O Pecado está à Porta

Versículo: “O pecado está à porta, à sua espera, e deseja controlá-lo, mas é você quem deve dominá-lo.” Gênesis 4:7

Aplicação: O versículo de hoje se refere a uma advertência feita pelo próprio Deus a Caim.

Caim foi o primeiro filho de Adão e Eva. Abel foi o segundo.

O primogênito era lavrador e o caçula pecuarista. Diz o Livro Sagrado que, na época dos frutos de seus trabalhos, ambos apresentaram ofertas ao Senhor.

Caim devolveu a Deus parte de colheita, e Abel ofertou as melhores porções dos cordeiros dentre as primeiras do seu rebanho.

O Criador aceitou as primícias de Abel, no entanto, rejeitou a oferta de Caim, o que o enfureceu e o transtornou.

Conhecedor dos nossos corações, Deus questionou Caim acerca de sua fúria e o advertiu com o versículo supramencionado (O pecado está à porta, à sua espera, e deseja controlá-lo, mas é você quem deve dominá-lo).

A sequência do texto nos informa que o alerta do Senhor “entrou por um ouvido de Caim, e saiu pelo outro”, porque, logo em seguida, ele armou emboscada para o seu irmão e o matou. Estava consumado o primeiro fratricídio da humanidade.

A admoestação que o próprio Deus fez a Caim não é a única relatada nas Escrituras, e isso deve nos colocar em estado de alerta.

Jesus aconselha seus discípulos (e a nós) a vigiarmos e a orarmos para que não caiamos em tentação, porque a carne é fraca.

Pedro recomenda estarmos alertas e vigilantes, porque o diabo, nosso inimigo, anda ao nosso redor, rugindo como leão, procurando a quem possa devorar.

O Apóstolo complementa: RESISTAM-LHE.

O pecado nos cerca. Ele está sempre diante de nós, inclusive nas coisas mais pequenas; e se apresenta como uma boa alternativa. Seu desejo é controlar cada uma das nossas escolhas e tomar conta das nossas vidas até nos destruir!

Ele rodeava Caim, quando este não devolveu a Deus a melhor parte de sua colheita. Depois, o pecado o dominou, levando-o a assassinar seu próprio irmão.  

O pecado nos cerca conduzindo-nos a proferir “pequenas mentiras”. Quando nos damos conta, nos tornamos pessoas mentirosas e inconfiáveis…

O que eu quero dizer é que as pessoas (pelo menos a maioria) começam praticando “pequenos” pecados, os quais passam a controlar suas vidas, determinando suas más escolhas, até destruí-las completamente. Esse é o plano do diabo.

Cientes de que as iniquidades nos contornam, cabe a cada um de nós dominá-las e só conseguimos fazer isso com auxílio do Espírito Santo.

É Ele quem nos convence que determinada atitude é pecaminosa. É Ele quem nos dá força para vencermos às tentações. É Ele quem acende o alerta vermelho dentro de nós, que fixa os limites e nos faz parar.

Na força do nosso braço, seremos como Caim. Com a ajuda do Espírito Santo, porém, somos capacitados a viver em santidade e longe do pecado.

Oração: Senhor, hoje queremos pedir a sua ajuda para andarmos em santidade. Sabemos que o pecado está por toda parte. Ele nos cerca, todos o cometem e o incentivam no mundo em que vivemos. Porém, sabemos que não somos desse mundo e devemos viver separados dele para o Senhor. Por isso, te pedimos encha-nos com o Teu Espírito, para que possamos viver em santidade, agradando a Ti. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo