Cuidado Para Não Cair

Versículo: “Portanto, se vocês pensam que estão em pé, cuidem para que não caiam. As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram.” Coríntios 10:12-13

Aplicação: Nesse capítulo o Apóstolo Paulo está aconselhando os coríntios a aprenderem com os exemplos dos seus antepassados que, na sua grande maioria, não agradaram a Deus e morreram no deserto.

Isso aconteceu porque apesar de vivenciarem inúmeros milagres, eles se envolveram com pecados de toda natureza: idolatria, cobiça, bebedeiras e farras, imoralidade sexual, murmurações, dentre outros.

Então, foram julgados pelo Senhor.

Diante disso, o Apóstolo de Cristo nos revela que nós, que julgamos não estarmos em pecado, precisamos nos cuidar, isto é, vigia, para que também não venhamos a cair, como os irmãos de Corinto, porque da mesma forma que eles foram tentados, nós também o somos.  

A palavra de hoje nos traz lições importantes, e devemos aplica-las nas nossas vidas.

A primeira é que experimentarmos os milagres de Deus nas nossas vidas, não significa que O estamos agrando.

As maravilhas ocorrem porque Ele é fiel à sua Palavra, independente de nós o sermos.

Os israelitas tirados do Egito atravessaram o Mar Vermelho a seco, foram guiados no deserto por uma nuvem que ia adiante deles, comeram todos os dias, por 40 anos, o maná que caia do céu, e beberam água da Rocha.

No entanto, de acordo com as Escrituras, Deus não se agradou da maioria deles, e seus corpos ficaram espalhados pelo deserto. (1 Coríntios 10:4).

É maravilhoso recebermos as bençãos do Senhor nas nossas, porém, melhor do que isso, é ter uma vida que O agrade, independente dos Seus milagres e maravilhas, porque só assim teremos a certeza de que não morreremos no deserto, mas entraremos em Canaã.

A segunda lição é que somos tentados pelo diabo, apesar de andarmos com Deus.

Portanto, nossa função é vigiarmos para não cedermos a elas. É cuidarmos para que não caiamos.

Jesus foi levado ao deserto para ser tentado por satanás, contudo, por meio do jejum, da oração de da Palavra de Deus, Ele resistiu, não cedendo às tentações expostas.

Devemos agir da mesma maneira que o Filho de Deus.

Isto é, diariamente, precisamos nos fortalecer examinando o Livro Santo, orando e jejuando, para que quando elas baterem às nossas portas, consigamos resisti-las.

O Apóstolo Paulo nos ensina que Deus é fiel e não nos permite tentações maiores do que somos capazes de suportar.

Ademais, quando somos tentados, o Senhor sempre nos mostra uma saída para que consigamos resistir, entretanto, ouvir a Sua voz e fazer a escolha correta é responsabilidade nossa.

Desse modo, vigiemos e oremos para que resistamos às tentações e não caiamos no pecado!!

Oração: Senhor, Obrigada por ser um Deus fiel à Sua Palavra, mesmo quando nós não somos fieis a Ti, e cumprir a tua boa vontade sobre as nossas vidas. Apesar de ser maravilhoso viver as suas bençãos e milagres, queremos mais do que isso, queremos te agradar. Queremos, Pai, que fale a nosso respeito como falou de Jó, homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Por isso, pedimos ajuda-nos a viver de forma a te alegrar resistindo às tentações e fugindo do pecado. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo