Você Sabe Identificar um Falso Profeta?

Versículo: “Não deem ouvidos a esses profetas, quando profetizam para vocês e os enchem de falsas esperanças. Eles inventam tudo o que dizem, não falam da parte do Senhor (…) “O Senhor diz que terão paz!” (…) “Nada de mal lhes acontecerá!” (…) A ira do Senhor não passará até que se cumpra tudo que planejou”. Jeremias 23:16-20

Aplicação: O texto de hoje nos ensina a respeito do perigo de darmos ouvidos aos falsos profetas. Eles sempre existiram e, à medida que nos aproximamos do fim dos tempos, se multiplicam.

Jesus, pouco antes de morrer, alertou seus discípulos sobre eles e nós precisamos prestar atenção também para não sermos enganados.

De acordo com a Palavra de Deus, os falsos profetas aparecerão, em nome do Senhor, e realizarão sinais e maravilhas, sua finalidade é nos enganar e nos fazer errar o alvo.

Jeremias foi levantado como profeta um verdadeiro profeta de Deus para anunciar a necessidade de Israel se arrepender, sob pena de serem destruídos e levados cativos. Por, aproximadamente, 23 anos ele profetizou a ira de Deus contra Jerusalém e Judá e, por causa disso, quase foi morto. As pessoas riam dele, porque há anos ele profetizava e nada acontecia.

Juntamente com Jeremias, outros profetas (falsos) se levantaram para em nome do Senhor anunciar a paz, a esperança e a felicidade e esses foram aclamados pelo povo, porque aqueles falavam o que eles queriam ouvir.

Diante dessas circunstâncias, Deus se levanta e afirma esses profetas são enganadores e inventam tudo o que dizem, porque Sua ira não passará até que tudo que Ele planejou se cumpra.

Quando analisamos as Escrituras e a história verificamos que absolutamente TUDO se cumpriu, como anunciado por Jeremias. Jerusalém foi invadida pela Assíria e seu povo levado cativo.

O reino de Judá foi destruído pela Babilônia e seu povo levado cativo por 70 anos, onde foram escravizados.

Os falsos profetas continuam por aqui “profetizando” coisas que o Senhor nunca falou, em nome Dele, com a finalidade de nos enganar e nos fazer errar o alvo, por isso, como Jesus nos disse, precisamos ficar alerta.

É necessário examinarmos as Escrituras detalhadamente para não nos deixarmos enganar por mentiras que atraem a nossa carne.

Queremos viver em um mundo melhor, em que a paz e a compaixão reinem.

Entretanto, a Bíblia nos mostra que isso não acontecerá. Pelo contrário, tudo ficará muito pior: porque aqueles serão dias de tribulação como nunca houve, desde que Deus criou o mundo até agora, e nem jamais haverá. Lucas 13:19.

Ansiamos ser amigos do mundo, conciliando nossa crença no Senhor, com os prazeres que o mundo nos oferece. Isso é IMPOSSÍVEL, a Palavra ensina que a amizade com o mundo é inimizade com Deus, e que é impossível servir a dois senhores, porque agradaremos um, e desagradaremos outro.

Enfim, precisamos CUIDAR do que estamos ouvindo e CONFRONTAR TUDO com as Escrituras. Se as profecias forem contrárias, sem dúvidas, aquele não passa de um falso profeta.

Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer, nem se cumprir, a mensagem não veio do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Deuteronômio 18:22.

CUIDADO!!!

Oração: Senhor, essa noite oramos para que abra os nossos olhos e guarde o nosso coração para não sermos enganados pelos falsos profetas. Sabemos que eles são homens que dizem o que nossa carne deseja ouvir, por isso Te pedimos ajuda para que confrontemos TUDO à luz da Tua Palavra, porque não queremos ser enganados e, muito menos, queremos errar o alvo. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo