheiros, e o cobrou.

O conservo não tinha como pagar aquele servo e implorou sua misericórdia, como este havia feito para seu senhor. Todavia, o servo mandou que lançasse seu conservo na prisão e o deixasse lá até a quitação integral do seu débito.

Quando o senhor do servo soube do ocorrido ficou indignado e o lançou na prisão para que lá fosse atormentado até quitar sua dívida.

Nós somos como os servos e Deus é nosso Senhor.

A nossa dívida com Ele era eterna, impossível de ser quitada. Ela era os nossos pecados, os quais ofendem a santidade de Deus.

Por causa dela, deveríamos ser lançados na prisão (inferno) para sermos atormentados por toda eternidade.

Acontece que o nosso Senhor, cheio de compaixão, pagou a nossa dívida. Ele enviou o seu Único Filho, Jesus, para morrer no nosso lugar. Quando Ele estava na cruz os nossos pecados estavam sobre Ele.

Quando Ele morreu por causa dos nossos pecados, Ele cancelou a escrita de dívida que recaía sobre nós (Colossenses 2:14) e fomos perdoados. As nossas dívidas foram quitadas para sempre. Aleluia!!

Nós não merecíamos o perdão do nosso Senhor (como aquele servo não merecia), Ele nos perdoou porque é misericordioso, gracioso e tardio em se irar.

Então, quem somos nós para não perdoarmos também aos nossos irmãos, que com certeza nos devem muito menos do que devemos a Deus?

Nós, que fomos perdoados, devemos perdoar na mesma medida que fomos perdoados por Deus, isto é, de todo e qualquer mal que fizerem contra nós, porque ofendemos ao Senhor de formas muito piores.

Efésios 4:32 afirma que devemos perdoar os nossos irmãos, assim como Deus nos perdoou em Cristo. Ou seja, de absolutamente tudo!

Perdoar significa livrar alguém da culpa.

Reter o perdão a alguém nos adoece espiritual, emocional e até fisicamente. É como se estivéssemos carregando o cadáver daquela pessoa, que está sempre conosco.

Reter o perdão tira a nossa paz.

Reter o perdão nos impede de orar e até mesmo de ofertar.

Principalmente, reter o perdão nos impede de sermos perdoados. Seremos perdoados à medida que perdoamos. O Evangelho de Marcos 11:25-26 afirma que se nós não perdoarmos, o nosso Pai também não perdoará os nossos pecados.

Portanto, devemos perdoar todos os que, de alguma forma, nos maltrataram, ofenderam e prejudicaram, para termos paz nessa terra e sermos perdoados por nosso Pai.

Sejamos misericordiosos, como o nosso Pai o é conosco.

Oração: Senhor, queremos Te agradecer pelo Teu perdão que nos alcançou. Estávamos todos condenados à prisão eterna por causa da nossa dívida, mas o Senhor nos alcançou com a sua misericórdia, com o seu amor e com o seu perdão. Nos livrou da condenação eterna, rasgou a dívida que existia contra nós e hoje, por meio de Jesus, somos livres. Queremos te pedir, Pai, nos de um coração perdoador, como o seu. Ajuda-nos a liberar perdão a todos que, de qualquer forma, nos prejudicaram (comece a citar os nomes dessas pessoas e as libere). Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo