A Viúva de Serepta

Versículo: “Pois assim diz o Senhor: a farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia que em que o Senhor fizer chover sobre a terra.” 1 Reis 17:14

Aplicação: Acabe era o novo rei de Israel, que estava dividido, e fez tudo quanto o Senhor reprova, mais do que qualquer outro antes dele, provocando a sua ira.

Assim, através do profeta Elias, Deus anunciou seu juízo, a fim de que o povo se arrependesse: “não cairá orvalho e nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”. E durante três anos a terra não viu sinal de chuva.

Durante certo tempo, o Senhor enviou corvos, os quais levavam pão e carne ao profeta e ele bebia água em um riacho que (ainda) não havia secado.

Quando o riacho secou, Deus enviou Elias a uma viúva, em Serepta, para que ela o sustentasse, mas ao chegar em sua casa, ele se deparou com uma mulher pobre e desesperançosa, porque só tinha mais uma refeição para ela e seu filho, depois disso morreriam.

Diante da situação o homem de Deus profetizou o versículo supramencionado, gerando no coração da viúva que o obedeceu, fazendo tudo quanto ele tinha dito.

E aconteceu que a comida durou muito tempo, para Elias, para a mulher e seu filho, pois a farinha não na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor.

Não havia mais fé, nem esperança no coração daquela viúva, ela já estava conformada com sua morte e de seu filho, após aquela última refeição. Mas, Deus enviou seu servo na casa dela para levar esperança ao seu coração.

A nossa fé no poder do Senhor move as suas mãos a nosso favor. Jesus nos ensinou que tudo é possível ao que crê.

Quando analisamos as Escrituras, notamos que a maioria dos milagres operados foram condicionamos a fé das pessoas. De modo que, se elas não cressem, nada seria mudado, não por falta de poder de Deus, mas por falta de fé.

Dessa forma, se nós queremos viver os milagres do Senhor nas nossas vidas, precisamos exercer fé. Precisamos, assim como aquela viúva, confiar na palavra de Deus e obedecer às suas instruções, ainda que seja dar a nossa última refeição a um desconhecido.

Quando exercemos fé, Ele nos honra, nos supre e cuida de todas as nossas necessidades.

Nos Salmos 37:25, Davi declara já fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência mendigar o pão.

No Evangelho de Mateus 6:26, Jesus nos revela que as aves do céu não semeiam, nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Nós não temos mais valor do que elas?

Por causa da Palavra de Deus e da sua fidelidade, nós não precisamos temer. Pelo contrário, podemos confiar que, durante a seca, o óleo não secará das nossas botijas, nem se acabará a farinha da vasilha.

Podemos confiar que, durante a tempestade, Ele está no controle do nosso barco e tem autoridade para acalmar o mar e fazer cessar as fortes chuvas.

Podemos confiar que, nos nossos desertos, Ele faz cair pão do céu (maná) e jorrar água de pedras.

Nas encruzilhadas, Ele abre o mar para só para atravessarmos.

Nos dias maus, Ele para o sol, a fim de que vençamos aos nossos inimigos.

Nas nossas lutas, Ele batalha por nós e nos garante a vitória.

Nós temos um Deus maravilhoso, que se importa com as nossas vidas nos mínimos detalhes, por isso podemos confiar e descansar nos seus braços!

Oração: Senhor, hoje, queremos pedir para que vivifiques a tua palavra nos nossos corações. Temos nos encontrados tristes, desanimados, desesperançosos com as adversidades que temos enfrentado, mas sabemos que Tu estás no controle de todas as coisas. Por isso, como o Senhor fez na vida daquela viúva, faça nas nossas vidas, para que nos enchamos de fé e esperança. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo