Vigias do Rei

Versículo: “Agora, filho do homem, eu o coloquei como vigia do povo de Israel. Portanto, ouça o que eu digo e advirta-os em meu nome.” Ezequiel 33:7

Aplicação: Vigia é alguém que observa com atenção, que fiscaliza, que toma conta.

Naquela época, com as constantes guerras, havia vigias alertas nos muros das cidades. Quando eles viam os inimigos davam sinal de alarme para avisar o povo, quem não tomasse providência seria culpado da própria morte, pois havia sido advertido.

Todavia, se o vigia visse o inimigo e não alertasse o povo, ele seria o responsável pelas mortes ocorridas.

No versículo de hoje, o Senhor estabeleceu Ezequiel como vigia de Israel. Isto é, o profeta deveria declarar as palavras que recebera de Deus ao povo:

Se eu anunciar que alguns perversos certamente morrerão e você não lhes alertar para que mudem suas condutas, eles morrerão em seus pecados, mas considerarei você responsável pela morte deles. Se, contudo, você os advertir e eles não lhe derem ouvidos, morrerão em seus pecados, mas você salvará a vida. Ezequiel 33:8-9

Hoje, o papel de vigia é da Igreja. Nós devemos alertar o povo que:
  1. Jesus pagou o preço dos nossos pecados, morrendo (porque o salário do pecado é a morte) na cruz para que pudéssemos viver (eternamente na presença de Deus);
  2. Contudo, Ele não permaneceu morto; ao terceiro dia ressuscitou e;
  3. Em breve voltará para buscar os que são seus, ou seja, todos que foram lavados e remidos por Seu sangue.
  4. Portanto, todos precisamos nos ARREPENDERMOS e nos SANTIFICARMOS, do contrário, não veremos ao Senhor.

Caso admoestarmos o povo e eles não nos derem ouvidos, morrerão em seus delitos e pecados, todavia nós viveremos, porque nosso papel é pregar e não convencer, função do Espírito Santo.

Se, no entanto, não advertirmos as multidões, elas, de qualquer forma, morrerão em suas iniquidades, e nós seremos responsáveis por cada morte.  

Oração: Senhor, hoje pudemos entender um pouco da responsabilidade que temos como igreja do Senhor que somos. Por isso, te pedimos, capacita-nos para sermos os melhores vigias do Senhor, aptos a falarmos aos nossos familiares, amigos e vizinhos que estás voltando para buscar os seus e que aqueles não lavarem suas vestes no seu sangue, certamente, serão condenados. Ajuda-nos, Pai, porque não queremos ser responsáveis pela morte de ninguém. Mas, pelo contrário, nossa vontade é, cada dia, resgatar mais um vigia para o Senhor, fazendo, com isso, seu Reino avançar. Oramos e te agradecemos em nome de Jesus.  Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo