Lave Suas Vestes

Versículo: “Então o Senhor disse a Moisés: Desça e consagre o povo hoje e amanhã. Providencie que eles lavem suas roupas e estejam prontos no terceiro dia, pois nesse dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai à vista de todos”. Êxodo 19:10

Aplicação: Dois meses depois de terem sido libertos poderosamente pelo Senhor da escravidão a qual estavam submetidos no Egito, os hebreus chegaram no deserto do Sinai.

Lá, por meio de Moisés, Deus marca um encontro com seu povo: “virei até você numa densa nuvem para que o povo me ouça quando eu falar (…)”.

Para tanto, eles precisavam se preparar: tinham que lavar as suas vestes e se consagrarem ao Senhor, que lhes apareceria no terceiro dia.

Além disso, Moisés lhes pediu que, até o encontro, eles não mantivessem relações sexuais.

Toda essa preparação exigida pelo próprio Deus antes de se encontrar com seu povo nos ensina que Ele nos exige temor, respeito e reverência diante da Sua presença.

Ou seja, nós não podemos chegar diante do Senhor de qualquer forma. É necessário que lavemos nossas roupas e nos consagremos em primeiro lugar.

Lavar as vestes significa que precisamos nos purificarmos para estarmos diante do Deus Santo.

Identificamos essa mesma expressão no livro de Apocalipse 22:14: “Bem aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais”.

Hebreus 12:14 revela que “sem santidade ninguém verá o Senhor”.

Dessa forma, é necessário sermos purificados, santificados pelo Senhor, para, então, adentrarmos no Santo dos Santos (na presença de Deus).

Esse processo é impossível ao homem sozinho, porque a nossa natureza é inclinada para o mal, desde a nossa infância. Porém, com o auxílio do Espírito de Deus, podemos nos tornar santos.

Para que isso aconteça precisamos do sangue de Jesus sobre as nossas vidas. Ou seja, é necessário que olhemos para o sacrifício de Cristo na cruz do calvário e creiamos que Ele foi o nosso substituto, morreu em nosso lugar.

Quando nos apossamos da obra vicária e expiatória de Jesus, seu sangue é derramado sobre as nossas vidas, então nos tornamos santos. Nossas vestes são limpas. Deus nos olha através do sangue do seu Filho, então passamos a ser justificados.     

Depois, esse processo de santificação deve continuar, por meio do nosso constante arrependimento e separação do mundo.

Consagrarmo-nos diz respeito a nos dedicarmos a Deus em tudo que fizermos.

O Apóstolo Paulo nos ensina que tudo que fizermos devemos fazer para a glória de Deus: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10:31).

Sejamos, então, esses cristãos que, diariamente, lavam suas vestes no sangue do Cordeiro e se consagram ao Senhor, apresentando-se diante Dele de mãos limpas e coração puro!

Oração: Senhor, hoje queremos lavar nossas vestimentas no sangue do teu precioso Filho, a fim de que possamos entrar no Santo dos Santos. Para tanto, declaramos que cremos na obra vicária e expiatória de Jesus na cruz. Cremos que sem Ele, estaríamos condenados à perdição eterna, porém, por intermédio do seu sangue, podemos adentrar na sua presença e te chamar de Pai. Obrigada por tamanho sacrifício, Jesus. Oramos também para que nos ajude, com o teu Espírito, a, diariamente, nos santificarmos e nos consagrarmos a ti. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo