Versículo: “Por que você bateu três vezes na jumenta? Perguntou o anjo do Senhor. Eu vim para impedir a sua passagem, pois você insiste em seguir por um caminho que me desagrada.” Números 22:32
Aplicação: Balaque, rei dos moabitas, ao ver como os hebreus haviam derrotado os amorreus, teve medo e mandou chamar Balaão a fim de que ele amaldiçoasse Israel.
Ocorre que os israelitas eram o povo que Deus havia escolhido para abençoar, de modo nenhuma palavra contrária prevaleceria contra eles.
Após muita insistência daquele rei, o Senhor permitiu que o profeta fosse encontrá-lo, todavia ele só estava autorizado a fazer o que o Soberano lhe ordenasse.
No caminho, porém, a ira do Senhor se acendeu contra Balaão, de modo que Ele enviou seu anjo para impedir seu trajeto. Mas, o profeta não o viu, apenas a jumenta que o conduzia enxergou o ser angelical.
Por três vezes Balaão bateu naquele animal, a fim de fazê-lo retornar à rota, até que o Senhor o fez falar (sim a jumenta falou) e abriu também os seus olhos para ver o anjo de Deus.
Na ocasião, o anjo declarou que havia sido enviado pelo Senhor para impedir a passagem de Balão, porque ele insistia em seguir um caminho que O desagradava.
Não raras vezes, algo semelhante acontece nas nossas vidas.
Apresentamos sonhos e planos diante de Deus, pedimos a sua resposta, como o profeta havia feito, contudo, como somos contrariados, não obedecemos às orientações divinas. Pelo contrário, teimamos em trilhar por estradas que nos afastam de Deus.
Insistimos em relacionamentos que nos levam a pecar e nos afastam do Senhor; em amizades que nos incentivam a desfrutarmos dos prazeres do mundo, tornando-nos inimigos de Deus.
Teimamos em carreiras profissionais que enchem os nossos bolsos de dinheiro e os nossos corações de satisfação, fazendo-nos inverter as prioridades nas nossas vidas.
Nos afundamos em pecados de estimação, entristecendo o Espírito Santo e nos tornamos insensíveis à sua voz.
Precisamos prestar atenção aos sinais que o Senhor nos revela e obedecê-Lo, porque Ele é onisciente e tem o melhor para as nossas vidas.
Talvez estejamos lutando com todas as nossas forças para conquistarmos algo (pessoa – coisa – cargo – sonho) e há um anjo enviado de Deus lutando contra nós para nos fazer desistir desse caminho que O desagrada.
Balaão não voltou para sua casa, porque Balaque lhe tinha prometido ricas recompensas e, apesar de não poder amaldiçoar o povo de Deus, ele ensinou o rei dos moabitas a lançar tropeços contra os israelitas, induzindo-os a comerem comida sacrificada a seus ídolos e a se prostituírem.
Os hebreus caíram e foram amaldiçoados por Deus, conforme a vontade de Balaque. Balão, por sua vez, que “venceu” o anjo do Senhor, foi morto pelo exército de Israel juntamente com os reis midianitas e seu povo.
“Vencer” nem sempre nos traz vitória, no caso daquele profeta, trouxe maldição e morte para sua vida.
Só somos, de fato, vencedores se vemos o anjo que o Senhor nos envia para nos impedir de prosseguirmos pelo caminho que O desagrada; se ouvimos a voz do Espírito Santo e obedecemos às suas orientações que, sempre, nos conduz à Vida!
Portanto, paremos de insistir e teimar nos nossos sonhos e nos submetamos, totalmente, à vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, a cada um de nós.
Obs.: Fique atento aos sinais!!!
Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrepender por estarmos insistindo em planos que não são os teus. Por estarmos lutando contra o anjo que o Senhor nos enviou para nos fazer dar meia volta. Queremos render os nossos sonhos a ti, para que a tua vontade se cumpra nas nossas vidas. Reconhecemos que, de fato, só seremos vencedores quando vivermos no centro da tua vontade Oramos em nome de Jesus. Amém.
No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/