Arrependam-se

Versículo: “Naqueles dias, surgiu João Batista pregando no deserto da Judéia: Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo”.

Aplicação:  João Batista era filho do Profeta Zacarias e de Isabel. Ele cresceu e viveu no deserto da Judéia, e era cheio do Espírito Santo.

Por volta dos 30 anos, Deus o levantou como profeta para anunciar a chegada do Messias, o Ungido de Deus, a fim de que o povo se preparasse, endireitasse seus caminhos. Assim, João Batista ficou conhecido como o precursor de Jesus.

Interessante apontar que João Batista é o profeta que inaugura o Novo Testamento, e que Malaquias foi o último profeta do Antigo Testamento. Entre esses dois servos do Senhor decorreram aproximadamente 400 anos, tempo em que Deus se manteve em SILÊNCIO.

Decorrido os 400 anos, Deus levantou João Batista NÃO com uma mensagem de amor, de esperança, e de que tudo vai ficar bem. Mas, com uma Palavra de CONFRONTO:

ARREPENDAM-SE, PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO.

O arrependimento não se confunde com remorso.

O primeiro é um pesar no coração por causa de um erro cometido, impulsionado pelo Espírito Santo, que gera abandono do equívoco, gera mudança.

Já no remorso a tristeza, o pesar pelo pecado não é genuíno; ele geralmente ocorre por vergonha pela descoberta por parte de terceiros, e por medo das consequências que terá.

Além disso, o arrependimento gera vida (lembrem-se de Pedro), já a consequência do remorso é morte (lembrem-se de Judas).

João Batista pregava arrependimento genuíno, verdadeiro, aquele que é acompanhado de frutos, de mudanças, de transformações – no qual nos despimos do velho homem e nos revestimos do novo, que deve ser semelhante a Jesus.

Sobre isso, o Apóstolo Paulo falou: abandonem a mentira; quem furtava, não furte mais, não saia da boca de vocês palavras torpes; livrem-se de toda amargura, indignação, da ira, gritaria, calúnia, enfim, de toda maldade. Antes, sede uns para com os outros benignos e misericordiosos.

Jesus já veio e a Bíblia nos garante que Ele voltará para buscar o seu povo, aqueles que foram lavados (de todo pecado) e remidos pelo sangue do Cordeiro. Por isso, a mensagem proclamada pelas Escrituras continua sendo a mesma:

ARREPENDAM-SE, PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO.

Precisamos nos livrar dos nossos pecados, se quisermos fazer parte do povo que Jesus vem buscar – nos livrando de toda mentira, adultério, calúnia, homossexualismo, engano, blasfêmia, prostituição, fornicação, promiscuidade, de tudo que nos afasta do Senhor – confessando-os e os abandonando!!

Quando tomamos essa atitude, temos garantia da misericórdia de Deus, porque Jesus já pagou o preço daqueles pecados, quando morreu na cruz por nós!!!

Oração: Senhor, obrigada porque o Senhor não nos deixou desaviados. Obrigada pela Tua Palavra que nos ensina a nos santificarmos todos os dias, matando o velho homem e a sua natureza carnal, para que estejamos preparados para a volta (iminente) de Jesus. Ajuda-nos nesse processo convencendo-nos do nosso pecado, para, assim os confessarmos e, finalmente, abandoná-Lo; crendo na Tua misericórdia, porque sabemos que o preço já foi pago. Glórias a Deus por isso. Oramos e te agradecemos em nome de Jesus.  Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo