Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida

Estudo 25/2021,

Por, Thaisa Fernandes

Texto para Leitura: João 13:33-35 e 14:31
Introdução

Após revelar o discípulo traidor, Jesus prediz sua “partida” e consola seus discípulos prometendo-lhes que não os deixaria sós, mas os enviaria outro Consolador que ficaria com eles (e conosco também), até a consumação dos séculos.

O estudo de hoje nos enche de esperança, porque podemos crer que apesar das dificuldades e lutas que vivemos nos nossos dias não estamos sós, o Espírito Santo de Deus está em nós, auxiliando-nos e consolando-nos em todos os momentos.

Ademais, podemos crer que, em breve, Ele voltará para nos buscar, então, viveremos para sempre ao Seu lado.

Jesus anuncia sua “partida”

Jesus é o próprio Deus que se fez homem e habitou entre nós. Ele veio, em obediência ao Pai, para cumprir um propósito: dar-nos vida (eterna), através da sua morte.

No desempeno do seu ministério, Jesus escolheu homens, falhos como nós, para ser seus discípulos, os quais Ele ensinou, cuidou e amou.

Quando estava próximo de encerrar sua carreira, o Filho de Deus passou a anunciar a seus amigos sua “partida” a um lugar onde, por hora, eles não Lhe poderiam acompanhar – meus filhos, estarei com vocês apenas mais um pouco (…) para onde vou vocês não podem ir agora, mas me seguirão mais tarde.

Aquela notícia deixou os seguidores de Jesus muito tristes, aflitos e com medo, afinal eles haviam deixado tudo por causa do Mestre e agora não poderiam mais acompanha-Lo.

Pedro revela sua indignação questionando a Jesus: como não posso ir para onde vai, se estou disposto até a morrer por sua causa?!!

Apesar do relacionamento íntimo que aqueles homens tinham com Jesus e de terem crido Nele, eles não haviam entendido as Boas Novas.

Eles acreditavam que Jesus havia sido enviado por Deus para salvar os judeus do domínio de Roma, libertando-os. Para os discípulos do Messias, o Reino que Ele anunciava era literal e para aquele tempo.

Por esse mesmo motivo os fariseus não acreditaram Nele. Como um Rei poderia ser pobre, humilde e viver com pecadores?

As Escrituras revelam que os discípulos de Jesus só entenderam tudo que Ele lhes havia anunciado e ensinado, depois da Sua morte e ressurreição.

Somos privilegiados por entendermos a obra redentora de Cristo e crermos Nela, porque só assim somos salvos, livres da condenação e do poder das trevas. Porque só assim entendemos que Seu reino não é desse mundo que, em breve passará. Porque só assim podemos compreender que logo O reencontraremos na casa do Pai.  

Jesus consola seus discípulos

“Para onde vou vocês não podem ir agora, mas me seguirão mais tarde”.

“Não deixem que seu coração fique aflito. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa do meu Pai tem muitas moradas. Se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar lugar para vocês e, quando tudo estiver pronto, virei busca-los, para que estejam sempre comigo, onde eu estiver.”

Percebendo a aflição e tristeza de seus discípulos, Jesus os consola:

Primeiro, prometendo-lhes que aquela separação seria breve e, logo, todos estariam novamente reunidos na casa do Pai.

Na cruz, ao dar sua vida por seus discípulos, por mim e por você, o Filho de Deus cumpriu a promessa feita: tornando possível o nosso reencontro com Ele.

Segundo, Jesus assegurou-lhes que, mesmo partindo, eles não ficariam sós, pois o Pai lhes enviaria outro Consolador, o Espírito da Verdade, que nunca os deixaria, que estaria com eles até a consumação dos séculos.

Vemos esse compromisso ser honrado em Atos 2, no dia de Pentecostes, quando a Igreja que estava reunida foi cheia do Espírito Santo, que passou a habitar em cada um que crê na morte e ressurreição de Jesus.

Essas promessas feitas pelo Filho de Deus nos alcançam, elas são para as nossas vidas também.

Podemos viver nesse mundo confiantes que não somos daqui, somos estrangeiros que, em breve, voltarão para seus lares, onde Jesus já preparou a cada um de nós um lugar; e que não estamos sós.

O Espírito do Senhor nos habita para nos consolar, ensinar, encorajar, repreender, auxiliar e para nos conduzir no Caminho que nos leva a Deus.

Jesus ensina o Caminho para que seus discípulos vão até Ele

“Não sabemos para onde o Senhor vai, disse Tomé, como podemos conhecer o caminho?

Jesus disse: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode vir ao Pai, senão por mim.”

Adão e Eva foram criados a imagem e semelhança de Deus, colocados em um jardim (tipologia do céu), onde, na viração do dia, eles se encontravam, pessoalmente, com o Senhor.

Nesse tempo, eles podiam comer livremente da árvore da vida (tipologia de Jesus), mas estavam proibidos de ingerirem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

As Escrituras nos ensinam que nossos pais desobedeceram a lei do Senhor e pecaram contra Ele.

Inúmeras consequências recaíram sobre a terra e toda a humanidade, por conta daquele pecado e uma delas foi a nossa separação de Deus.

O nosso pecado abriu um abismo entre nós e o nosso Senhor, de modo que não podíamos mais nos relacionar com Ele.

Todavia, por intermédio de Cristo Jesus uma ponte foi “instalada” possibilitando a retomada daquele relacionamento rompido.

Dessa forma, o ÚNICO CAMINHO capaz de nos levar a Deus é JESUS, porque foi Ele quem nos justificou diante do Criador e nos redimiu dos nossos pecados.

Isto é, antes, quando Deus olhava para cada um de nós, só enxergava os nossos pecados.

Depois da morte vicária (substitutiva) de Jesus por nós na cruz, Ele nos vê através do sangue do seu Filho. Portanto, agora, somos justos.  

O mundo ensina que todos os caminhos nos levam a Deus. Porém, essa afirmação não é bíblica.

JESUS é o único Caminho que nos leva ao Senhor, porque foi Ele quem pagou o preço pelos nossos pecados na cruz, fazendo-se intermediário (ponte) entre nós e o nosso Senhor.

Jesus promete voltar para buscar seus discípulos

“Vou preparar lugar para vocês e, quando tudo estiver pronto, virei buscá-los, para que estejam sempre comigo, onde eu estiver”.

Desde que nos criou, a vontade de Deus sempre foi relacionar-se conosco, por isso Jesus prometeu buscar seus discípulos, quando tudo estivesse pronto.

Quando o Filho de Deus pronunciou aquelas palavras faltava muita coisa para que tudo ficasse pronto.

Entretanto, de acordo com as Escrituras, agora, não falta mais nada… a qualquer momento Jesus pode voltar para nos buscar, então, viveremos eternamente em sua presença e nada mais poderá nos separar.

A grande questão é: estamos preparados? Com as nossas lamparinas acesas e óleo de reserva a espera do nosso noivo?

Jesus prova seu amor

Jesus provou seu amor por nós fazendo-se maldito numa cruz; morrendo em nosso lugar, para que nós pudéssemos viver.

Ele nos ensina que nós podemos provar nosso amor por Ele amando-nos uns aos outros, como Ele nos amou. Ou seja, até a morte, se preciso for.

Conclusão

A notícia de que Jesus, em breve, voltará para buscar sua discípulos a fim de passarem a eternidade juntos, deve gerar esperança e temor aos nossos corações.

Esperança porque podemos crer que todo sofrimento dessa vida irá passar e gozaremos da eternidade ao lado do nosso Pai.

Temor porque precisamos andar em amor e santidade, sem a qual ninguém verá a Deus, para que aquelas promessas se cumpram nas nossas vidas.

Vamos Pensar um Pouco

Você é consolado pelas promessas de Jesus?

Se Jesus vier buscar seus discípulos hoje, você será levado com Ele?

Você tem demonstrado o amor de Cristo como Ele nos ensinou?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo