Caminho no Deserto

Versículo: “O Senhor ia adiante deles. Durante o dia, guiava-os com uma coluna de nuvem e, durante a noite, fornecia luz com uma coluna de fogo. Isso permitia que caminhassem de dia e de noite. E a coluna de nuvem não se afastava do povo durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.” Êxodo 13:21-22

Aplicação: A Bíblia nos revela que Deus, com mãos poderosas, livrou os hebreus das mãos dos egípcios que os tinham escravizados. Foram necessárias dez pragas até que, finalmente, após a morte dos seus primogênitos, eles cederam.

Com a promessa de uma terra “farturenta”, o Senhor conduzia os israelitas no caminho por onde eles deveriam andar.

Durante o dia, uma nuvem ia adiante deles e, durante a noite, uma coluna de fogo se instalava.  Elas não se afastavam do povo de Deus por nenhum momento.

Eles caminharam por quarenta anos no deserto, lugar onde, durante o dia, as temperaturas são extremamente elevadas e o sol escaldante. E as noites são muito frias e escuras. Porém, o Senhor estava com eles, de modo que a nuvem lhes protegia do sol e a coluna de fogo do frio e da escuridão.

Foram quarenta anos nessa situação, mas Deus nunca abandonou seu povo. Pelo contrário, percebemos o seu cuidado, sua proteção e o seu direcionamento durante todo esse tempo.

Da mesma maneira Ele age nas nossas vidas.

Primeiro, Jesus nos liberta com mãos poderosas das garras de satanás que nos escravizava. Vemos o manifestar do seu poder e da sua glória nos milagres e maravilhas que Ele realiza nas nossas vidas.

Contudo, parece que depois somos levados ao deserto, onde somos provados e moldados. Enfrentamos lutas, tribulações, adversidades, dor, sofrimentos e angústias e, parece, termos sido abandonados por Deus.

Mas, Ele nunca nos abandona.

Antes de partir, Jesus prometeu que o seu Espírito estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos, por isso podemos confiar que não estamos sozinhos.

Nos nossos desertos podemos contar com a nuvem de Deus que nos protege do sol escaldante durante os dias quentes. Podemos contar com águas “brotando” nas rochas para saciar a nossa sede. Podemos contar com o maná que cai do céu para o nosso sustento e com as roupas que, por quarenta anos, nos servirão sem envelhecerem.

Nos nossos desertos podemos contar com a Coluna de Fogo para nos aquecer nas noites mais geladas, e nos guardar de ataques de animais selvagens. Podemos contar com as codornizes e com o sustento do Todo Poderoso.

Nos nossos desertos podemos contar com o direcionamento da Nuvem e da Coluna de Fogo que nos levam no Caminho certo da Terra Prometida.

O Deus que sustentou os israelitas no deserto com milagres e maravilhas até que eles chegassem em Canaã é o mesmo que nós servimos e que habita em nós por através do Espírito Santo. Por isso, não temos razões para temer.

Deus permite essas tempestades para provar os nossos corações. Aqueles hebreus foram reprovados, porque apesar de terem sido libertos do Egito, não tiraram seus corações de lá e, por quarenta anos, murmuravam contra o Senhor.

O Senhor permite esses desertos para moldar o nosso caráter, de modo a sermos aperfeiçoados para recebermos as bençãos que Ele tem para nossas vidas.

Assim, no deserto não é lugar de reclamar e muito menos de desistir. Mas, de caminhar, conforme o direcionamento do Espírito Santo que, certamente, nos conduzirá à Terra Prometida.   

Oração: Senhor, obrigada por nos libertar das mãos do diabo e nos conduzir para o teu Caminho. Obrigada por nos dar o teu Espírito que nos direciona e noz conduz à terra prometida (Nova Jerusalém). Obrigada por tanto cuidado e amor para conosco, que não merecemos. O Senhor tem nos sustentado, nos acalentado e nos protegido por todo nosso deserto. Obrigada por tanto. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Um comentário em “Caminho no Deserto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo