Coração Ensinável

Versículo: “Seus discípulos se reuniram ao redor, e Ele (Jesus) começou a ensiná-los.” Mateus 5:2

Aplicação: Ao analisarmos as Escrituras notamos que Jesus, constantemente, estava ensinando… as multidões, os fariseus, os seus discípulos, enfim, todos que se achegavam a Ele.

O versículo de hoje nos leva a refletir, pelo menos, duas coisas: 1 – temos o coração ensinável ou somos orgulhosos pensando que já sabemos tudo? 2- estamos ensinando as verdades do Reino àqueles que se aproximam de nós?

Todos os dias podemos ser ensinados pelo Espírito Santo e pelas pessoas que se aproximam de nós, mas, para isso, precisamos nos livrar do orgulho que, muitas vezes, nos enche.

Após nosso devocional, o Espírito sempre tem uma palavra aos nossos corações… e muitas delas são palavras de ensino, tais como: filho, você não deveria tratar sua esposa/marido assim. Filho, você precisa ter um coração perdoador, porque Eu te perdoei de coisas piores; filho, essa conduta não faz parte da vida de um cristão (…) É Ele quem nos ensina a maneira correta de vivermos.

Todavia, para que O ouçamos e aprendamos com Ele, precisamos fazer como os discípulos de Jesus fizeram. Isto é, precisamos ficar ao redor Dele com um coração disposto a aprender TUDO que Ele quer nos ensinar.

Precisamos nos esvaziarmos dos nossos conceitos preconcebidos, dos nossos princípios e nos apresentarmos a Jesus com coração ensinável a TUDO, em todas as áreas da nossa vida!

Além de aprendermos com o Senhor, podemos aprender também com as pessoas que nos cercam, muitas podem nos ensinar o que fazer, e outras, ao que não fazer.

Nossos pais, por exemplo, são pessoas mais velhas do que nós, com mais experiência de vida, eles podem nos ensinar muita coisa em todos os setores das nossas vidas, especialmente, como evitarmos os sofrimentos que podem ser evitados.

Nossos pastores e líderes podem nos ensinar muito a respeito das Escrituras e das experiências boas e ruins de outros crentes, assim, não precisamos cometer os mesmos erros que, talvez, esses tenham cometido.

Podemos olhar para as pessoas que cercam e nos inspirarmos nelas, aprendermos com elas, como por exemplo: sermos mais generosos, compassivos, amorosos, piedosos, enfim podemos aprender com os nossos irmãos a sermos pessoas melhores.

Muitas pessoas também podem nos ensinar como não devemos agir. Por exemplo, quando as vemos humilhando outrem, mentindo, xingando, fofocando, falando mal dos outros irmãos, dentre outras atitudes que não devemos reproduzir.

Todos têm algo a nos ensinar, o tempo todo. A questão é nós estamos dispostos aprender?

Precisamos nos apresentar a Jesus com um coração ensinável, então seremos verdadeiramente sábios. Do contrário, não aprenderemos nada. Jesus ensinou Pedro e Judas, um aprendeu, o outro não.

E ai, você está disposto a aprender?

Se você reconhece que não tem um coração ensinável e se acha o conhecedor de todas as coisas, peça ao Senhor um coração assim e você será transformado!

Outro ponto que devemos refletir a partir desse versículo é que nós não devemos reter os ensinamentos que temos apenas pra nós mesmos. É nossa obrigação, especialmente no que diz à Palavra de Deus, compartilharmos com os que estão a nossa volta, muitas vezes de boca fechada.

A Bíblia diz que os pais devem ensinar os filhos; que as mulheres mais velhas devem ensinar às mais novas, enfim, seja com palavras, seja por meio das nossas atitudes sempre devemos ensinar às verdades aos que nos cercam.

Oração: Senhor essa noite queremos te pedir, Pai, nos dê um coração ensinável, disposto a aprender, cada dia mais, as Tuas verdades. Queremos nos apresentar diante de Ti com o coração aberto a aprender, cada dia mais a maneira correta de vivermos. Queremos olhar para os nossos irmãos, não com um olhar de julgamento, mas afim de reter tudo de melhor que eles podem nos oferecer.

Pedimos, Pai, para que o Senhor nos liberte de todo orgulho que nos impede de termos um coração ensinável. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo