A Glória da Última Casa

Versículo: “A glória deste novo templo será maior do que a do antigo, diz o Senhor dos Exércitos. E nesse lugar estabelecerei a paz, declara o Senhor dos Exércitos”. (Ageu 2:9)

Aplicação: No primeiro ano do reinado de Ciro, a fim de que se cumprisse a profecia anunciada pelo profeta Jeremias, Deus despertou o coração do rei da Pérsia para redigir e divulgar a seguinte proclamação:

“O Senhor, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra e designou-me para construir um templo para Ele em Jerusalém de Judá. Qualquer do seu povo que esteja entre vocês, que seu Deus esteja com ele, e que vá a Jerusalém reconstruir o templo do Senhor”. (Esdras 1:2-4).

Os líderes das famílias de Judá, os sacerdotes, levitas, bem como todos aqueles cujo coração Deus despertou se dispuseram a retornar à sua nação para reconstrução do templo, dentre eles estavam Zorobabel, o governador; Josué, o sumo-sacerdote; Esdras, o escriba; e o profeta Ageu.

Apesar de toda oposição que enfrentaram dos seus inimigos, os israelitas tiveram êxito em seu árduo trabalho durante todo reinado de Ciro.

No governo de Artaxerxes, porém, a obra foi interrompida e ficou parada até o reinado de Dario que, não apenas decretou sua retomada, como financiou a reconstrução.

Nesse tempo, eles lançaram os alicerces do templo, reconstruíram o lugar de apresentação dos holocaustos e sacrifícios e, mais uma vez, interromperam seus trabalhos, dedicando-se, agora, à reconstrução de suas próprias casas.

Por causa disso, o Senhor os castigou: “acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? (…) Vejam aonde seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada”.

Cientes dos seus pecados, os israelitas se arrependeram e retomaram os trabalhos no templo e o Deus os encorajava: “eu estou com vocês”. Alguns, entretanto, estavam insatisfeitos, porque o esplendor do último templo não se comparava ao construído por Salomão.

Aquele era magnífico em beleza e extraordinário em riquezas, já o último era bem inferior, já que o povo havia acabado de sair do exílio e lhe faltava recursos.

Foi nesse contexto que o Senhor declarou o versículo supramencionado: a glória desta última casa será maior do que a da primeira, e neste lugar darei a paz”.

Primeiramente, precisamos entender que não somos mais escravos, mas fomos libertos do império das trevas para sermos salvos, bem como para levarmos a salvação aos nossos irmãos, independente das adversidades que estamos enfrentando.

Não podemos interromper a obra do Senhor e cuidarmos apenas das nossas necessidades pessoais, mas priorizá-la antes de tudo; pois, enquanto cuidamos dos assuntos de Deus, Ele cuida de nós e supre cada uma das nossas necessidades.

Em segundo lugar, devemos saber que o Senhor não está preocupado com a nossa performance, mas com a sinceridade do nosso coração. Ele não se importa com as nossas palavras bonitas, nem com a nossa religiosidade, mas que nos apresentemos diante Dele com os nossos corações contritos e quebrantados, os quais Ele não rejeita.

Por fim, o texto revelava uma profecia messiânica, cujo último templo apontava para Jesus. Ele foi a maior manifestação de Deus no meio do seu povo, e Nele a paz nos foi estabelecida.

Cristo alcançou no calvário a nossa paz com o Senhor, entregando sua vida em nosso lugar, como um Cordeiro. Agora, Nele, temos paz com Deus.

Apesar de não vivermos no tempo de Jesus encarnado, nós também podemos experimentar a manifestação da Sua glória nas nossas vidas, por intermédio do seu Espírito que, agora, habita em nós. Aleluias!!!

E, um dia, gozaremos da plenitude dessa glória, pois o Senhor e o Cristo serão o Tabernáculo de Deus entre os homens, com os quais habitará por toda eternidade!!!   

Oração: Senhor, hoje, queremos nos livrar de toda nossa religiosidade para apresentarmos os nossos corações contritos e quebrantados diante de ti. Desejamos experimentar mais do seu poder, da sua glória e sermos inundados pelo teu Espírito até que chegue o grande dia, em que olharemos nos teus olhos e glorificaremos, pessoalmente, o teu nome. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo