Comprometidos
“Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim agricultor. Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel, e sua oferta; mas não aceitou Caim e sua oferta”. Gênesis 4:2-5

Deus tem um chamado para todos quantos reconheceram seu Filho como Senhor.

Há um chamado geral direcionado para todos os cristãos, e um individual, personalizado para cada crente, o qual está vinculado ao talento recebido de Deus.

Fato é que ninguém foi salvo apenas para se tornar frequentador de Igreja; todos fomos escolhidos para servirmos no Reino do nosso Senhor.

Deus se revelou para Moisés na sarça ardente e logo o comissionou para libertar os israelitas do Egito.

Jesus pediu o barco de Pedro emprestado usando-o para pregar para uma multidão. Na sequência, o proporcionou uma pesca milagrosa a fim de que ele O reconhecesse como Senhor. (Afasta-te de mim, pois sou pecador).

Então, o chamou para ser pescador de homens.

Mais tarde, o Cristo restaura Pedro e o comissiona a apascentar suas ovelhas.

O próprio Jesus se encarnou para cumprir o propósito eterno de Deus: morreu para salvação da humanidade.

Assim, repito: não fomos salvos para ocupar os bancos das Igrejas, mas para servir (trabalhar) no Reino de Deus.

Uma vez que entendemos o chamado do Senhor para as nossas vidas, é nossa responsabilidade desenvolvê-lo com excelência, sob pena de sermos rejeitados a exemplo de Caim. 

Isso envolve, em primeiro lugar, sacrifícios e renúncias.

Caim entregou a Deus suas sobras como oferta. Ele supriu suas necessidades e de sua família e, passado algum tempo, levou ao Senhor suas ofertas.

Abel, por outro lado, devolveu a Deus as primícias, juntamente com a melhor parte das crias de seu rebanho, a parte mais gorda.

Certamente, ele também tinha necessidades a serem supridas, bem como uma família para alimentar, mas escolheu, sacrificialmente, entregar ao Senhor a primeira e a melhor parte de seus frutos.

Precisamos entender que cumprir o nosso chamado custará o nosso conforto, a nossa vontade, os nossos sonhos, planos e a nossa segurança… enfim, nós teremos que nos sacrificarmos se quisermos oferecer o nosso melhor para o Senhor.

Se você não acredita, olhe para Jesus. Ele veio para cumprir o plano que Deus e entregou a vida para isso. Porque conosco seria diferente?

Então, “perdermos” nossos lazeres, nossos finais de semana, nosso tempo em família, nosso descanso, nossos entretenimentos e tantas outras coisas faz parte do nosso sacrifício ao Senhor para que exerçamos a sua obra com excelência.

A Bíblia fala de um escriba que que queria seguir a Jesus. Antes, porém, o Senhor o alerta: “as raposas tem seus covis, e as aves do céu tem ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. (Mateus 8:19).  

Outro, porém, o Senhor chamou: “Segue-me. Ele, contudo, argumentou: Senhor, permita-me ir primeiramente sepultar meu pai”. (Lucas 9:59).

Ou seja, segui-Lo custará o conforto dos nossos lares, a segurança da nossa família, a nossa vida, e se ainda assim, quisermos fazê-lo precisamos estar dispostos a nos sacrificarmos, sob pena de sermos rejeitados.

Não foram apenas as sobras ofertadas por Caim a Deus que foram rejeitadas, ele também o foi. À semelhança, Abel e suas primícias foram recebidas pelo Senhor.

Se nos propusemos a servimos a servir a Cristo, é imprescindível darmos o melhor de nós a fim de que, quando as nossas obras passarem pelo fogo, elas resistam e Deus as aceite, juntamente conosco, entregando-nos os nossos galardões.

Em segundo lugar, precisamos aperfeiçoar os nossos talentos.

Como supramencionado, o nosso chamado está relacionado com o talento que o Senhor concedeu a cada um de nós e é nossa responsabilidade aperfeiçoá-lo.

Assim, se o seu dom é cantar, você precisa fazer aulas de canto, de instrumentos musicais, enfim, se especializar ao máximo para servir a Deus e ao corpo de Cristo com excelência.

Se o seu talento é escrever, você precisa ler mais para melhorar seu vocabulário, suas técnicas, fazer aulas especializadas para entregar o seu melhor ao Senhor.

Se o seu chamado é pregar, você precisa se aprofundar nas Escrituras, aprender doutrinas, bem como cursar teologia para não errar na administração da Igreja do Senhor.

Seja qual for o seu talento; seja qual for a área que Deus te deu para servi-Lo, você precisa se aperfeiçoar para servir com perfeição ao nosso Senhor.

Sobretudo, e em todos os chamados, devemos estudar a Bíblia, nos enchermos dos seus versículos para que tudo quando fizermos esteja conforme a vontade do nosso Pai.

Lembremo-nos: não basta cumprirmos o nosso chamado, o devemos fazer da maneira correta, com excelência e sacrificialmente, sob pena de não sermos recebidos pelo nosso Senhor.

Muitos afirmam que não tem tempo e que não gostam de estudar para aperfeiçoar os talentos recebidos. Mas, nós precisamos abandonar as nossas infantilidades para fazermos o que precisa ser feito; para pagarmos o preço do chamado que Deus nos fez.

Precisamos ser disciplinados, lembrando-nos sempre a QUEM estamos servindo e o MOTIVO pelo qual o estamos, isso nos encherá de forças para resistirmos até o final.

Por fim, se quisermos servir no Reino de Deus e cumprir o chamado Dele para as nossas vidas, precisamos nos comprometer.

A priori, não servimos homens, nem a Igreja, mas ao Senhor e, um dia, prestaremos conta de tudo que fizemos ou não no cumprimento do seu propósito.

Quando “empurramos com a barriga” estamos prejudicando todo corpo de Cristo, por isso, o nosso comprometimento, a nossa responsabilidade, o nosso empenho são fundamentais. Se isso não é possível para nós, melhor abandonarmos a nossa função a atrapalharmos o Reino.

Se decidimos trabalhar na obra de Deus, façamos isso sacrificialmente, ainda que em detrimento próprio, ainda que às custas dos nossos sonhos. Façamos isso em total dedicação, empenho e compromisso ao ponto de, a exemplo do Apóstolo Paulo, confundirmos as nossas vidas aos nossos ministérios:

“Porém, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o Evangelho da graça de Deus”. (Atos 20:24).

Então, naquele Grande Dia receberemos das mãos do próprio Jesus a coroa da justiça que nos está reservada!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo