Escolhidos para Frutificar

Estudo 26/2021

Por, Pastor Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: João 15:1-27
INTRODUÇÃO

O Evangelho de João narra que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído e pouco antes de ser preso, deixou vários ensinamentos aos seus discípulos, como parte final do treinamento ao ministério apostólico.

Era chegada a hora de passar a responsabilidade da evangelização do mundo aos seus discípulos, pois Jesus estava concluindo o seu ministério terreno e dentro de poucos dias estaria voltando aos céus.

Dentre esses ensinos, Jesus falou que eles foram escolhidos para frutificar.

No capítulo 15 Jesus se identifica como sendo a Videira Verdadeira. Esta é a última das sete declarações de “EU SOU” proferidas por Jesus, neste Evangelho.

O símbolo da videira sempre esteve relacionado a Israel do Antigo Testamento, povo da aliança com Deus, todavia, a nação escolhida havia falhado em sua missão. No entanto, em contraste com Israel, Jesus como a Videira Verdadeira realizava de maneira perfeita a obra esperada por Deus.

Em Isaias 5.1-7, o profeta apresenta um cântico descrevendo que o Senhor dos Exércitos havia plantado uma vinha (Israel), mas ela havia apenas produzido uvas bravas.

Quando Jesus fala que o Pai é o lavrador, nos remete ao texto de Isaias 5.1-7, demonstrando que agora a Videira Verdadeira (Jesus), através de seus ramos (discípulos), irá produzir muito fruto para Deus.

A alegoria contada pelo Mestre possui muitas lições e neste estudo iremos discorrer sobre algumas delas.

O VITICULTOR PREPARA A VINHA PARA PRODUZIR

Vs. 2 – “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto ele limpa, para que produza mais fruto ainda.”

Deus está trabalhando para que haja a maior produção de frutos. Como viticultor ele corta os ramos infrutíferos e limpa os ramos frutíferos.

Ramos infrutíferos são ramos secos ou sem vida que precisam serem removidos. Isso parece indicar que se refere a falsos cristãos ou cristãos apenas nominais, os quais embora estejam ligados a igreja de alguma forma, nunca se converteram genuinamente. Quanto a esses, o lavrador divido corta e lança no fogo.

O viticultor substituiu Israel em razão da sua esterilidade espiritual e com toda a certeza não irá tolerar que isso aconteça também conosco.

Os ramos frutíferos são limpos para que possam produzir ainda mais. Essa limpeza ou poda nos fala da retirada de folhas secas, determinados galhos, frutos mirrados, etc, deixando espaço para que o fruto possa crescer. Isso nos fala que Deus muitas vezes, realiza um doloroso processo de remover de nossas vidas coisas que atrapalham a nossa vida espiritual e cristã, como por exemplo, interesses ou atividades impróprias, além do pecado.  

A PRODUÇÃO DE MUITO FRUTO GLORIFICA A DEUS

Vs. 8 – “Nisto é glorificado o meu Pai: que vocês deem muito fruto; e assim mostrarão que são meus discípulos.”

Jesus fala de três tipos de ramos: a) o que produz fruto; b) o que produz mais fruto ainda; c) o que produz muito fruto.

Muito embora produzir fruto seja o propósito da existência do ramo, Deus espera que os ramos não apenas produzam fruto, mas que produzam muito fruto e quando isso acontece Deus é glorificado.

Esse ensino é muito importante, pois sabemos que Deus está trabalhando em nossas vidas, nos limpando de todos os tipos de embaraços para que possamos ter uma vida muito frutífera.

No versículo 16, Jesus ensina que “não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu os escolhi e os designei para que vão e deem fruto, e o fruto de vocês permaneça…”

Essas palavras ditas por Jesus confrontam o pensamento de muitos cristãos que creem que foram eles que escolheram a Jesus. Jesus diz: não foram vocês que me escolheram.

Por outro lado, como é confortador saber que Jesus nos escolheu, individualmente, para um grande propósito: estar ligado a Ele e assim, produzir frutos para Deus.

Fica a grande questão: quanto fruto estamos produzindo? Deus está sendo glorificado através das nossas vidas?

Nunca podemos deixar de lado essa grande missão que temos aqui na terra, ou seja, de frutificar através do nosso viver diário, glorificando a Deus.

Jesus disse que a prova de que somos seus discípulos está no ato de produzir muito fruto (João 15.8).

CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA FRUTIFICAR ESTÁ NA PERMANÊNCIA EM JESUS

Vs. 4“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim.”

Jesus deixa claro a necessidade de dependência do cristão para com Ele, a videira. Não se concebe um ramo desligado da videira e produzindo fruto. Todo ramo quando é desligado da videira, logo irá secar e morrer.

A videira é fonte de seiva e de vida para o ramo. Da mesma maneira, Cristo é a nossa fonte espiritual e permanecer ligado a Ele nos garante a possibilidade de uma vida cristã frutífera.

Permanecer em Cristo está condicionado ao nosso relacionamento com Ele através da fé, da oração, da obediência a Palavra de Deus, do amor a Deus, da santidade, buscando assim viver no centro de sua vontade.

Quando buscamos um relacionamento com Jesus, Ele também vem se manifestar em nós, através do Espírito Santo.

Amar a Cristo é o ato de obedecer a sua Palavra. Quando amamos a Cristo, temos a promessa que o Pai também nos amará e a presença divina estará em nossas vidas (João 14.23).

Jesus disse que se permanecermos nele e as suas palavras permanecerem em nós, pediremos o que quisermos e nos será feito (vs. 7). Isso é maravilhoso, você não acha?

Dessa maneira, quanto mais buscamos um relacionamento com Jesus, maior será o nível de respostas as nossas orações.

Jesus também disse que sem Ele nada poderemos fazer (vs. 5). Isso significa que sem uma vida comprometida com Jesus não poderemos produzir frutos que glorifiquem a Deus.

Portanto, uma vida em total dependência a Jesus é o segredo para a produção de muitos frutos.

QUAL O SIGNIFICADO DE FRUTO?

Deus criou as plantas frutíferas para que produzam saborosos frutos. Assim, espera-se que a goiabeira produza goiabas, a laranjeira produza laranjas, a videira produza uvas e assim por diante.

Deus também criou plantas que não produzem frutos comestíveis, mas produzem frutos no sentido de fornecer suas flores, sua resina, sua madeira, etc.

Os animais se tornam frutíferos quando geram suas crias ou fornecem a lã, o leite, etc. 

Fruto, então, é o resultado do que uma coisa ou alguém produz.

Os discípulos de Jesus produzem frutos através do amor a Deus e ao seu próximo.

No versículo 12 estão registradas as seguintes palavras de Jesus: “o meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”

No versículo 17 a ordem é repetida: “isso vos mando: que vos ameis uns aos outros.”

­O amor a Deus e ao próximo nos leva a evangelizar o pecador, a socorrer ao aflito, a estender a mão ao que está caído, a aconselhar o que necessita de um direcionamento, a alimentar o faminto, a curar o enfermo, a chorar com os que choram, enfim, amar incondicionalmente como Jesus nos ensinou. Isso é produzir frutos.

Uma pessoa comprometida com o Senhor, cheia do Espírito de Deus, sempre estará influenciando o meio no qual vive através de sua vida e assim estará frutificando e glorificando a Deus.

A atuação do Espírito Santo na vida do cristão, busca transformar o seu caráter, para que o fruto do Espírito Santo seja manifestado através de seu viver, conforme o relato em Gálatas 5.22-23.

Uma pessoa que tem a sua vida no altar de Deus sempre estará produzindo frutos e isso exalta e glorifica o nome de Deus.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. – O conhecimento de que Deus limpa o ramo frutífero e corta o ramo infrutífero, traz a você segurança ou medo?
  2. – Na sua opinião, você tem produzido muito fruto ou apenas frutos?
  3. – Os cristãos na atualidade estão preocupados em aprofundar o relacionamento com Jesus? Como poderíamos melhorar?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo