A Sunamita

Versículo: “Eliseu tinha prevenido a mãe do menino que ele havia ressuscitado: “saia do país com sua família e vá morar onde puder, pois o Senhor determinou para esta terra uma fome, que durará sete anos. A mulher seguiu o conselho do homem de Deus, partiu com sua família e passou sete anos na terra dos filisteus.” 2 Reis 8:1-2

Aplicação: O texto se refere à sunamita, uma mulher rica de Suném. Ela era casada e, apesar de seu marido já ser idoso, eles não tinham filhos.

Diz as Escrituras que, certa vez, o profeta Eliseu, passando por aquela região, tomou uma refeição na casa dela. Depois disso, sempre que ele estava na cidade comia com sua família.

Ao conhecer melhor o profeta, a sunamita percebeu que se tratava de um santo homem de Deus, por isso construiu, em cima de sua casa, um quarto de tijolo com uma cama, mesa, cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que Eliseu os visitava se hospedava lá.

Constrangido com o ato de amor e serviço daquela mulher, o profeta quis abençoá-la e, percebendo que ela não tinha filhos, profetizou em sua vida: “por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços”. E assim aconteceu.

Passado alguns anos, o menino teve uma forte dor de cabeça e morreu. Sem se desesperar, a sunamita foi até o monte Carmelo falar com Eliseu. Ao vê-lo, agarrou em seus pés e o levou até sua casa. Ela sabia que seu filho estava morto, porém cria que Deus podia usar aquele santo homem para realizar um milagre, o que de fato aconteceu. Após espirrar sete vezes, o menino ressuscitou.

Algum tempo depois, Eliseu aconselhou a sunamita a sair do país com sua família, pois Deus havia determinado sete anos de fome para aquela terra. A mulher seguiu o conselho do profeta e se mudou para a terra dos filisteus.

Temos muito a aprender com a sunamita.

Apesar dela ser rica, tinha o olhar atento aos pobres, compadecendo-se deles. Sabemos que, naquela época, a maioria dos profetas do Senhor não homens de muitas posses e riquezas. Pelo contrário, sabemos que Eliseu havia largado tudo, queimado seus bois e arados para seguir Elias.

Então, sempre que a sunamita sabia que o profeta estava na sua cidade, ela o abençoava com um banquete. Além disso, ela construiu um quarto, onde ele pudesse descansar durante suas viagens, já que os trajetos eram percorridos a pé.

Nós devemos seguir o exemplo daquela mulher e nos atentarmos às necessidades daqueles que estão a nossa volta. Muitos não têm o que comer, beber, vestir; faltam-lhes remédios e dinheiro para pagar as contas de água, energia e até o aluguel. Outros, não tem quem lhes ouçam, lhes aconselhem… e nós, dentro das nossas possibilidades, devemos ser essas pessoas.

Jesus nos ensinou que há maior felicidade em dar do que em receber, por isso precisamos olhar para os nossos irmãos com o olhar que Jesus, que sempre se compadecia das pessoas.

Todo amor e serviço que a sunamita dedicou ao homem de Deus o constrangeu, razão pela qual ele quis abençoá-la com um filho.

O mesmo o Senhor faz nas nossas vidas: ainda que trabalhemos por amor e obediência, sem buscarmos recompensas, Ele nos abençoa com muito mais do que pedimos ou sonhamos.

Jesus declarou que se alguém desse um copo de água fria a um de seus pequeninos, por ser ele seu discípulo, não perderia a sua recompensa.

Não devemos ser como cisternas d´água, que retém pra si tudo quanto recebe; mas mananciais, cujas águas fluem para abençoar os que precisam, então as bençãos do Senhor estarão sempre sobre as nossas vidas.

Do relacionamento daquela família com Eliseu nasceu uma grande amizade firmada na confiança entre a sunamita e seu marido e o profeta; por isso, ao saber que Deus havia determinado sete anos de fome sobre aquela terra, Eliseu os avisou para se mudassem. E eles obedeceram.

Precisamos ter como amigos homens/mulheres do Senhor, os quais oram por nós, nos orientam em nossas adversidades e nos advertem dos nossos pecados. Que privilegiada foi a sunamita que pode se mudar antes de ser surpreendida pela fome.

Quando temos amigos de Deus também somos privilegiados com recados dos céus para as nossas vidas!!

Minha oração é para que sejamos homens/mulheres que se compadecem daqueles que nos rodeiam, por isso atraem as bençãos do Senhor para as nossas vidas.

Oração: Senhor, pedimos para que abras os nossos olhos, a fim de enxergarmos os nossos irmãos mais necessitados, que possamos abençoá-los em suas dificuldades, sejam elas materiais, emocionais ou espirituais. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo